Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 11/9/2008
O araçá é uma frutinha de origem angolana, com sabores diversos, desde ácido, azedinho, doce a agridoce. É comum no Brasil, principalmente na Amazônia. Resiste a qualquer tipo de clima, desde o mais rigoroso inverno ao calor escaldante da Amazônia e do Pará.
Suas espécies são inúmeras: araçá-branco, araçá-verde, araçá-vermelho, araçá-amarelo, araçá-do-campo, espalhados em todas as regiões do país, principalmente Rio de Janeiro, São Pulo e Minas Gerais.
Recebe o nome científico de Psidium gradfolium AubI. Pertence à família Myrtaceae, a mesma da pitanga, do jambo, da jabuticaba e da goiaba. Pode ser um arbusto pequeno com até 70cm de altura ou um arvoredo de até 4m de altura. As folhas são verdes ou avermelhadas, e as flores são brancas ou esverdeadas.
Seu fruto é esférico, de coloração que varia segundo a espécie: verde, amarelo, vermelho ou rubro escuro. A sua polpa é branca ou amarelada, e pode ser muito doce, agridoce ou azedinha, servindo esta última para doces, sorvetes e compotas.
Existe uma outra espécie que conheci em Manaus, o araçá-boi (Eugenia stipitata). E maior do que as goiabas, chegando a pesar 400g. Essa espécie é deliciosa e suculenta, e sua casca rompe-se facilmente. É muito perfumada e às vezes mais ácida do que doce.
E muito utilizada para fazer sucos, compotas, tortas, sorvetes e doces diversos. O araçá-boi é de origem amazônica/peruana, dando-se muito bem da Amazônia brasileira até o Acre.
Por serem diversificados e não haver, ainda, plantações suficientes para comercializá-los, os araçás dificilmente são encontrados em feiras.
Propriedades terapêuticas
Contêm grande quantidade de vitamina C, como necessitamos de 60 a 80mg diárias desta vitamina, 3 ou 4 unidades suprem a necessidade do nosso organismo. A fruta tem 362mg por 100g de polpa.
A vitamina C não é acumulativa cru nosso organismo, sendo necessária sua reposição diária. Ela é muito importante para o sistema imunológico, evitando as gripes, resfriados e infecções.
O araçá imuniza o corpo contra o câncer, pois é um antioxidante natural, varredor de radicais livres.
Possui muitos minerais, como o cálcio, útil na prevenção e combate à osteoporose, perda da massa óssea, principalmente com a idade, é mais comum em mulheres após a menopausa; o fósforo, ótimo para o cérebro e para descanso mental; o ferro, que combate a anemia, principalmente em mulheres grávidas. A casca contém tanino, que é um ótimo antidiarréico. As fibras presentes evitam que nosso organismo acumule toxinas e ajuda na prisão-de-ventre.
A “marmelada” de araçá é de sabor semelhante à da goiabada. O araçá é uma frutinha comum, fácil de encontrar, e que ajuda a evitar os radicais livres fortalecendo o organismo contra gripes e infecções.
O valor energético em uma dose média de 100g é de 37 calorias.