Perseguidos Por Causa da
Justiça
10 - Bem-aventurados os que são
perseguidos pôr causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
PERSEGUIDOS - O mundo ama o pecado e aborrece a justiça, e
foi essa a causa de sua hostilidade para com Jesus. Todos quantos recusam Seu
infinito amor, acharão o cristianismo um elemento perturbador. A luz de Cristo
espanca as trevas que lhes cobrem os pecados, patenteando-se a necessidade de
reforma. Ao passo que os que se submetem à influência do Espírito Santo começam
lutar consigo mesmos, os que se apegam ao pecado combatem contra a verdade e
seus representantes[1].
Aqui Cristo se refere em primeiro lugar à perseguição sofrida no
processo de abandonar o mundo e voltar-se a Deus. Desde a entrada do pecado,
existiu inimizade entre Cristo e Satanás, entre o reino dos céus e o
reino deste mundo, e entre os que servem a Deus e os que servem a Satanás Gênesis
3: 15; Apocalipse 12:
DELES É O REINO DOS CÉUS - No verso 3 se faz a mesma
promessa aos que sentem sua necessidade espiritual. Se sofremos, também reinaremos
com ele. II Timóteo 2: 12; Daniel 7: 18 e 27. Quem mais sofre por
Cristo são os que melhor podem apreciar quanto sofreu ele por eles. É
apropriado que na primeira bem-aventurança e na última esteja a segurança de
que essas pessoas serão súditos do reino. Os que cumprem com as oito
condições aqui enumeradas para ser cidadãos, são dignos de um lugar no reino[3].
A BEM-AVENTURANÇA DE SOFRER POR CRISTO
Uma das qualidades importantes de Jesus era sua honra e transparência.
Nunca deixou dúvida alguma a alguém que pretendesse segui-lo. Estava seguro que
não viera para conceder uma vida fácil, mas fazer pessoas grandes.
Nos custa alcançar o que sofreram os cristãos primitivos. Todos sofreram
intensamente.
1. Ser cristão afetaria seu trabalho. Suponhamos que um cristão
primitivo era pedreiro. Parece ser uma função inofensiva. Suponhamos que sua
empresa tenha um contrato para construir um templo de um dos deuses pagãos. Que
faria este homem? Suponhamos que o cristão fosse um alfaiate, e que fosse
encarregado de tecer vestimentas para os sacerdotes pagãos. Que faria este
homem? Nesta situação em que os primeiros cristãos se encontravam, existiam
poucos trabalhos em que não houvesse conflito entre os interesses comerciais e
sua lealdade a Jesus Cristo.
A igreja colocaria em dúvida a obrigação da pessoa.Mais de cem anos
depois disto, um homem foi a Tertuliano com o mesmo problema. Falou de suas
dificuldades comerciais. Acabou dizendo: que posso fazer? Tenho que viver! Está
seguro? Disse Tertuliano. Se tivesse que escolher entre a lealdade e a vida, um
verdadeiro cristão não colocaria em dúvida escolher a lealdade.
2. Seu cristianismo quedaria sem dúvida para a vida social. No mundo
antigo, a maior parte das festas eram celebradas no templo de algum deus. Eram
raros os sacrifícios que se queimavam completamente o animal no altar. Muitas
vezes eram queimadas pequenas partes do animal como um sacrifício simbólico. Os
sacerdotes recebiam como oferendas de seu ofício parte da carne, e outra parte
devolviam ao adorador. Com sua parte fazia uma festa para seus parentes e
amigos. Um dos deuses mais populares era Serapis. Quando a festa era celebrada
em seu Templo, os convites diziam assim: Convido-te
a cear comigo, na mesa de nosso senhor Serapis.
Poderia um cristão participar de uma oferta oferecida em um templo
pagão? Até as comidas corriqueiras eram oferecidas como libação, e um copo de
vinho era derramado em honra aos deuses. Era como o nosso dar graças pelo
alimento. Poderia um cristão participar de um gesto pagão como este? Novamente
vemos que a resposta cristã era clara. Um cristão tinha que se afastar de seus amigos antes de prestar sua
aprovação a tais coisas com sua presença. Tinha que estar disposto a ser um
cristão fiel.
3. O pior de tudo: Ser cristão poderia trazer terríveis problemas para
sua família. Sucedia que muitas vezes o membro da família era cristão e os
demais não. Uma mulher poderia ser cristã e seu marido não. O mesmo poderia ser
com um filho ou filha. Imediatamente surgia uma divisão na família. Muitas
vezes as portas da casa eram fechadas para sempre para os que se tornavam
cristãos.
O cristianismo não trazia muitas vezes paz mas espada que dividia as
famílias. Era literalmente certo que uma pessoa tinha que amar a Cristo mais
que seu pai, mãe, esposa, irmão ou irmã. O cristianismo era escolhido por
pessoas que tornavam Jesus o mais
querido em suas vidas.
Os castigos sofridos pelos cristãos eram terríveis além de toda
descrição. A história nos relata de cristãos que foram jogados na arena e
devorados por leões, queimados em patíbulos; porém estas eram mortes
consideradas piedosas. Nero envolvia os cristãos com betume e colocava fogo
para usar como tochas vivas
Havia algumas razões:
1.
Se haviam
disseminado algumas calúnias contra os cristãos.
1.1 Acusava-se os cristãos de canibalismo. As
palavras da Última Ceia: Este é meu corpo; Este corpo é o novo
concerto é meu sangue. Havia calúnias em que os cristãos sacrificavam
crianças para comê-las.
1.2Acusava-se os cristãos de práticas imorais,
e se dizia que participavam de orgias indecentes. A reunião semanal dos
cristãos se chamava Ágape, a Festa do amor, e esse nome se interpretava
maliciosamente. Os cristãos se saudavam com o beijo da paz, e isto foi usado
para construir acusações caluniosas.
1.3Os cristãos eram acusados de ser
incendiários. É verdade que falavam que o fim do mundo estava próximo, e
revestiam sua mensagem com quadros apocalípticos do mundo em chamas. Seus
caluniadores tomavam estas palavras e as interpretavam como ameaças de
terrorismo político e revolucionário.
1.4Os cristãos eram acusados de desfazerem
laços familiares. De fato, por causa do cristianismo foram ocasionadas divisões
em famílias. Causava divisões entre marido e mulher e desarticulava o lar.
Haviam calúnias inventadas por gente má.
2. Porém o maior campo de perseguição era de fato, o político. Pensemos
na situação. O império romano abarcava quase todo o mundo conhecido, desde as
ilhas britânicas até o Eufrates, desde a Alemanha até o Norte da África. Como
podia manter todos estes povos unidos? Que princípio unificador poderia
encontrar Em um princípio se encontrou o culto a deusa de Roma, o espírito de
Roma. Este era o culto que os povos das províncias davam de boa vontade, porque
lhes havia trazido paz e um bom governo, ordem e justiça. Limparam suas
rodovias de bandidos, os piratas dos mares, os déspotas e tiranos foram
despojados da imparcial justiça romana. As pessoas das províncias estavam
dispostas a oferecer sacrifícios ao espírito do império que havia feito tanto
por ela.
Porém o culto de Roma foi transferido
para outro objeto. Havia um homem que era a personificação do império romano,
em que se podia dizer que Roma se encarnava, e esse homem era o imperador, e
assim não demorou para que fosse considerado um deus, e se iniciaram as honras
divinas e a se levantar templos a sua divindade. Não partiu de Roma o início
deste culto, de fato, fez todo possível para desanimá-lo.
Porém, com o passar dos anos, o
governo romano viu no culto ao imperador a única prática que podia unificar o
vasto império romano, assim haveria um centro em que poderia reunir todos seus
habitantes. Assim é que acabou não só em aceitar mas impor o culto ao
imperador. Uma vez ao ano, todas as pessoas tinham que presentear e queimar incenso
a divindade de Cesar e dizer:
Está claro que o culto a Cesar era uma
forma de lealdade política mais que nenhuma outra coisa. De fato, quando um
homem havia queimado uma pira de incenso e repetido a fórmula recebia um
certificado, um libellus de que havia
feito, e logo poderia oferecer um culto a qualquer outro deus, sempre que não
fosse contra a decência e a ordem pública. Os cristãos se negavam a
submeter-se. Ao enfrentarem o dilema Jesus/Cesar não vacilavam em se definirem
como cristãos. Negavam-se a qualquer outra proposta. Na verdade por melhor que
fosse o cidadão, ou de excelente convívio se tornava imediatamente um fora da
lei. No antigo império romano não era tolerado qualquer desavença, e isto era o
que as autoridades romanas consideravam ser as congregações cristãs. Um poeta
disse: Ao agoniado e encurralado rebanho
cujo crime era Cristo.
O único crime que os cristãos haviam
colocado era terem Cristo em primeiro lugar acima de Cesar, e por sua suprema
lealdade morreram milhares de cristãos e foram torturados devido sua opção de
declarem a Jesus como o supremo em suas vidas[4].
A Última Bênção
Bem-aventurados os
perseguidos por causa da justiça, porque deles e o reino dos Céus. Mateus
5: 10.
Com
o verso
10, chegamos à última bem-aventurança. A promessa dessa bem-aventurança e idêntica a da primeira: deles
é o reino do Céu. Mateus 5: 3 e 10.
Assim,
Jesus começou e terminou com a mesma promessa. A promessa da primeira bem-aventurança e da última formam um
pacote verbal bastante abrangente, com Mateus 5: 11 e 12 provendo um comentário
sobre o verso 10.
Nesse
pacote, Jesus colocou alguns dos mais importantes conselhos de Seu ministério. Nele, Ele descreveu a essência do
caráter de cada cristão.
O
fato de que Jesus apoiou esse importante segmento de Seus ensinos com a menção do reino de Deus, é altamente
significativo. O centro,
tanto da Sua mensagem Mateus 4: 17 como da mensagem de
A
importância do Sermão do Monte, é que ele apresenta os princípios
do reino de Jesus no início do Seu ministério. E esses princípios, são extremamente diferentes dos princípios do mundo, e
até mesmo dos princípios do mundo religioso dos dias de Jesus e dos nossos.
Os
judeus esperavam um reino de poder e glória, mas Jesus disse que antes
daquele reino chegar, Seus seguidores viveriam em um reino de humildade de espírito, lamento pelo pecado, mansidão,
fome e sede de justiça, misericórdia, pureza, promoção da
paz, e perseguição.
Para colocar em termos
simples, o reino de Jesus não era o que os judeus esperavam.
Aquele reino virá em sua plenitude por ocasião da segunda vinda de Cristo. No
reino de poder e glória, os caminhos do mundo e do mundo religioso
não terão lugar. Muito pelo contrário, seus caminhos serão de mansidão, paz, misericórdia e assim por
diante.
Para
mim, isso significa que a época presente é o tempo de começar a viver os princípios do Céu. Meu caráter não será
transformado por ocasião do
segundo advento. Continuarei sendo o que tenho sido. Agora é o tempo de permitir que Deus mude meu coração e
minha vida para que eu possa estar preparado para a
plenitude do reino[5].
Jesus
Nunca nos Prometeu um Mar de Rosas
Se o mundo os odeia, tenham
em mente que antes odiou a Mim. Se vocês pertencessem ao
mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês
não são do mundo, mas Eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.
João 15: 18 e 19.
O cristianismo, conforme Jesus apresentou, não é
como um piquenique pacífico. Entre todos os
importantes educadores do mundo, talvez Ele seja o mais honesto. Vez após
outra, Jesus salientava o fato de que
Seus seguidores seriam perseguidos porque eram semelhantes a Ele, porque
andariam de acordo com princípios totalmente opostos aos da cultura em
geral.
O
cristianismo tem resultado em perseguição em todas as áreas da vida cristã: no trabalho, por causa das questões de
observância do sábado; na família, por causa das responsabilidades e
prioridades; e na vida social, por causa de
novos estilos de vida.
A
realidade é que o verdadeiro cristianismo muda as pessoas. Ele as
deixa fora de sintonia com a cultura humana normal isto é, pecaminosa. E o resultado é perseguição.
E
essa perseguição nem sempre tem sido suave. O imperador Nero,
por exemplo, cobriu os cristãos de piche e os incendiou, para que servissem de
tochas vivas para iluminar seu jardim. Ele também os costurou dentro de peles frescas de animais e colocou
os próprios cães de caça atrás deles
para os atacarem e estraçalharem. Outros cristãos foram costurados dentro de
peles frescas de animais e colocados ao sol para secar e morrer,
enquanto as peles se encolhiam e lentamente os sufocavam e esmagavam seu corpo indefeso. Ainda outros tiveram partes do seu corpo decepadas e assadas diante de seus
olhos, ou receberam uma chuva de chumbo derretido fervendo.
A
lista de atrocidades seria infinda. O próprio Jesus não ficou isento.
Ele morreu a terrível e humilhante morte de cruz.
A perseguição e
discriminação ainda não estão no fim. A Bíblia nos
diz que elas continuarão até o fim dos tempos. Tais coisas, porém, não quebrantam o espírito dos seguidores de Cristo,
porque eles sabem que este mundo não é seu lar. Eles sabem que aqueles que são
perseguidos por causa da justiça herdarão o reino de Deus[6].
Perseguidos,
Por Quê?
Todos quantos querem viver
piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. II Timóteo 3:
12.
Todos os tipos de pessoas que alegam ser cristãs
são perseguidas. Será que a perseguição delas significa que são cristãs?
A
resposta bíblica a essa pergunta é um categórico não! Jesus não
disse: Bem-aventurados aqueles que são perseguidos, mas Bem-aventurados os que são
perseguidos por causa da justiça.
Existe
uma grande diferença entre essas duas idéias. Tenho um amigo que pertence a certo grupo religioso que acredita
que a perseguição que sofrem é
sinal de que suas doutrinas e estilo de vida estão corretos.
A essa altura,
precisamos ler nossa Bíblia atentamente. Ela não diz: Bem-aventurados os que são perseguidos por serem censuráveis ou difíceis.
Nem tampouco promete bênçãos aos que são perseguidos, por serem tolos ou
insensatos na maneira de darem seu testemunho.
Encaremos
a realidade. Algumas pessoas testemunham de maneira que verdadeiramente ofende as pessoas sensíveis e até
ao bom senso [negam-se a salvar uma vida através de uma transfusão de sangue,
negam-se a prestar Serviço Militar, etc.]. . Nesse caso, é noção ridícula de
testemunhar que provoca sua perseguição. Essa perseguição pode ter
pouco ou nada a ver com o que Jesus está dizendo.
O
mesmo pode ser dito acerca daqueles que são extremamente zelosos
ou fanáticos. O fanatismo e o extremismo nunca são elogiados no Novo
Testamento.
A
passagem final das bem-aventuranças é bastante específica. Ela diz: Bem-aventurados os que são perseguidos por
causa da justiça. Mateus 5: 10. Eles são considerados
abençoados porque vivem de acordo com os princípios
de Jesus, os princípios das bem-aventuranças. Como resultado, são encontrados fora de sintonia com a cultura
geral e até mesmo com grupos religiosos que assimilam os princípios da
cultura geral.
Conforme
indica nosso texto, a perseguição sobrevirá, de uma forma ou outra, a toda pessoa que procura viver
piedosamente
As Pessoas Boas e os
Cristãos
Ai de vos, quando todos vos
louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas. Lucas 6: 26.
Muitos
de nós achamos este texto complicado. Não
deveriam os cristãos ser os melhores cidadãos, os vizinhos mais amigáveis e os
colegas de trabalho mais prestativos? Por que Jesus pronuncia um ai em vez de uma bênção sobre aqueles a quem todos louvam?
Precisamos
nos lembrar de que bem-aventurados não são aqueles que
são perseguidos por serem bons ou por serem nobres ou altruístas. Esses traços são geralmente apreciados pela cultura
pagã. Como D. Martin Lloyd-Jones
coloca: Você provavelmente não será perseguido por ser bom... Ou nobre. O mundo... Geralmente louva, admira e ama os
bons e os nobres.
Lloyd-Jones
continua sugerindo que os bons e os nobres raramente
são perseguidos, porque até os pagãos acham que essas pessoas são exatamente como eles mesmos. Não são os bons que
são perseguidos, mas os justos, aqueles que estão vivendo a vida de
Jesus como é apresentada nas
Bem-aventuranças. A verdadeira justiça cristã faz com que a mera bondade
e nobreza humanas tenham aparência egocêntrica e esfarrapada.
Uma
coisa e ser bom; e outra bem diferente é ser humilde e manso. Uma coisa é ter
orgulho de nossas nobres realizações; mas outra bem
diferente é ser humilde de espírito e ter fome e sede da justiça e bondade que
unicamente Deus pode suprir.
Precisamos
aceitar o fato. As Bem-aventuranças definem a linha de batalha entre os princípios do reino de Satanás e os
do reino de Cristo. E cada
conversão aos princípios de Cristo, é um ato no drama do
grande conflito entre as forças do bem e do mal.
No livro O Maior
Discurso de Cristo à pagina 29 lemos: Quem manifestar,
na conduta, o amor de Cristo e a beleza da santidade, subtrai a Satanás os seus súditos, e por isso o
príncipe das trevas contra ele se
levanta. Opróbrio e perseguições atingirão a todos os que estão cheios
do Espírito de Cristo. Precisamos avaliar bem a nossa situação quando todos nos louvam[8].
Os Perseguidos Recebem o
Reino
Aos Seus seguidores Jesus não dá nenhuma
esperança de glória ou riquezas terrestres ou de uma vida livre de tentações,
mas mostra-lhes o privilégio de trilhar com o Senhor o caminho da abnegação e
suportar calúnias do mundo que não os conhece.
A Ele que viera para salvar o mundo perdido,
opuseram-se unidas as forças do inimigo de Deus e dos homens. Em cruel
conspiração levantaram-se os homens e anjos maus contra o Príncipe da paz.
Embora cada palavra e ação testificassem da compaixão divina, Sua falta de
semelhança com o mundo provocava a mais amarga inimizade. Porque não
consentisse em nenhuma inclinação má da natureza humana, despertou a mais feroz
oposição e inimizade. Assim acontece a todos quantos desejam viver piamente
Logo que os homens
procuram viver
O Senhor não prometeu estarem Seus servos livres de perseguição,
assegura-lhes coisa muito melhor. Diz Ele: A tua força será como os teus dias.
Deuteronômio 33:
Em todos os tempos, Satanás perseguiu, torturou e matou os filhos de
Deus; mas, morrendo eles, tornaram-se vencedores. Testemunharam em sua
perseverante fidelidade que Alguém mais poderoso que o inimigo, estava com
eles. Satanás podia torturar-lhes o corpo e matá-los, mas não tocar na vida
que, com Cristo, estava escondida em Deus. Encerrou-os nas masmorras, mas não
pôde prender-lhes o espírito. Os prisioneiros, através da escuridão do cárcere,
podiam olhar para a glória e dizer: Porque para mim tenho por certo que as
aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há
de ser revelada. Romanos 8: 18. Porque a nossa leve e momentânea tribulação
produz para nós um peso eterno de glória mui excelente. II Corintios 4: 17.
Pelo sofrimento e perseguição, a glória o caráter de Deus será manifestada
Visto tomar parte nos sofrimentos de Cristo, o sofredor participará também de Sua glória. Em visão, contemplou o
profeta a vitória do povo de Deus. Diz ele: E vi um como mar de vidro
misturado com fogo e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem,
e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro e
tinham as harpas de Deus. E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o
cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as Tuas obras, Senhor,
Deus Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei dos
santos! Apocalipse 15: 2 e 3. Estes são os que vieram de grande
tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por
isso estão diante do trono de Deus e O servem de dia e de noite no Seu templo;
e Aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a Sua sombra.
Apocalipse 7: 14 e 15[9].
11
- Bem
aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem
todo o mal contra vós pôr causa de mim.
INJURIAREM - Grego: oneidízô, injuriar,
caluniar, xingar. Os versos 11 e 12 não constituem outra
bem-aventurança. Trata-se singelamente de uma explicação das formas em que pode
manifestar-se a perseguição.
Comentário Lucas 6: 22.
Apartai-vos. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, quando vos
rejeitarem, insultarem e proscreverem vosso nome como infame por causa do Filho
do Homem. Possivelmente seja uma referência à exclusão da sinagoga
CAUSA DE MIM - Os cristãos sofrem pelo nome que levam, o de
Cristo. Em todas as épocas, e nos tempos da igreja primitiva, os que
verdadeiramente amam a seu Senhor se têm regozijado por ter sido considerados dignos
de padecer afronta por causa do Nome Atos 5: 41; I Pedro 2:
A BEM-AVENTURANÇA DO
CAMINHO ENSANGUENTADO
Quando vemos quando surgiu a
perseguição, estamos em condição de ver a verdadeira glória do caminho dos
mártires. Parece-nos estranho falar de bem-aventurança aos perseguidos, mas
para os que têm olhos para enxergarem além do presente imediato e uma mente
capaz de compreender a grandeza das questões implicadas, tem a consciência da
glória de um caminho ensangüentado.
1. Sofrer perseguição era uma
oportunidade de demonstrar fidelidade a Jesus Cristo. Um dos mártires mais
famosos foi Policarpo, ancião bispo de Esmirna. O populacho o arrastou ao
tribunal do magistrado romano, e foi feito a ele a seguinte proposta: Oferecer
sacrifício a César ou morrer. Oitenta e
seis anos, foi sua resposta imortal tenho
servido a Cristo e ele jamais me fez algum mal, Como vou blasfemar contra o meu
rei, que me salvou? Assim o levaram ao patíbulo onde fez sua derradeira
oração: Oh Senhor Deus Todo Poderoso, Pai
de Teu amado e mui bendito Filho, por meio de quem temos recebido o teu
conhecimento... Dou-te graças por teres me considerado digno de tua graça neste
dia e hora. Havia uma oportunidade suprema de demonstrar sua lealdade a
Cristo.
Na primeira guerra mundial, o poeta
Rupert Brooke foi um dos que morreram muito jovem. Antes de partir para o
combate, ele escreveu:
Glória
seja dada a Deus que nos deu esta honra.
Muitos de nós pode ser que nesta vida
não fizemos nada que possamos considerar um verdadeiro sacrifício por Jesus
Cristo. O momento em que parece provável que o cristianismo nos custe algo é o
momento quando temos a possibilidade de mostrar lealdade a Jesus Cristo de uma
maneira que os outros possam ver.
O ter que sofrer perseguições, como disse Jesus,
é percorrer o mesmo caminho que percorreram os profetas, os santos e os
mártires. Sofrer como justo é observado por Deus. A pessoa que sofre por algo
justo pode levantar sua cabeça e dizer:
Irmãos
vamos marchando pelo caminho que abriram os santos.
2. Ter que sofrer perseguição é
participar de uma grande ocasião. Sempre resulta ser emocionante estar presente
em grandes ocasiões e estar presente quando algo memorável e crucial está tendo
lugar. Porém há uma emoção ainda maior quando tomamos parte, ainda que pequena
no acontecimento. Este era o sentimento acerca do qual escreveu Willian
Shakespeare numa passagem envolvendo Henrique V, nas palavras que colocou na
boca do rei antes da batalha de Agincourt.
E
que eu viva este dia e que chegue até a minha velhice, festejarei este dia até
a véspera,e direi: porque dirá: Amanhã é dia de São Crispin. Mostrarei
arregaçando as mangas todas as minhas cicatrizes. Estas feridas obtive em São
Crispim...
Cavaleiros ingleses que agora estão na cama são malditos e
aqui não estiveram, que sejam sempre menores porque não lutaram conosco no dia
de São Crispim.
Quando
somos chamados a sofrer algo pelo Evangelho este é sempre um momento crucial. O
grande conflito é sempre entre o mundo e Cristo, é um momento do drama da
eternidade. Ter um papel em tal cena não é um castigo, mas uma glória.
Alegremos neste momento, disse Jesus, e estai contentes. A palavra para estar
contentes é o verbo grego agal. liasthai
que procede das palavras que quer dizer
dar um salto extraordinário. É um gozo como que saltar de alegria. Como se
diz acertadamente, o gozo do escalador de montanhas quando alcança o pico de
uma montanha e salta de alegria.
3. Sofrer perseguição é pôr-se em
condição mais fácil do que se vem por trás. Hoje desfrutamos da bênção da
liberdade graças a pessoas que estiveram dispostas a pagar com sangue suor e
lágrimas. Estamos numa condição privilegiada devido o testemunho e martírio que
outros passaram.
Na construção do grande pântano de
Houver na América houve homens que perderam a vida naquele projeto de
construção. Quando se completaram as obras, se puseram os nomes dos que haviam
morrido no empreendimento na lápide que foi colocada num muro do pântano com
esta inscrição: Estes morreram para que o
deserto se regozijasse e florescesse como a rosa.
O que peleja na batalha por Cristo
sempre fará coisas mais fáceis para os que vem depois. Para eles haverá um
obstáculo menor para superar o caminho.
4. O cristão nunca sofre perseguição
sozinho. Se um cristão sofre perdas materiais, fala dos amigos como calúnias,
solidão até a morte por amor a seus princípios... Não se encontrará só. Cristo
estará mais perto do que em nenhuma outra situação da vida.
A antiga história do livro de Daniel
nos conta que foram lançados na fornalha sete vezes mais quente, e Sadraque,
Mesaque e Abedenego não cederam em sua lealdade a Deus. Os conselheiros
observaram. Não foram lançados três homens na fornalha? Perguntou o rei e exclamou:
Pois vejo quatro desatados, andando no meio do fogo e não acontece nada, e o
aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses. Daniel 3:
Como
disse Browning em As Boas novas da
ressurreição. Colocando estas palavras na boca de um mártir cristão nas catacumbas:
Nasci débil não tendo
nada, um pobre escravo, na miséria não podia guardar o ciúme de César aos
filhos de Deus que haviam recebido a graça por tão grande preço. Portanto com
as feras do circo me enfrentei duas vezes, e outras três suas leis cruéis sobre
meus filhos foram impostas. Finalmente liberdade obtive, ainda que tentassem me
queimar vivo. Então uma mão desceu e sacou minha alma das chamas e conduziu-me
a presença de Cristo e sua glória. Meu irmão Sergio escreveu na parede este
testemunho, e quanto a mim nunca esquecerei.
Quando
um cristão tem que sofrer algo por sua fé, é então quando nos encontramos na
mais íntima companhia possível de Cristo.
Só nos resta fazer uma pergunta: Por que
esta perseguição é inevitável? Isso ocorre quando a Igreja não tem mais o
remédio para ser a consciência da nação e da sociedade. A Igreja deve louvar o
bem e igualmente condenar o mal, e fazer o possível para ativar a consciência.
Não deve o cristão descobrir faltas, criticar e condenar demonstrando ódio em
suas palavras.
Não é provável que a morte nos aguarde
por demonstrarmos nossa lealdade a Cristo. Espera-se a prática do amor e do
perdão cristão. Pode ser que no trabalho ou afazeres soframos perseguições por
sermos cristãos no trabalho diário. Cristo segue aceitando suas testemunhas
necessitam de pessoas que estejam dispostas, não só a morrer por Ele, mas
também viver por Ele. A contenda cristã e a glória cristã segue existindo como
antes[12].
Galeria de Honra dos
Perseguidos
Bem-aventurados
sois quando, por Minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo,
disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso
galardão nos Céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de
vós. Mateus 5: 11 e 12.
Esses dois versos não formam uma nova
bem-aventurança. São, porém, complemento e comentário sobre a oitava
bem-aventurança. Como tal, há várias coisas que devemos observar nos versos
11 e 12.
A primeira delas é que através do curso
da história, os profetas de Deus têm sido perseguidos. Na verdade, no Antigo
Testamento eram os falsos profetas, e não os verdadeiros, que eram geralmente
bem aceitos pelo povo, pelas autoridades políticas e freqüentemente pelos
líderes religiosos também. Isso acontecia porque eles traziam mensagens suaves
e agradáveis. Como Deus disse a Ezequiel:
Eles andam enganando Meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz. Ezequiel
13: 10.
As pessoas preferem ouvir coisas suaves
do que o chamado de Deus para o arrependimento e reforma. Foi esse chamado
direto que trouxe rejeição e perseguição aos mensageiros de Deus através dos
tempos.
A galeria de honra dos perseguidos está
repleta de nomes de pessoas que seguiram a Deus através dos séculos. Abel foi
perseguido por Caim porque ofereceu uma oferta mais agradável.
Noé foi ridicularizado como sendo fanático e alarmista. Davi foi perseguido por
Saul, e Elias por Acabe. Daniel passou algum tempo na cova dos leões, e Paulo
foi perseguido em todos os seus empreendimentos pelas pessoas de fora e até dentro
da igreja.
O status quo não gosta de ser
desafiado pela verdade divina quando ela é realmente a verdade de Deus. Aqueles
que são rejeitados por causa de Cristo têm uma herança sem paralelo. Precisamos
estar sempre alerta quando todos nos louvam. Lucas 6: 26. Não foi coisa
tão boa no caso dos profetas de Deus. Nem foi bom para o mais importante dentro
o povo de Deus, Jesus. Ele morreu na cruz por causa daquilo que ensinou e
viveu.
Pai, ajuda-nos hoje a nos revestirmos
de coragem, considerando a história do teu povo quando os problemas
atravessarem nosso caminho. Ajuda-nos a viver nos Teus princípios, a despeito
das dificuldades[13].
Saltos de Alegria
Bem-aventurados
vocês, quando os homens o odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome
de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem. Regozijem-se nesse dia e
saltem de alegria, porque grande é a recompensa de vocês no Céu. Lucas 6:22 e
23.
Isso é espetacular! Quem quer saltar de alegria por ser odiado,
expulso, insultado e rejeitado? Acho que esse é, dos mandamentos de Jesus, o
mais difícil de colocar em prática.
Minha primeira reação quando insultado
é insultar de volta, quando rejeitado, rejeitar. Isso é humano, mas os modos de
Cristo são divinos e Ele alega existir uma benção em tudo isso.
Poucos dias atrás, tive oportunidade de
saltar de alegria por ser maltratado. Minha família e eu construíamos uma linda
fogueira para um piquenique no sábado à noite, dentro do buraco próprio para
fogueiras no Smoky Mountain National Park. Mas, depois do fogo estar queimando
bem, com lindas chamas, o guarda-florestal me disse que teria que sair dali
porque aquele buraco ainda não estava aberto ao público.
Eu havia usado aquele poço várias vezes
antes, no início do verão, sem nenhum problema. Mas dessa vez fui expulso. Meus primeiros pensamentos não
foram agradáveis. Mas conservei minha boca fechada e me mudei para uma área de
piquenique uns dez quilômetros abaixo.
Ali conseguimos fazer um delicioso cachorro-quente vegetariano na brasa,
tivemos um alegre serviço de cânticos e alguns momentos de meditações
inspiradores.
Por volta das 10:00 da noite estávamos
prontos para retornar ao nosso alojamento. Naquele momento, um carro chegou
perto da nossa fogueira. Seus ocupantes nos informaram de que acabara a
gasolina do seu carro. Estavam felizes por nos encontrar, pois o posto mais
próximo ficava a uns
Logo descobrimos que nossos novos
conhecidos eram dois teologandos de um Colégio Adventista. Foi um privilégio
ajudá-los e fazer novos amigos. Sem sabermos o que estava acontecendo, Deus nos
havia colocado no lugar certo, na hora certa. Todos saltamos de alegria ao
considerarmos Seu providencial cuidado, embora tivéssemos sido, no início,
tratados injustamente[14].
Cristãos se Preocupam
com Recompensas?
Já
agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará
naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
II Timóteo 4: 8.
Algumas pessoas parecem pensar que os
cristãos não devem se preocupar com a recompensa final. Isso quer dizer que
eles deveriam viver acima do pensamento da promessa eterna ou do temor do
inferno. O verdadeiro cristão, conforme
pensam vive a vida cristã pelo simples prazer de ser cristão.
Bem, parece haver um pouco de verdade
nessa linha de pensamento. Afinal, ninguém será salvo por temer o inferno. Nem
tampouco as pessoas estarão no reino eterno de Deus meramente porque o
consideram a melhor coisa que existe. Além disso, as pessoas não recebem uma
benção intrínseca simplesmente porque a vida cristã é melhor do que as outras
alternativas.
Essas verdades, porém, não constituem a
verdade total. A Bíblia não deixa dúvidas ao falar acerca de recompensas e
castigos por ocasião do segundo advento. Mateus 5: 12, com suas palavras a
respeito da grande recompensa no Céu para os fiéis, é simplesmente um dos
muitos textos sobre o assunto. Tiago fala acerca da coroa
da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam. Tiago 1: 12. E Paulo
não deixou dúvidas na passagem de hoje de que ele aguardava o recebimento de
sua coroa
da justiça por ocasião da volta de Cristo.
Deus ama Seus filhos. Ele deseja
abençoá-los mais abundantemente do que eles podem imaginar. Parte de Sua bênção
é a recompensa futura na Terra renovada.
Esse pensamento nos transporta de Mateus
ao Apocalipse:
Eis
que venho sem demora, lemos no último capítulo do Apocalipse, e
comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas
obras, Apocalipse 22: 12.
Conquanto nossa motivação principal não
seja a esperança de recompensa e o temor do castigo, precisamos ir além da
idéia não-bíblica de que esses não devem ser os motivadores. Deus quer que
desejemos as melhores coisas. É seu desejo que almejemos o Céu ao peregrinarmos
neste mundo, que não é o ideal[15].
Outro Vislumbre do Céu
Pois
eis que Eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas
passadas, jamais haverá memória delas. Isaías 65:17.
Antes de sairmos do assunto das
Bem-aventuranças e da idéia da recompensa divina para os crentes fiéis, devemos
considerar mais um vislumbre do Céu. Afinal, as oito bem-aventuranças são
apoiadas pela promessa de que a recompensa dos seguidores de Jesus será o reino
do Céu.
Quando Jesus falava sobre o Céu, Seus
ouvintes tinham em mente as promessas do Antigo Testamento. E, nesse
testamento, um dos livros mais explícitos nesse assunto é Isaías.
Consideremos
rapidamente a recompensa do Céu, através do raciocínio de Isaías.
Uma das minhas passagens favoritas
acerca do Céu, no livro de Isaías, é aquela que nos diz que o
lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto com o cabrito; o
bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os
guiará... Não se fará mal nem dano algum
Uma segunda passagem está em Isaías 35:
Veja, o seu Deus... Vai salvar você! Quando Ele vier, vai abrir os olhos dos
cegos e destapar os ouvidos dos surdos. Os aleijados pularão e caminharão
perfeitamente, e os mudos cantarão! Fontes brotarão na terra seca e os rios
correrão no deserto!
Estes, que foram comprados pelo Senhor,
passarão por esse caminho, indo para Sião e de lá voltando com canções de
alegria. Para eles nunca mais haverá dor ou tristeza, porque eles receberam a
alegria perfeita. Versos
Que promessas! Que bênçãos! Essas são
promessas que Deus desejava conceder a Israel. Mas, sendo que Israel rejeitou a
Jesus, elas são agora promessas para a igreja. São promessas para cada um de
nós.
Senhor, eu desejo estar lá. Aguardo
ansioso a oportunidade de viver na plenitude do Teu reino, um reino onde as
doenças da presente era terão se tornado história[16].
Diante do Ideal de Deus
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de
quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida. Salmo 27: 1.
Nossos pensamentos se concentraram em Mateus
5:
Sem todas as oito características, não
estamos vivendo vida cristã. O ideal de Deus para cada um de nós é que vivamos
as bem-aventuranças todos os dias, através do poder do Espírito Santo. Elas são
os princípios do Seu reino aqui na Terra e na Terra por vir. Elas definem o
caráter cristão.
Mas você pode estar pensando: Minha vida não
é tudo que devia ser; diariamente falho diante do ideal de Deus.
Você tem razão! Você e eu falhamos. Isaías,
em sua visão de Deus, clamou: Ai de mim! Quando nos deparamos face
a face com Deus e Seus princípios, nos sentimos perdidos. Isaias 6: 5.
As boas novas são que Jesus conhece nossas
falhas e provê uma solução para o nosso dilema no Sermão do Monte.
Primeiramente, o reconhecimento de nossa
fraqueza de caráter está no centro das Bem-aventuranças. Esse reconhecimento é
que nos torna humildes de espírito, nos leva a chorar pelos nossos erros, nos
ajuda a troca arrogância espiritual pela mansidão e nos conduz a Jesus, ao
sentirmos fome e sede de justiça.
A segunda e terceira provisões de Jesus para
nossas faltas na vida cristã são encontradas na Sua importante oração. Ele nos
aconselha a orarmos para que Deus perdoe as nossas dívidas e livre-nos do
mal. A primeira dessas recomendações tem a ver com a graça perdoadora
de Deus; a segunda, em parte, tem a ver com a graça habilitadora.
Exaltado seja Deus por ter feito provisões para
nossas fraquezas. Louvado seja Jesus pelos ideais que nos ajudam a reconhecer
quando falhamos e que nos conduzem a Ele para obter perdão e forças[17].
SALMO 27
INTRODUÇÃO
Davi escreveu este Salmo quando fugia e tinha que buscar refúgio nas rochas e nas
covas do deserto[18].
O salmista manifesta sua confiança em Deus em meio aos perigos. É chamado do Salmo
restaurador.
Este cântico de Davi revela a natureza
da fé viva. Tal fé é confiante e segura em Deus versos
Primeiro Davi expressa a sua confiança
inabalável no Senhor ao ele encontrar um inimigo dominante que o ameaça de
morte versos 1 e 2. Ele continua professando a sua certeza completa
de vitória verso 3. Ele conhece o seu Deus e está determinado a ficar na
Presença divina.
Não obstante, o Salmo 27 é um exemplo
dramático de como a fé confiante intercambia com a fé lutadora no crente. Este
intercâmbio pode ser observado ao Davi falar no princípio sobre o Senhor, versos
O Salmo 27 originou-se em uma situação
na qual Davi foi acusado falsamente, e perseguido, expulso do tabernáculo da
Presença de Deus. Nesta situação a base do pleito de Davi na qual ele permanece
para mover Deus a responder as suas orações. Ele testemunha com convicção[20].
EXEGESE: JUNTO A DEUS
NÃO HÁ TEMOR
FÉ VITORIOSA
1
- Iahweh é minha luz e minha salvação: de
quem terei medo? Iahweh é a fortaleza de minha vida: frente a quem temerei?
IAHWEH
É MINHA LUZ - Iahweh é a luz que ilumina as trevas que rodeiam e ilumina
seu caminho. Esta expressão, é freqüente no NT João 1:
Estas palavras são organizadas no
estilo poético de um paralelismo complementar, que poderosamente reforça as
boas novas de que o Deus de Israel é um Deus salvador. Para Davi, Deus não é
uma idéia abstrata ou uma especulação filosófica. O Senhor já provou ser um
Redentor na vida de Davi. Nesta base Davi confia implicitamente Nele para o
futuro.
Sempre que Deus agiu
Contra este fundo as palavras de Jesus
assumem novo significado: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não
andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8: 12. Cristo é para os
Seus seguidores a coluna de fogo, o sol da justiça, a brilhante Estrela da
Manhã. Malaquias 4: 2; Apocalipse 22: 16.
Cristo demonstrou o Seu poder salvador
pelo milagre de abrir os olhos ao cego
SALVAÇÃO
- Literalmente Chifres, chifre de minha salvação. O Chifre era símbolo de força
Deuteronômio
33: 17[23].
Salmo
18: 2; O salmista observa que não somente recebe a salvação de Deus,
mas que Deus é a própria salvação Salmo 62: 2, 6[24].
DE
QUEM TEREI MEDO - Nem de outros deuses, porque são falsos, nem de demônios,
nem de seres humanos Romanos 8: 31[25].
FORTALEZA
- Lugar seguro. Salmo 28: 8. Segundo João Calvino, o triplo escudo que Davi
tinha para defender-se era: Luz, Salvação, Fortaleza. O Salmo inicia com uma
expressão de absoluta falta de temor, e que desaparece pela confiança que o
salmista tem em Deus[26].
A
QUEM TEMEREI - Davi experimentou a Deus como o forte refúgio de sua vida. Ele explicou isto mais completamente no Salmo
18, onde ele chamou a Deus a
minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador, verso 2. Ele cria que
sua vida era protegida pela Presença de Deus, mesmo quando estava longe do
santuário do Senhor. Deus o protegeria contra todos os acusadores que estavam
fora a devorá-lo como animais predadores. A sua esperança em Deus é incansável:
2
- Quando os malfeitores avançam contra
mim para devorar a minha carne, são eles, meus adversários e meus inimigos, que
tropeçam e caem.
DEVORAR MINHA CARNE - O salmista compara muitas vezes seus inimigos
com animais ferozes Salmo 22: 13, 16, 21[27].
TROPEÇAM
E CAEM - Fracassaram
Ele não tem nenhuma dúvida de que Deus
confundirá o seu enredo assassino por uma desordem surpreendente nas fileiras
inimigas de forma que eles repentinamente
tropeçariam e cairiam. Davi sobreviveu a uma conspiração perigosa contra o seu
trono, conduzido por Absalão, ele viu
a mão de Deus na história: Tu quebras os dentes dos ímpios. Salmo 3: 7. Davi recusou desesperar
da estabilidade do seu trono. Ele confiou implicitamente na promessa de que
Deus cuidaria da teocracia davídica para sempre II Samuel 7:
Aqueles que devoram a minha carne são
de fato os caluniadores do nome de Davi. Ele chama os seus inimigos falsas testemunhas que respiram violência
verso
A
fé de Davi em Deus só se tornou mais forte na adversidade[29].
3
- Ainda que um exército se acampe contra
mim, meu coração não tremerá; ainda que uma guerra estoure contra mim, mesmo
assim estarei confiante.
ESTAREI CONFIANTE - Davi expressa ferventemente a confiança que
tem
Pode-se jamais expressar maior
confiança
Você vem contra mim com espada, com lança e com
dardos, mas eu vou contra você
Antes que Golias pudesse atirar sua lança, uma
pedra da funda de Davi atingiu o filisteu na fronte de modo que ele caiu com o
rosto no chão. Deus recompensou plenamente a esperança e confiança de Davi
Nele. O Salmo 27 pretende nos ensinar que Deus recompensará nossa fé
quando tivermos que enfrentar nosso dia de angústia, contra o anticristo na
batalha do Armagedom. Apocalipse 16:
Com o Salmo 27 em seu coração e nos seus
lábios, quem pode ser derrotado? Um desejo
de estar seguro, não é o bastante. Davi buscou o Senhor para encontrar
segurança e conhecer a vitória[32].
4
- Uma coisa peço a Iahweh e a procuro: é
habitar na casa de Iahweh todos os dias de minha vida, para gozar a doçura de
Iahweh e meditar no seu templo.
UMA COISA - Davi expressa com palavras formosas seu
anseio de participar sempre no serviço de Deus e ser hóspede perpétuo do
Anfitrião celestial Salmos 15, 23 e 65[33].
PEÇO
- Notável é a determinação e decisão da fé de Davi: Uma coisa pedi! A paixão
consumidora de sua vida era buscar a Deus para participar Sua comunhão e
encontrar a certeza final[34].
MORAR - Significa adorar a Deus no Seu
Templo. Davi crê que Deus é belo ou gracioso
DOÇURA
- Hebraico: no'am, bondade, graça[35].
Ele quis contemplar a beleza do Senhor. Levar em sua alma a graciosidade ou bondade do Senhor, e buscar
conselho de Deus para sua vida. Esta é a essência da adoração e do discipulado[36].
MEDITAR
EM SEU TEMPLO - O templo cristão ilumina nossas mentes, desaparecem nossas
dúvidas, se confortam nossos corações com a verdade divina.
De que modo Davi buscou e encontrou a
Deus e recebeu uma resposta a suas petições? Não do modo como os crentes pagãos
estão buscando a Deus. Tais pessoas olham a alguma imagem ou estátua de um deus
nos seus templos. Podem-se visitar hoje templos hindus ou santuários budistas e
podem-se contemplar as antigas esculturas e faces de seus deuses. O israelita
não tinha nenhum quadro do seu Deus. O segundo mandamento proibia estritamente
qualquer imagem de escultura ou semelhança de Deus. Israel tinha a santa Arca
do Senhor. O crente hebreu tinha um quadro mental do caráter e da vontade do
Senhor quando trazia o seu cordeiro sacrifical e via os serviços no Templo. Os
sacerdotes levitas ensinavam o significado de todos os rituais simbólicos. Davi
inquiriu para conhecer a vontade de Deus e Seus propósitos eternos[37].
A Beleza da Bondade
Divina
Acham-se ao alcance de todos exaltadas
faculdades. Sob a supervisão de Deus, o homem pode ter um espírito isento de
corrupção, santificado, elevado, enobrecido. Pela graça de Cristo, a mente
humana é habilitada a amar e glorificar a Deus, o Criador.
O Senhor Jesus veio ao nosso mundo a fim de
retratar o Pai... Cristo era a expressa imagem da pessoa de Seu Pai; e veio ao
mundo restaurar no homem a imagem moral de Deus, a fim de que o homem, embora
caído, pudesse, pela obediência aos mandamentos de Deus, ter estampada em si a
imagem e o caráter divinos - ser adornado com a beleza da amabilidade divina. E
dos que são assim transformados no caráter, diz-se: Agora, aspiram a uma pátria
superior, isto é, celestial. Hebreus 11: 16[38].
Deus quer que as crianças sejam belas, não com
adornos artificiais, mas com a beleza do caráter, os encantos da bondade e da
afeição, o que lhes guarnecerá o coração com a alegria e a felicidade[39].
Deve-se ensinar às moças que o verdadeiro
encanto da feminilidade não consiste apenas na beleza da forma ou do aspecto,
ou na posse de realizações; mas no espírito manso e quieto, na paciência,
generosidade, bondade, e na prontidão para fazer algo pelos outros e sofrer por
eles. Devem ser ensinadas a trabalhar, a estudar para algum propósito, a viver
por algum objetivo, a confiar em Deus e a Temê-lo, e a respeitar aos pais.
Assim, ao avançarem em anos, tornar-se-ão mais puras, mais confiantes em si e
amadas. Será impossível desprezar tal mulher. Ela escapará às tentações e
provas que têm sido a ruína de tantos[40].
Cristo foi enviado como nosso modelo, e não
mostraremos que possuímos todo o Seu amor e bondade e... Atrativos? E o amor de
Jesus Cristo tomará posse de nosso caráter e de nossa vida, e nossa conversa
será santa e se fixará nas coisas celestiais[41].
5
- Pois ele me oculta na sua cabana no dia
da infelicidade; ele me esconde no segredo de sua tenda, e me eleva sobre uma
rocha.
DIA DA INFELICIDADE - O dia
da adversidade de Davi se referia especificamente ao dia em que seus
inimigos apresentaram suas falsas acusações diante dos juízes do Templo. Mas
Davi está confiante de que Deus o vindicará no seu tabernáculo me esconderá. Deus oferece para a alma
arrependida asilo no Seu Templo, proteção dos falsos acusadores. Davi,
portanto, se empenha
TENDA
- Hebraico: sok, um refúgio. Usado
para referir-se a cova ou gruta de um leão, Salmo 10: 9; Jeremias 25: 38;
portanto, um lugar oculto. No Salmo 76:
SEGREDO
- Na parte mais íntima da morada. A voz hebraica
que se traduz em segredo, é o
substantivo do verbo esconder: um esconderijo[44].
Quando Davi lutou contra os Filisteus,
ele perguntou repetidamente ao Senhor, Devo
atacar os filisteus? Tu os entregarás em minhas mãos? II
Samuel 5: 19. Deus então lhe deu
conselho explícito de como proceder II
Samuel 5: 23 e 24. Assim Davi era o governante teocêntrico de Israel[45].
Ele Será Para Nós um
Santuário
Há para o cristão sincero e fiel, regozijo e
consolação que o mundo não conhece. Isso lhe é um mistério. A esperança do
cristão acha-se repleta de imortalidade e plena de glória. Ela penetra para
além do véu, e é uma âncora para a alma, âncora há um tempo segura e firme. E
quando sobrevier aos ímpios a tempestade da ira de Deus, esta esperança não
lhes falhará, a eles cristãos, porém hão de estar no oculto de Seu pavilhão[46].
Acham-se diante de nós tempos difíceis; os
juízos de Deus estão a cair sobre o mundo. As nações da Terra deverão tremer.
Haverá provas e dificuldades por toda à parte; o coração dos homens desfalecerá
de temor. E que faremos nós naquele dia? Ainda que a Terra cambaleie como um
bêbado, e seja removida como a choça, se fizemos de Deus a nossa confiança, Ele
nos livrará. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente
descansará. Salmo 91: 1. Pois
disseste: O Senhor é o meu refúgio.
Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá... Porque aos Seus
anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.
Salmo 91:
Cristo vê a terminação do conflito. A batalha
torna-se cada vez mais difícil. Em breve há de vir Aquele a quem pertence o
direito, e tomará posse de todas as coisas terrenas. Toda a confusão existente
em nosso mundo, toda a violência e crime, são cumprimento das palavras de
Cristo.
Estas coisas são os sinais da proximidade de Sua
vinda. Naquele dia em que há de vir, Cristo guardará os que O seguiram, a Ele,
o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele Se comprometeu a ser-lhes santuário.
Diz-lhes: Entre num seguro retiro por um momento, e esconda-se até que Eu tenha
purificado a Terra de Sua iniqüidade[48].
6
- Agora minha cabeça se ergue sobre os
inimigos que me cercam; vou oferecer em sua tenda, sacrifícios de aclamação.
Vou cantar, vou tocar
ERGUE - Símbolo de vitória sobre seus inimigos[49].
Davi acrescentou, Agora, será exaltada a minha cabeça. Esta expressão significa,
Então Deus me concederá o triunfo. Salmos 3: 3; 110: 7. Unido ao
Senhor, Davi saiu vencedor[50].
TENDA
- Cabana ou tenda designam o santuário de Jerusalém[51].
ACLAMAÇÃO
- Hebraico: teru'ah, aclamação
júbilo. Este mesmo termo se emprega para descrever o grito que acompanhou a
queda dos muros de Jericó Josué 6: 5, 20. Teru'ah também aparece em Números 23: 21; I Samuel 4: 5; II Samuel 6:
15; Salmo 33: 3; 150: 5[52].
VOU
CANTAR - Esta explosão de louvor brota de um coração tão cheio, que o
salmista expressa sua determinação explanando extensamente esta idéia[53].
Maria teve fome de Deus. Ela subordinou seus
deveres domésticos ao apreciado privilégio de ouvir Jesus falar. Quando Cristo
falou sobre Deus, Maria estava escutando. Ela entesourou as palavras de Cristo
a um valor supremo para sua vida. Podemos ainda escutar o Mestre, como Maria o
fez? Pela leitura meditativa dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas, e João no
Novo Testamento. Estes vibrantes testemunhos nunca ficarão antiquados. Eles
permanecem como o fundamento da nova aliança de Deus e a fonte da fé cristã. O
propósito destes Evangelhos é nos informar sobre os fatos da vida e obra de
Jesus. Eles têm um propósito mais elevado: Mas estes foram escritos para que vocês
creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida
Cristo só nos liberta do fardo de real
culpabilidade e nos deixa livres para encontrar a realização de nossa alma: o
companheirismo agradável com nosso Criador. Identificando-nos com os vários
pecadores nos Evangelhos, nós podemos aceitar as palavras de Cristo de cura e
libertação também para nós mesmos e experimentar a salvação e alegria que eles
receberam.
A transformação de Saulo é um exemplo revelador
do poder de Cristo. Em seu cego zelo por Deus, Saulo perseguiu os cristãos
judeus porque eles tinham renunciado certas tradições judaicas. Quando ele
descobriu quem realmente era Jesus, o Messias de Israel, sua alma ficou para
sempre amarrada ao Messias Jesus. Como o grande apóstolo de Cristo, Paulo se
lembrava freqüentemente de seus pecados. Mas ele confiava no perdão dos pecados
pelo sangue expiatório de Jesus. Pela fé ele decidiu uma coisa: Mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas
que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o
alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus
ORAÇÃO DE PETIÇÃO
Na segunda parte do Salmo
27 o humor de Davi mudou drasticamente. As expressões exuberantes de
certeza de repente dão modo a lamentos e súplicas humildes, diretamente a Deus[55].
7
- Ouve, Iahweh, meu grito de apelo, e tem
piedade de mim e responde-me!
OUVE, IAHWEH - A esta altura do Salmo, as expressões de
plena confiança dão passo a um melancólico rogo em procura de ajuda. Por isto
alguns críticos opinam que este Salmo está composto por dois salmos
diferentes; porem esta conclusão não é necessária quando se dá por satisfeito
que, apesar da confiança que o salmista tem em Deus, a gravidade das
circunstâncias o obrigava a suplicar sua ajuda em forma muito real. Ainda que
estejamos seguros do favor divino, é necessário que constantemente reconheçamos
nossa necessidade Dele e que solicitemos sua ajuda[56].
PIEDADE
- Davi compreende que mesmo como rei ele precisa da misericórdia de Deus. Ele
lembra Deus dos Seus atos de misericórdia no passado, apelando ao Senhor como o
seu Salvador[57].
8
- Meu coração diz a teu respeito: Procura
sua face! É tua face Iahweh, que eu procuro,
FACE - Procura sua face, conjunção;
Procurai minha face, hebraico - A
expressão conforme Amós 5: 4 que originalmente significava ir consultar a Iahweh
Neste versículo se apresenta o diálogo
de uma formosa relação entre Davi e Deus. Buscai meu rosto, lhe havia dito
Deus, e Davi lhe recorda o que lhe havia ordenado; e desde o profundo do
coração, replica: Teu rosto buscarei. Aqui se revela uma relação íntima, similar
a amizade que existiu entre Moisés e Deus Êxodo 33: 11. Esta preciosa
comunhão, em tempo de necessidade, faz que a alma diga para sí mesma o conselho
divino. A Formosura do favor de Deus contemplada no rosto divino que olha seus
filhos, é um dos conceitos mais formosos do saltério. Números. 6: 25[59].
Ele implora a Deus que não esconda dele
Sua face agora que ele está
9
- não me escondas a tua face. Não afastes
teu servo com ira, tu és o eu socorro! Não me deixes, não me abandones, meu
Deus salvador!
NÃO ME ESCONDAS - Em contraste com os planos de seus inimigos o
salmista só deseja o favor de Deus, que é o supremo bem. O verdadeiro filho de
Deus encontra satisfação duradoura, não nos bens materiais nem nos deleites
sexuais, sim na convicção de que o céu aprova sua conduta e de gozar a comunhão
com Deus. Salmo 4: 6[61].
TUA
FACE - Que tremendo privilégio aceitar o mandamento de Deus de buscar a Sua
face. Em outro salmo a iniciativa divina é desenvolvida mais plenamente: Invoca-me
no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. Salmo 50: 15.
Davi está a par de que Deus não está em dívida e que o Senhor pode facilmente
achar razões para irar-se com ele. Isto o levou a pedir ansiosamente, Não
rejeites com ira o teu servo. Salmo 27:9. Deus de fato tinha rejeitado
o Rei Saul, o predecessor de Davi, por causa de sua impenitência. Davi então
agarra ainda mais ao Senhor como servo de Deus: Não me desampares nem me
abandones, ó Deus, meu Salvador! Davi apreciou o seu companheirismo com Deus
mais que toda sua riqueza, como mais doce que todos os prazeres de sua
monarquia, e como até mais estável que o amor de seus próprios pais[62].
NÃO
AFASTES - Davi ora para que sua relação com Deus continue[63].
MEU
DEUS SALVADOR - Os méritos recebidos no passado sempre são uma razão para
esperar bênçãos futuras. Podemos rogar que, assim como até agora Deus nos tem
salvo, e siga exercendo seu poder em nosso favor[64].
10
- Meu pai e minha mãe me abandonaram, mas
Iahweh me acolhe!
ABANDONARAM-ME - Há pais que abandonam seus filhos, porém Deus
nunca desampara a seus filhos Isaias 49: 14 15; 63: 16. Este verso
é uma espécie de provérbio[65].
Este poeta parece totalmente abandonado
por todos. Ele é considerado por outros um homem culpado, sob a ira de Deus por
causa do seu infortúnio. Mas Deus olha ao coração de cada indivíduo e o aceita
como Seu filho o pecador penitente que vem a Ele. Quando Deus Se tornou seu pai
e mãe da pessoa, ela chegou à casa do Pai. O amor de Deus se tornou real. A
alma é renascida. Por meio profeta Isaías Deus nos assegura:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que
ainda mamãe não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo,
eu não me esquecerei de você! Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos;
seus muros estão sempre diante de mim. Isaias 49: 15 e 16.
ME
ACOLHERÁ - O hebraico emprega o
verbo asaf, juntar, recolher. Também
se usa o verbo Asaf para referir-se a
uma recepção hospitaleira Josué 20: 4; Juizes 19: 15, 18[66].
11
- Ensina-me o teu caminho, Iahweh!
Guai-me por uma vereda plana por causa daqueles que me espreitam;
ENSINA-ME - Agora que Davi tem
certeza que Deus o adotou, sua oração escala uma nova altura e alcança a
petição central do salmo inteiro[67].
TEU
CAMINHO - Como nos falta percepção espiritual, necessitamos que a luz de
Deus se projetasse sobre nosso caminho. Moisés orou por esta luz Êxodo
33:13, o salmista reconhece sempre sua necessidade dela Salmo
27: 11; 86: 11; 119: 33. Esta idéia está magnificamente expressa no
cântico cristão Divina Luz, que é uma oração. Quando oramos para poder
compreender os caminhos de Deus, de fato estamos pedindo a compreensão de seus
propósitos para poder governar com sabedoria nossa conduta. Salmo
25: 4, 5[68].
Davi busca a Deus não só para encontrar
a graça perdoadora de Deus, mas para aprender o caminho de Deus! Além de sua
necessidade de salvação, Davi tem sede da sabedoria de Deus e de Sua direção em
sua vida diária. Ele almeja uma vida santificada, por uma vida que desfruta a
companhia constante de Deus. Ele reconhece que só o caminho de Deus é o caminho
certo, o reto caminho. Ele pede a
Deus esclarecimento de forma que ele possa conhecer o caminho de Deus e
voluntariamente caminhar no caminho de Deus: Ensina-me... Conduze-me... Não pede uma estrada fácil, mas o
caminho que é certo no olhar de Deus. Este é o seu rogo a Deus se Deus lhe
concede libertação da destruição[69].
VEREDA
PLANA - Um caminho plano. Depois de andar por caminhos ásperos e perigosos,
subindo montes sobre pedras entre espinhos, suspira com grande alívio porque
encontrou um lugar seguro e solo plano. Este é o precioso privilégio de cada
filho de Deus. Salmo 26: 12[70].
12
- não me entregues à vontade dos meus
adversários, pois contra mim se levantam falsas testemunhas, respirando
violência.
VONTADE - Hebraico: néfesh,
palavra que geralmente é traduzida como alma
ou vida, aqui equivale à vontade;
ânsia. No ugarítico se pode observar que nefesh
não só significa alma, mas também desejo ou vontade[71].
FALSAS
TESTEMUNHAS - Com freqüência Davi havia sido objeto de falsas acusações Salmo
7: 3; I Samuel 24: 12; 26: 18[72].
Davi tinha que enfrentar testemunhas
falsas, falsos acusadores no tribunal. Satanás é chamado o acusador diabolos dos irmãos, nos acusa dia e
noite diante de nosso Deus Apocalipse 12: 10. Satanás é um inimigo poderoso, mas
ainda ele não nos pode arrebatar quando Cristo é nosso todo-poderoso Defensor.
O profeta Zacarias retratou impressivamente a
redenção de Deus em um relatório de sua visão. Ele vê o sumo sacerdote Josué,
como representante do Israel pós-exílico, levantando-se com vestes sujas no
Templo, enquanto Satanás está à sua direita, para acusá-lo diante de Deus. Mas
Deus o surpreende: Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende, ó Satanás; sim, o
Senhor, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do
fogo? Zacarias 3: 2.
Deus é realista. Ele não nega que nós sejamos pecadores
e sujos. Mas Ele tem uma resposta à Sua justiça que sempre são as mais
surpreendentes boas novas jamais anunciadas pelo próprio Deus. O Senhor nos escolheu como Seus filhos por Sua
graça! Maravilhosa graça! Isto não significa que Ele tolera ou justifica nosso
egoísmo e males. A graça de Deus nos separa de nossa culpabilidade e pecados.
Sua ordem concernente a Josué é, Tirai-lhe as vestes sujas... Eis que tenho
feito que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de finos trajes. Zacarias
3:3, 4. Esta operação divina legal é chamada pelo apóstolo Paulo
justificação pela fé independente das obras da lei. Romanos 3:
28; 4:
A seguinte exortação a Josué tem grande
significado:
Assim diz o Senhor dos
Exércitos: Se você andar nos meus
caminhos e obedecer aos meus preceitos, você governará a minha casa e também
estará encarregado das minhas cortes, e eu lhe darei um lugar entre estes que
estão aqui. Zacarias. 3:7.
Nós vemos em Zacarias 3 o espectro
inteiro do plano de salvação. Começa com a eleição graciosa de Deus de homem
pecador. Então Ele o reconcilia Consigo pela justificação de Sua graça e Ele
santifica o homem por Sua vontade e sabedoria. Finalmente, Ele oferece diante
do homem a promessa de glorificação eterna.
Davi teve esta esperança gloriosa para o futuro
no Salmo
27. Ele fecha seu cântico de fé em uma nota de alegre expectativa[73].
RESPIRANDO
VIOLÊNCIA - Compare-se com as palavras usadas para descrever o intenso zelo
perseguidor de Saulo: Saulo, respirando ainda ameaças de morte
contra os discípulos do Senhor. Atos 9: 1[74].
Salmo 16: 10. Hebraico: néfesh. Este vocábulo aparece 755 vezes no AT, dos quais
144 pertencem aos Salmos. Frequentemente se traduz alma; porem esta é uma
tradução inexata, porque o termo alma sugere idéias não contidas em néfesh. Uma breve análise da voz
hebraica ajudará a esclarecer o sentido que os autores bíblicos lhe davam.
Néfesh deriva da raiz nafash,
verbo que aparece só três vezes no AT Êxodo 23: 12; 31: 17; 2 Samuel 16: 14,
e em cada uma destas ocasiões significa reviver, refrescar-se. O significado
básico deste verbo é respirar.
A definição de néfesh pode deduzir-se do relato bíblico da criação do homem Gênesis
2: 7. Aqui se afirma que, quando
Deus colocou vida no corpo que Ele havia formado, o homem se converteu em um
ser vivente; resultou que o homem é um ser vivente; constituiu o homem como um
ser vivo. A alma não existe antes que o corpo; venha a existência quando Adão
foi criado. Quando nasce uma criança, uma nova alma vem à existência. Cada
nascimento representa uma nova unidade, diferente e única, separada de outras
unidades similares. Nunca poderá fundir-se com outras; sempre será a mesma.
Poderão existir muitíssimos indivíduos parecidos, porém nenhum será com a mesma
unidade. Esta identidade única do indivíduo é a idéia dominante que parece
traduzir o termo hebreu néfesh.
A palavra néfesh se emprega para referir-se tanto a seres humanos como a
animais. A passagem traduzida produza as
águas seres viventes Gênesis 1: 20
diz literalmente: que as águas revolviam como enxames de néfesh jayah seres de vida. Se chama seres de vida,
ou seja, seres viventes aos animais e as aves Gênesis 2: 19. Por isto
se entende que tanto os animais como os seres humanos são almas.
A idéia básica do que é alma
representa o indivíduo e não uma de suas partes que pode ser nos vista diversos
usos da palavra néfesh. Seria mais
correto dizer que determinada pessoa ou determinado animal é uma alma, e não
que tenha uma alma.
Desta idéia básica de que néfesh representa o indivíduo ou a
pessoa surge seu uso idiomático como substituto do pronome pessoal. A expressão
minha alma significa, eu, meu; tua
alma, tu, e sua alma, ele ou eles.
Como cada vez que aparece néfesh expressa uma nova unidade de
vida, muitas vezes se usa o termo como sinônimo de vida. A RVR traduz néfesh como vida 170 vezes, e há
outros casos em que vida seria uma tradução mais precisa ver comentário I
Reis 17: 21.
Quase sempre a voz néfesh pode traduzir-se como pessoa, indivíduo, vida ou o pronome
pessoal que corresponda. Viva minha alma por causa de ti Gênesis 12:
13 significa viva eu por causa de ti[75].
13
- Eu creio que verei a bondade do Iahweh
na terra dos vivos.
VEREI - Pode-se compreender
também: Ah se eu não devesse ver! Na época macabaica esta passagem foi
interpretada em função da fé numa vida futura[76].
BONDADE
- Davi enfatizou a libertação do perigo presente, olhou adiante à libertação da
ameaça de morte. Suas palavras se aplicam especialmente aos anciãos que
enfrentam o momento da morte. Deus não nos ajuda a repetidas vezes durante
nossa vida para nos abandonar de repente quando mais contamos com isso. Davi
expressou sua certeza de vida eterna mais claramente em outro poema: Eu,
porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com
a tua semelhança. Salmo 17: 15.
Mas como se pode ter certeza? O que nós
precisamos é paciência, perseverança e fé quando tarda nossa salvação final. Fé
não é sentimento. Fé vive através da confiança nas infalíveis promessas de
Deus. As últimas palavras do salmo são consideradas por alguns para ser o
oráculo de encorajamento especial de Deus[77].
HOUVESSE
DESMAIADO - Estas palavras não aparecem no original. Completa-se no sentido
evidente das palavras do salmista: Que haveria sido de mim se eu não houvesse
crido na bondade de Deus? Seus inimigos são tantos e tão temíveis, que
desmaiaria se não fosse por sua completa confiança em que finalmente veria uma
revelação da bondade de Deus na terra ver Jó 19:
14
- Espera em Iahweh, sê firme! Fortalece
teu coração e espera em Iahweh!
ESPERA
FORTALECE
TEU CORAÇÃO - Ver Salmo 31: 24. Cf. o conselho de
Moisés a Josué Deuteronômio 31: 7, o conselho de Deus a Josué Josué
1: 6[80].
O Salmo termina com a repetição da
ordem: Sim, espera em Iahweh, como si o salmista quisesse fixar na mente do
leitor a idéia de que, em todo momento de dúvida ou perigo, em vez de nos
desesperar deveríamos avançar, confiando sempre em Deus, que é nossa fortaleza,
nossa luz e nossa salvação[81].
Um dos maiores segredos que tem ajudado
alguns de nós a ter uma vida de oração mais significativa é simplesmente deixar
de estar tão apressado! Deus Se comunica conosco de duas maneiras. Ele nos fala
por meio de Sua Palavra, mas também fala conosco pela oração. Deus tem um modo
de orientar nossos pensamentos e de produzir idéias ou convicções em nossa
mente se estivermos dispostos a esperar perante Ele, dando-lhe assim a
oportunidade de fazê-lo. A essência da oração é não se apressar em Sua presença
dizendo o que temos em mente e então retirar-se açodadamente.
Muitos, mesmo nas horas de devoção,
deixam de receber a bênção da comunhão real com Deus. Estão
Quando acabardes de falar com Deus
acerca do que lestes em vosso período de devoção, e lhe apresentastes vossos pedidos
e súplicas, concluindo o que tínheis a dizer, ficai ali. Não vos levanteis nem
saiais precipitadamente para ir ao trabalho ou as aulas. Permanecei
Procurar descrever este conceito às
vezes é um pouco difícil, mas eu creio na sua validade e que, se ficarmos de
joelhos durante algum tempo depois de proferirmos nossas breves orações,
descobriremos que Deus pode comunicar-Se conosco de duas maneiras, e muito mais
do que freqüentemente Lhe permitimos. Pela oração sincera somos postos em
ligação com o infinito[83].
Quando Moisés morreu, Josué, o filho de
Num, foi comissionado para conduzir Israel na terra prometida com estas
palavras encorajadoras, Seja forte e
corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob
juramento aos seus antepassados. . . . Seja forte e corajoso! Não se apavore,
nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.
Josué 1:6, 9. O cristão crê neste Deus de Israel que é o Salvador e
Justificador de todos os que Nele confiam.
Paulo proclama triunfalmente: Quem fará alguma acusação contra os
escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica... Quem nos separará do amor de
Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou
perigo, ou espada?... Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por
meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida...
Nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus
que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8: 33, 35,
LEITURA ADICIONAL
Por que Existe o Mal
Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que
semeia boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e
semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e
frutificou, apareceu também o joio. Mateus 13:
O campo, disse Cristo, é o mundo. Mateus 13: 38.
Precisamos, porém, entender isto como significativo da igreja de Cristo no
mundo. A parábola é uma descrição pertinente ao reino de Deus, Sua obra pela
salvação dos homens, e esta obra é executada pela igreja. Em verdade, o
Espírito Santo saiu a todo o mundo; opera no coração dos homens em toda parte;
mas é na igreja que devemos crescer e sazonar para o celeiro de Deus.
O que semeia a boa semente é o Filho do
homem, ... A boa semente são os filhos do reino, e o joio são os filhos do
maligno. Mateus 13: 37 e
No Oriente, os homens vingavam-se muitas vezes
do inimigo, espalhando sementes de qualquer erva daninha, muito semelhante ao
trigo, em crescimento, em seu campo recém-semeado. Crescendo com o trigo
prejudicava a colheita, e causava fadigas e prejuízos ao proprietário do campo.
Assim Satanás, induzido por sua inimizade a Cristo, espalha a má semente entre
o bom trigo do reino. O fruto de sua semeadura atribui ele ao Filho de Deus.
Introduzindo na igreja aqueles que levam o nome de Deus, conquanto Lhe neguem o
caráter, faz o maligno que Deus seja desonrado, a obra da salvação mal
representada e almas postas em perigo.
Dói aos servos de Cristo ver misturados na
congregação crentes falsos e verdadeiros. Anseiam fazer alguma coisa para
purificar a igreja. Como os servos do pai de família, estão dispostos a
arrancar o joio. Mas Cristo lhes diz: Não;
para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai
crescer ambos juntos até a ceifa. Mateus 13: 29 e 30.
Cristo ensinou claramente que aqueles que
perseveram em pecado declarado devem ser desligados da igreja; mas não nos
confiou à tarefa de ajuizar sobre caracteres e motivos. Conhece demasiado bem
nossa natureza para que nos delegasse esta obra. Se tentássemos desarraigar da
igreja os que supomos serem falsos cristãos, certamente cometeríamos erro.
Muitas vezes consideramos casos perdidos justamente aqueles que Cristo está
atraindo a Si. Se devêssemos proceder com essas pessoas segundo nosso
parecer imperfeito, extinguir-se-ia talvez sua última esperança. Muitos que se
julgam cristãos serão finalmente achados em falta. Haverá muitos no Céu, os
quais seus vizinhos supunham que lá não entrariam. O homem julga segundo a
aparência; mas Deus vê o coração. O joio e o trigo devem crescer juntos até a
ceifa; e a colheita é o fim do tempo da graça.
Há nas palavras do Salvador ainda outra lição,
uma lição de maravilhosa longanimidade e terno amor. Como o joio tem as raízes
entrelaçadas com as do bom trigo, assim falsos irmãos podem estar na igreja,
intimamente ligados com os discípulos verdadeiros. O verdadeiro caráter desses
pretensos crentes não é plenamente manifesto. Caso fossem desligados da
congregação, outros poderiam ser induzidos a tropeçar, os quais, se não fosse
isto, permaneceriam firmes.
A lição dessa parábola é ilustrada pelo
proceder de Deus para com os homens e os anjos. Satanás é um enganador. Ao
pecar ele no Céu, nem mesmo os anjos fiéis reconheceram plenamente seu caráter.
Esta é a razão por que Deus não o destruiu imediatamente. Se o tivesse feito,
os santos anjos não teriam percebido o amor e a justiça de Deus. Uma só dúvida
quanto à bondade de Deus teria sido como má semente, que produziria o amargo
fruto do pecado e da desgraça. Por isto foi poupado o autor do mal, para
desenvolver plenamente seu caráter. Durante longos séculos, suportou Deus a
angústia de contemplar a obra do mal. Preferiu dar a infinita Dádiva do
Gólgota, a deixar alguém ser induzido pelas falsas representações do maligno;
pois o joio não podia ser arrancado, sem o risco de desarraigar a preciosa
semente. E não seremos tão clementes para com nossos semelhantes, como o Senhor
do Céu e da Terra o é para com Satanás?
Por haver na igreja membros indignos, não tem
o mundo o direito
de duvidar da verdade do cristianismo, nem devem os cristãos desanimar por
causa destes falsos irmãos. Como foi com a igreja primitiva? Ananias e Safira
uniram-se aos discípulos. Simão Mago foi batizado. Demas, que abandonou a
Paulo, era considerado crente. Judas Iscariotes foi um dos apóstolos. O
Redentor não quer perder uma única pessoa. Sua experiência com Judas é relatada
para mostrar Sua longanimidade com a corrompida natureza humana; e nos ordena
sermos pacientes como Ele o foi. Disse que até ao fim do tempo haveria falsos
irmãos na igreja.
Apesar da advertência de Cristo, têm os homens
procurado arrancar o joio. Para punir os que foram considerados malfeitores,
tem a igreja recorrido ao poder civil. Os que divergiram das doutrinas
dominantes foram encarcerados, martirizados e mortos por instigação de homens que
pretendiam agir sob a sanção de Cristo. Mas atos tais são inspirados pelo
espírito de Satanás, não pelo Espírito de Cristo. Esse é o método peculiar de
Satanás de submeter o mundo a seu domínio. Por esta maneira de proceder com os
supostos hereges, Deus tem sido mal representado pela igreja.
Na parábola de Cristo não nos é ensinado que
julguemos e condenemos a outros, antes sejamos humildes e desconfiemos do eu.
Nem tudo que é semeado no campo é bom trigo. O estarem os homens na igreja não
prova que são cristãos.
O joio era muito semelhante ao trigo enquanto
as hastes estavam verdes; mas quando o campo estava branco para a ceifa, a erva
inútil nada se parecia com o trigo, que vergava ao peso das espigas cheias e
maduras. Pecadores que pretendem ser piedosos, confundem-se por algum tempo com
os verdadeiros seguidores de Cristo, e a aparência de cristianismo tende a
enganar a muitos; mas não haverá, na sega do mundo, semelhança entre os bons e
os maus. Então, serão manifestos aqueles que se ligaram à igreja, mas não a
Cristo.
É permitido ao joio crescer entre o trigo,
desfrutar os mesmos privilégios de sol e chuva; mas no tempo da ceifa será
vista a diferença entre o justo e o
ímpio; entre o que serve a Deus e o que não O serve. Malaquias 3: 18.
Cristo mesmo decidirá quem é digno de ser membro da família celestial. Julgará
todo homem segundo suas palavras e obras. A religião nada pesa na balança. O
caráter é que decide o destino.
O Salvador não aponta a um
tempo em que todo o joio se tornará trigo. O trigo e o joio crescem juntos até
a ceifa, o fim do mundo. Então o joio será atado em molhos para ser queimado, e
o trigo será recolhido no celeiro de Deus. Então, os justos resplandecerão como
o Sol, no reino de seu Pai. Mateus 13: 43. Mandará o Filho do homem os Seus
anjos, e eles colherão do Seu reino tudo o que causa escândalo e os que cometem
iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto
e ranger de dentes. Mateus 13: 41 e 42[85].
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque
deles é o reino dos Céus. Mateus 5: 10.
O Seu seguidor não dá Jesus nenhuma esperança de glória ou riquezas
terrestres ou de uma vida livre de tentações, mas mostra-lhes o privilégio de
trilhar com o Senhor o caminho da abnegação e suportar calúnias do mundo que os
não conhecemos.
A Ele que viera para salvar o mundo perdido, opôs-se unidas as forças do
inimigo de Deus e dos homens. Em cruel conspiração levantaram-se os homens e
anjos maus contra o Príncipe da paz. Embora cada palavra e ação testificassem
da compaixão divina, Sua falta de semelhança com o mundo provocava a mais
amarga inimizade. Porque não consentisse em nenhuma inclinação má da natureza
humana, despertou a mais feroz oposição e inimizade. Assim acontece a todos
quantos desejam viver piamente
Logo que os homens procuram viver
Conquanto o Senhor não prometa estarem Seus servos livres de
perseguição, assegura-lhes coisa muito melhor. Diz Ele: A tua força será como os teus
dias. Deuteronômio 33:
Em todos os tempos, Satanás perseguiu, torturou e matou os filhos de
Deus; mas, morrendo eles, tornaram-se vencedores. Testemunharam em sua
perseverante fidelidade que Alguém mais poderoso que o inimigo, estava com
eles. Satanás podia torturar-lhes o corpo e matá-los, mas não tocar na vida
que, com Cristo, estava escondida em Deus. Encerrou-os nas masmorras, mas não
pôde prender-lhes o espírito. Os prisioneiros, através da escuridão do cárcere,
podiam olhar para a glória e dizer: Porque para mim tenho por certo que as
aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há
de ser revelada. Romanos 8: 18. Porque a nossa leve e momentânea tribulação
produz para nós um peso eterno de glória mui excelente. II Coríntios 4: 17.
Pelo sofrimento e perseguição, a glória, o caráter, de Deus será
manifestada
Visto tomar parte nos sofrimentos de Cristo, o sofredor participará também de Sua glória. Em visão, contemplou o
profeta a vitória do povo de Deus. Diz ele: E vi um como mar de vidro
misturado com fogo e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem,
e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro e
tinham as harpas de Deus. E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o
cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as Tuas obras, Senhor,
Deus Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei dos
santos! Apocalipse 15: 2 e 3. Estes são os que vieram de grande tribulação,
lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão
diante do trono de Deus e O servem de dia e de noite no Seu templo; e Aquele
que está assentado sobre o trono os cobrirá com a Sua sombra. Apocalipse 7: 14
e 15.
Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem. Mateus 5: 11.
Sempre, desde sua queda, Satanás tem operado mediante enganos. Como tem
apresentado falsamente a Deus, assim, mediante seus agentes, o apresentam de maneira
desfigurada os filhos de Deus. Diz o Salvador: As afrontas dos que
Te afrontam caíram sobre Mim. Salmo 69: 9. Assim recaem elas sobre
os Seus discípulos.
Jamais houve alguém que andasse entre os homens mais cruelmente
caluniados do que o Filho do homem. Era desprezado e escarnecido por causa de
Sua incondicional obediência aos princípios da santa lei de Deus.
Aborreceram-nO sem causa. Todavia Ele permanecia calmo perante Seus inimigos,
declarando que o sofrimento é uma parte do legado dos cristãos, aconselhando
Seus seguidores quanto à maneira de enfrentar as setas da perversidade,
pedindo-lhes que não desfalecessem sob a perseguição.
Conquanto a calúnia possa enegrecer a reputação, não pode manchar o
caráter. Este se encontra sob a guarda de Deus. Enquanto não consentirmos em
pecar, não há poder, diabólico ou humano, que nos possa trazer uma nódoa à
alma. Um homem cujo coração está firme em Deus é, na hora de suas mais
aflitivas provações e desanimadoras circunstâncias, o mesmo que era quando em
prosperidade, quando sobre ele pareciam estar à luz e o favor de Deus. Suas
palavras, seus motivos, suas ações, podem ser desfigurados e falsificados, mas
ele não se importa, pois têm em jogo maiores interesses. Como Moisés, fica
firme como vendo o invisível Hebreus 11: 27; não atentando nas coisas
que se vêem, mas nas que se não vêem. II Coríntios 4: 18.
Cristo está a par de tudo quanto é mal-interpretado e desfigurado pelos
homens. Seus filhos podem esperar com serena paciência e confiança, por mais
que sofram malignidade e desprezo; pois nada há oculto que não haja de
manifestar-se, e aqueles que honram a Deus hão de por Ele ser honrados na
presença dos homens e dos anjos[86].
12
- Alegrai-vos
e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois foi assim
que perseguiram os profetas, que vieram antes de vós.
ANTES
DE VÓS - Os discípulos são os sucessores dos profetas cfe. 10: 41; 13: 17; 23: 24[87].
Quando vos injuriarem, e perseguirem, disse Jesus, exultai e alegrai-vos. Mateus 5:
11 e 12. E apontou aos Seus ouvintes os profetas que falaram
Em todos os séculos os escolhidos mensageiros de Deus têm sido
ultrajados e perseguidos; não obstante, mediante seus sofrimentos foi o
conhecimento de Deus disseminado no mundo. Todo discípulo de Cristo tem de
ingressar nas fileiras e levar avante a mesma obra, sabendo que seu inimigo
nada pode fazer contra a verdade, senão pela verdade. Deus pretende que a
verdade seja posta pela frente, se torne objeto de exame e consideração, a
despeito do desprezo que lhe votem. O espírito do povo deve ser agitado; toda
polêmica, toda crítica, todo esforço para restringir a liberdade de
consciência, é um instrumento de Deus para despertar as mentes que, do
contrário, ficariam sonolentas.
Quantas vezes se têm observado esses resultados na história dos
mensageiros de Deus! Quando o nobre e eloqüente Estevão foi apedrejado por
instigação do conselho do Sinédrio, não houve nenhum prejuízo para a causa do
evangelho. A luz do Céu a iluminar-lhe o semblante, a divina compaixão que
transpirava de sua oração quando moribundo, foi qual penetrante seta de
convicção para os fanáticos membros do Sinédrio ali presentes, e
Saulo, o fariseu perseguidor, tornou-se um vaso escolhido para levar diante dos
gentios, dos reis e dos filhos de Israel, o nome de Cristo. E muito depois
Paulo, já envelhecido, escreveu de sua prisão
Grande é no Céu o galardão dos que testemunham
Foi esta alegria que encheu o coração de Paulo e Silas quando oravam e
cantavam louvores a Deus à meia-noite, na prisão de Filipos. Cristo Se achava
ali ao seu lado, e a luz de Sua presença irradiava na escuridão com a glória
das cortes celestes. De Roma escreveu Paulo, esquecido de suas cadeias, ao ver
a difusão do evangelho: Nisto me regozijo e me regozijarei ainda.
Filipenses 1: 18. E as próprias palavras de Cristo sobre o monte são
ecoadas na mensagem de Paulo à igreja dos filipenses, em meio das perseguições
que sofriam: Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.
Filipenses 4: 4[88].
Autor:
[1] Desejado de Todas as Nações, p. 287.
[2] CBASD, Vol. 5, p. 319.
[3] CBASD, Vol. 5, p. 319.
[4] Comentário ao Novo Testamento, Mateus, vol. 1,
William Barclay. Editora Clie, pp.
[5] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 62.
[6] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 63.
[7] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 64.
[8] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 65.
[9] O Maior Discurso de Cristo, pp.
[10] CBASD, Vol. 5, p. 729.
[11] CBASD, Vol. 5, pp. 319 e 320.
[12] Comentário ao Novo Testamento, Mateus, vol. 1,
William Barclay. Editora Clie, pp.
[13] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 66.
[14] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 67.
[15] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 68.
[16] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 69.
[17] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 70.
[18] Educação, p. 159.
[19] CBASD, vol. 3, p. 703.
[20] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, pp. 2 e 3.
[21] CBASD, vol. 3, p. 703.
[22] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, pp. 3 e 4.
[23] CBASD, vol. 3, p. 678.
[24] CBASD, vol. 3, p. 787.
[25] CBASD, vol. 3, p. 703.
[26] CBASD, vol. 3, p. 703.
[27] CBASD, vol. 3, p. 703.
[28] CBASD, vol. 3, p. 703.
[29] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, p. 5.
[30] CBASD, vol. 3, p. 703.
[31] CBASD, vol. 3, p. 643.
[32] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, pp. 5 e 6.
[33] CBASD, vol. 3, p. 703.
[34] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, p. 6.
[35] CBASD, vol. 3, p. 703.
[36] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, p. 6.
[37] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, pp. 6 e 7.
[38] Manuscrito
24, 1891.
[39] Signs
of the Times, 6 de dezembro de 1877.
[40] Orientação
da Criança, p. 140
[41] Manuscrito 7, 1888.
[42] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, p. 8.
[43] CBASD, vol. 3, p. 703.
[44] CBASD, vol. 3, p. 703.
[45] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, p. 7.
[46] The Youth’s Instructor,
maio de 1854.
[47] Review and Herald, 15
de março de 1887.
[48] Carta 264, 1903.
[49] CBASD, vol. 3, p. 703.
[50] Libertação nos Salmos, Salmo
27, Hans LaRondelle, p. 8.
[51] BJ, p. 974.
[52] CBASD, vol. 3, p. 703.
[53] CBASD, vol. 3, p. 704.
[54] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, pp. 7 e 8.
[55] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, p. 9.
[56] CBASD, vol. 3, p. 704.
[57] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, p. 9.
[58] BJ, p. 974.
[59] CBASD, vol. 3, p. 704.
[60] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, p. 9.
[61] CBASD, vol. 3, p. 645.
[62] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, pp. 9 e 10.
[63] CBASD, vol. 3, p. 704.
[64] CBASD, vol. 3, p. 704.
[65] CBASD, vol. 3, p. 704.
[66] CBASD, vol. 3, p. 704.
[67] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, p. 10.
[68] CBASD, vol. 3, p. 704.
[69] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, p. 11.
[70] CBASD, vol. 3, p. 702.
[71] CBASD, vol. 3, p. 704.
[72] CBASD, vol. 3, p. 704.
[73] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, pp. 11 e 12.
[74] CBASD, vol. 3, p. 704.
[75] CBASD, vol. 3, pp. 673 e
674.
[76] BJ, p. 975.
[77] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, pp. 12 e 13.
[78] CBASD, vol. 3, p. 704.
[79] CBASD, vol. 3, p. 704.
[80] CBASD, vol. 3, p. 704.
[81] CBASD, vol. 3, p. 704.
[82] Educação, pp. 260 e 261.
[83] Fé que Opera, Morris
Venden, MM 1981, p. 123.
[84] Libertação nos Salmos,
Salmo 27, Hans LaRondelle, p. 13.
[85] Parábolas de Jesus, pp.
[86] O Maior Discurso de Cristo, pp.
[87] BJ, p. 1.846.
[88] O Maior Discurso de Cristo, pp.