Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 11/8/2014
Continuo Torcendo Pelo Brasil!
Confesso que ao mesmo tempo em que acompanhei, vibrei e sofri com os jogos da nossa Seleção Brasileira desde o início desta cantada em prosa e versos “Copa das Copas”, eu nutria os seguintes sentimentos:
1) Para quem viu ainda moleque de 13 anos, a melhor Seleção Brasileira (e mundial) de todos os tempos, em 70, e, depois, na seqüência, as outras duas melhores e mais injustiçadas Seleções Brasileiras (melhores até do que foi a do Tetra e a do Penta), as de 82 e 86, com Zico, Sócrates, Júnior e Cia, e entende um pouco de futebol a constatação era óbvia: “estávamos diante da mais fraca Seleção Brasileira de todos os tempos!”
2) Enquanto aos trancos e barrancos a Seleção Brasileira seguia em frente (ampliando a nossa ilusão de que se tratava de uma “equipe vencedora”, para usar parte do título de um livro de Carlos Alberto Parreira...), batia um “medim danado” (como dizem os mineiros...) de que, caso ganhássemos a Copa, todos os nossos graves e inquietantes problemas continuariam sendo jogados pra debaixo do tapete – junto com o mar de lama da corrupção que destrói como cancro e as injustiças e desigualdades sociais que nos igualam aos países mais pobres do mundo.
Bem, pra concluir, uma frase do jogador Neymar – com base na famosa frase de John Lennon – que traduz os meus sentimentos e expectativas: “O meu sonho ainda não acabou!” Pelo contrário, este sonho de um país mais justo e mais decente, com menos corrupção e injustiças sociais e jurídicas, está mais forte ainda – no momento em que a ilusão da “Pátria de Chuteiras” foi desfeita ao pó nos chutes certeiros dos jogadores da Seleção Alemã!
Portanto, chegou a hora verdadeira (outubro se aproxima...) de dizer: Eu torço pelo Brasil!!! Como? Votando de forma consciente. Aplicando um “Cartão Vermelho” nos corruptos “fichas sujas” e até mesmo naqueles políticos profissionais que, junto com seus familiares e apaniguados se perpetuam no poder mamando nas tetas do governo e sugando os recursos públicos que poderiam ir para a educação, merenda escolar, hospitais e transporte.
Pare pra pensar e refletir no seguinte: Será que a inteligência, a capacidade de gerir a coisa pública, o bom senso e a capacidade de articulação política são hereditários [passam ad infinitum de pai para filho(a)]? Com certeza que não, se o fossem não teria tantas empresas familiares (grandes empresas, até) vindo a falir logo após a morte de seus fundadores – quando são entregues para serem administradas pelos herdeiros.
Tendo isso em vista, então, por que continuamos votando em pessoas simplesmente por serem filhos de políticos que são amigos (Deixo claro que isso não se refere a TODOS os casos... Há situações até em que o herdeiro – empresarial ou do “poder político” – se mostra até melhor que os pais ou mentores...), irmãos de igreja, parentes, filhos de conhecidos nossos, (etc.)???
Lembremo-nos sempre: A construção de uma nação mais justa, solidária, firmada nos verdadeiros valores éticos (honestidade, igualdade de todos perante a lei, meritocracia, justiça social, etc.) passa de forma exata e inapelável pelas escolhas que todos nós fazemos nas urnas!
Portanto, chegou a hora (outubro se aproxima...) de verdadeiramente dizer: Eu torço pelo Brasil!!! Eu torço!!! E você???