Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 29/8/2008
Jambo: Fruta Exótica, Rica Em Minerais.
Não há quem não goste do sabor desta fruta tropical, exótica, do tamanho de um ovo de pata, doce, levemente ácida, saborosa, suculenta e com delicado perfume que lembra a pêra.
Recentemente, o comunicador Márcio Nastrini, da IASD — Curitiba, declarou em público o seu amor pelo Nordeste e pelo delicioso jambo (branco) que tanto aprecia.
O jambeiro também veio de longe, sabe de onde? Se pensou na Ásia. acertou. Como a maioria das frutas, tem sua origem na Malásia e parte da Índia. Atualmente a fruta é cultivada em todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo.
É urna árvore de médio porte, com o tronco reto e copa com característica de urna pirâmide. Suas folhas são grandes, opostas, verde-escuras e brilhantes na face superior, com ápice acuminado e levemente encurvado.
Suas flores são de cor púrpura ou rosa-choque, apresentando de 3 a 6 pétalas, de estames numerosos, com incrível durabilidade. Quando caem ao chão, proporcionam um espetáculo à parte. formando belíssirnos tapetes carmesim, de esplêndido efeito decorativo e muito perfumado.
O fruto, como já dissemos, é do tamanho de um ovo de pata, com casca fina, cor vermelho-claro ou escuro ou mesmo branco. Recebe o nome científico de Eugenia malaccensis, da família Myrtaceae, a mesma da jabuticaba, carnu-camu e araçá.
No Amazonas, o jambeiro é uma das plantas exóticas mais difundidas como planta ornamental, servindo inclusive para 0mbreamento de logradouros públicos. É cultivado em quase todo o Brasil, mas desconhecido na região Sul.
Existem outras variedades de jambo, como o jambo-rosa (Eugenia jambos), menor que a anterior, com flores brancas que cobrem toda a árvore. Seu fruto é pequeno, lembrando um araçá, de coloração amarelo-róseo ou branco-róseo, ou iinda arroxeado.
Outra variedade é o jambo-branco (Eugenia oquea), o mais interessante e exótico. Seus frutos também se assemelham ao araçá, e sua coloração é branca-pálida. parecendo fruto de porcelana ou parafina, bastante raro na Natureza. Seu sabor é mais suave do que o jambo comum ou róseo.
Propriedades medicinais
O Jambo malaccensis contém muitas vitaminas como: A (beta caroteno), que ajuda no funcionamento adequado do sistema imune, combate a vista cansada e colabora no tratamento de muitos problemas visuais; Bi (tiamina), que ajuda a manter normal as funções do sistema nervoso, músculos e coração; B2 (ribofiavifla) que auxilia a cicatrização de feridas na boca, lábios e língua.
Possui minerais como: ferro, essencial à vida, pois é necessário para a produção de hemoglobina. além de curar e prevenir a anemia ferropriva. E recomendável às crianças, gestantes e idosos; fósforo, importante para a manutenção da função cardíaca e no combate ao cansaço mental, estando presente em todas as células do organismo. É necessário, também, para a transmissão dos impulsos nervosos.
Possui também fibras como a celulose, que absorvem muita água e podem facilitar o funcionamento do intestino grosso. evitando a prisão-de-ventre.
Agora que você conheceu esta exótica fruta, que tal um sorvete ou uma vitamina refrescante de jambo? Procure nos supermercados. Lembrando: Em 100g de polpa, há 50 calorias.