Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 26/12/2014
A Razão ou a Cura, o Orgulho Besta ou a Salvação?
Estava, num sábado à tarde, meditando em vários trechos marcados dos livros da minha escritora favorita, Ellen G. White, e me deparei com estes textos falando sobre a rebelião no Céu e a queda de Lúcifer e seus anjos:
“Com grande misericórdia, de acordo com o Seu caráter divino, Deus suportou longamente a Lúcifer. O espírito de descontentamento e desafeição nunca antes havia sido conhecido no Céu. Era um elemento novo, estranho, misterioso, inexplicável. [...] Lúcifer estava convencido de que não tinha razão. Viu que ‘justo é o Senhor em todos SOS Seus caminhos, e santo em todas as Suas obras’ (salmo 145:17); que os estatutos divinos são justos, e que, como tais, ele (Lúcifer) os deveria reconhecer perante todo o Céu. Houvesse ele feito isto, e poderia ter salvo a si mesmo e a muitos anjos. [...] Quase chegou à decisão de voltar; mas o orgulho o impediu disto. Era sacrifício demasiado grande, para quem fora tão altamente honrado, confessar que estivera em erro, que suas imaginações eram errôneas, e render-se à autoridade que ele procurara demonstrar ser injusto”. [Patriarcas e Profetas, p. 39]
Gravem estas três sentenças:
1. Com grande misericórdia, de acordo com o Seu caráter divino, Deus suportou longamente a Lúcifer.
2. Lúcifer estava convencido de que não tinha razão.
3. Quase chegou à decisão de voltar; mas o orgulho o impediu disto.
Analisem comigo: Quantas pessoas hoje, mesmo nas igrejas cristãs, não se encontram nas mesmas condições críticas em que se encontrava Lúcifer?
Sim. O orgulho é o pior de todos os pecados! O orgulho transformou (pra não dizer: Deformou...) um santo anjo, o primeiro na hierarquia celestial entre os seres criados, na criatura mais horrenda e abominável do Universo, no inimigo número um de Deus: Diabo, Satanás! Como vimos, foi o orgulho, e não o seu pecado de rebelião, que o colocou para fora do Céu e que o levará à destruição final com os seus seguidores! O orgulho é, desta forma, o pecado que mais deixará “cristãos” e incrédulos fora do Céu; é o pecado que, mais do que qualquer outro, levará à perdição e destruição eterna!
Em um de seus livros, o escritor Bruce Larson fala de uma visita que fez a uma casa de recuperação na região oeste da província de Ontário, no Canadá.
Era um lugar onde pessoas com dificuldades emocionais sérias podiam buscar e encontrar a cura. O lugar principal das reuniões era a sala de estar de uma velha casa da fazenda. Uma placa muito bonita pendurada sobre a lareira chamou a atenção do visitante.
A inscrição dizia o seguinte: “Você quer ter razão ou quer ser curado?” E aí meu querido irmão; repasso para você a pergunta: “Você quer ter razão ou quer ser curado?”
Quanto a mim, como já disse aqui neste espaço virtual dezenas de vezes (mesmo que em outras palavras), prefiro mil vezes perder a “briga”, a discussão, as questões tolas – “questiúnculas”: como dizia o saudoso Professor Pedro Apolinário – com os líderes, com os irmãos (ou com quem quer que seja...) do que perder o Céu! Eu quero ser curado (Isaías 1:5-6) desta lepra horrível chamada PECADO!
Maranata!!!
Pastor Elizeu C. Lira