Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 26/9/2014
Afinal, Por Que Complicar as Coisas?
Nos meus momentos devocionais de hoje (Aquela primeira hora do dia 100% dedicada ao Senhor: A melhor parte do dia...), eu me deparei com esta promessa maravilhosa: "Ao homem [homem e mulher...] que teme ao Senhor, Ele o o instruirá no caminho que deve escolher" (Salmo 25:12). Logo abaixo, esta promessa maravilhosa é reafirmada com outras palavras: "A intimidade do Senhor é para os que O temem, aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança" (Salmo 25:14).
Todos sabemos que a maior dificuldade que enfrentamos todos os dias, aquilo que nos causa maior ansiedade e angústia, é sobre as decisões que temos que tomar: Mudo de carro ou invisto na minha formação profissional, com um curso superior e/ou um mestrado? Fico noivo ou termino o namoro? Caso este ano, mesmo não tendo ainda casa própria, ou espero terminar a faculdade pra poder comprar um terreno e começar a construir? Mudo de igreja ou continuo frequentando esta, mesmo não estando me dando muito bem com o diretor (ancião ou pastor)?
As possibilidades e questões que nos preocupam, desgastam e tendem a nos roubar o sossego e a paz são tantas como, infelizmente, é enorme a quantidade de pessoas (Você pode estar entre elas...) que escolhem mal, tomam as piores decisões e, depois, continuam batendo cabeça e ficam amarguradas e se lamentando para o resto da vida por terem escolhido errado o caminho a seguir e, assim, terem tomado "as piores decisões da sua vida!"
Nestes quase 30 anos de Ministério, eu já perdi a conta das vezes em que vi isso acontecer com amigos, pessoas queridas do nosso convívio direto na Igreja, líderes e membros da igreja. O que mais me espanta é que, na maioria das vezes, essas pessoas buscam orientações do pastor e demais líderes da igreja sobre qual caminho seguir (a decisão a ser tomada), pedem orações aos demais irmãos da igreja e, mesmo assim, tomam decisões erradas - aquelas que não são as melhores para a sua vida e para trazer solução para a questão central envolvida e embutida no problema: a vida espiritual, o relacionamento com Deus: "Ou que homens se apoderem da Minha força e façam paz comigo; sim, que façam paz comigo" (Isaías 27:5).
Amigo(a), goste você ou não daquilo que está lendo, aprecie ou não estas palavras, leve ou não em consideração isso, toda questão, todo problema, toda adversidade ou crise que enfrentamos (seja no campo profissional, estudantil, social, financeiro, familiar, conjugal, etc.) tem em seu centro ou cerne como principal elemento a questão espiritual!
Portanto, antes de tomar uma decisão (que só porá tudo a perder...), antes mesmo de você partilhar o problema com bons conselheiros e/ou pessoas de sua inteira confiança e antes mesmo de pedir orações por você e pela solução da questão é preciso que você "saia de sua posição de ataque", abrindo mão de picuinhas e "pontos de vista pessoais" aos quais tanto nos apegamos. Sim, é hora de seguir - aplicando a estas questões comportamentais de atitude e postura face ao problema - o que diz aquela propaganda: "Desapega! Desapega! Desapega!"
Quando agimos assim, permitimos, então, que Deus possa agir em nós e por nós trazendo a solução: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará" (Salmo 37:5). Quando abrimos mão das nossas ações incertas, precipitadas e, muitas vezes, levianas em favor da ação de Deus (superior, certa, infalível) nós podemos desfrutar, então, dos resultados desta promessa maravilhosa: "Ao homem [homem e mulher...] que teme ao Senhor, Ele o o instruirá no caminho que deve escolher" (Salmo 25:12).
Simples assim! Então, por Que Complicar as Coisas?
Pastor Elizeu C. Lira