Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 22/1/2010
A Fruta Que é “Milagre Vegetal”
Muita vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Conheci a acerola pessoalmente em minhas pesquisas na Amazônia, quando meu amigo Ruy Barbosa, diretor de compras do Hospital Adventista de Manaus, levou-me à casa de um amigo para fotografá-la. Em frente a sua casa, havia um enorme pé de acerola. Que sensação boa, poder apanhar aquela frutinha arredondada, vermelhinha e experimentá-la.
Notei que in natura, ela apresenta um sabor ácido muito forte, sua polpa é de cor clara, carnuda e suculenta, com três sementes no núcleo. É difícil ingeri-la, apesar de seu sabor agridoce devido à quantidade de vitamina C, presente em sua composição. Eu já havia experimentado o suco da polpa congelada e em garrafas vendidas nos supermercados.
Até pouco tempo era conhecida como a rainha da vitamina C; perdeu, porém, o seu trono para o araçá-da-amazônia ou camu-camu.
Esta fantástica frutinha veio das Antilhas, recebendo o nome científico de Malphigia punicifolia glabra Linn, pertencente à família Malpigiaceae, com o nome comum de cereja-das-Antilhas.
Em 1950, uma pesquisadora brasileira visitou as ilhas das Antilhas e ficou fascinada por esta frutinha, de colorido escarlate brilhante, de grande importância para o fortalecimento do sistema imunológico, considerada segredo nas ilhas. Ela conseguiu trazer escondidas algumas sementes de acerola. A Universidade Federal Rural de Pernambuco, com estufas especiais, conseguiu desenvolver novas plantas e, somente em 1984, enviaram a várias prefeituras, fazendeiros e agricultores, incentivando-os a plantar acerola para consumo interno e externo.
Hoje, o Brasil exporta acerola para vários países, inclusive para o Japão, que é um dos maiores importadores desta frutinha, vice-campeã mundial da vitamina C.
É cultivada em vários Estados do Brasil; as maiores plantações, porém se encontram no Norte e Nordeste de nosso país, onde é conhecida como o "milagre vegetal". 100 g da fruta contêm 1.790 mg de vitamina C, cuja necessidade diária é de 60 mg. Hoje os cientistas estenderam para 80 mg. Vejamos o quadro abaixo:
Em cada 100 g da fruta:
camu-camu - 2.880
acerola - 1.790
laranja - 41.0
abacaxi - 61.0
caqui - 21.0
É interessante observar que em 100 g de acerola, a quantidade de vitamina C é cerca de 40 vezes maior do que da laranja. Três unidades de acerola (+ ou - 30 g) é a necessidade diária de uma pessoa adulta, e apenas uma frutinha supre a necessidade de crianças de 1 a 12 anos.
Se você está preocupado com a bronquite crônica, aumente a quantidade de vitamina C em sua alimentação. Ela protege os pulmões dos danos e debilitação provocada pela bronquite, situação em que as vias aéreas ficam inflamadas e bloqueadas por muco espesso, prejudicando a respiração. A vitamina C é a protetora das células, agindo como um excelente
antioxidante.
O Dr. J Schwartz, da Agência Norte Americana de Proteção Ambiental, num estudo com 9.000 adultos, chegou à conclusão de que 300 mg de vitamina C protegem contra a bronquite aguda.
O médico ortomolecular Dr. Oslim Malina, de Curitiba, diz que é muito difícil manter a disciplina de uma alimentação correta todos os dias. Por isso recomenda a suplementação (cápsulas e comprimidos) diária necessária ao organismo.
A acerola pode ser uma alternativa natural no caso da vitamina C. Recomendamos as cápsulas da linha Biohs.
Além da vitamina C, as fibras presentes na acerola ajudarão a diminuir o nível de colesterol e estabilizar o nível de açúcar no sangue; por isso é indicada para diabéticos de todos os tipos. Além de ajudar a evitar o câncer do cólon, obesidade, hemorróidas e prisão de ventre, as fibras ajudam no peristaltismo, fazendo com que o bolo fecal seja eliminado, juntamente com as toxinas do organismo.
A vitamina A, presente em sua composição, ajuda na melhor visão, aumenta a imunidade contra os efeitos maléficos da poluição e evita a formação de câncer. Possui também vitaminas do complexo B, necessárias para manter a mente clara, a saúde da pele e dos nervos.
Contém os seguintes minerais: cálcio, que ajuda na formação dos ossos e células; potássio, presente em grande quantidade nesta fruta, é ótimo para os atletas, diabéticos e regimes para emagrecimento, ajudando no fortalecimento muscular; magnésio, vital para a atividade das enzimas, além de ajudar na absorção de cálcio e potássio; sódio, necessário para o equilíbrio adequado dos líquidos e do PH do sangue.
A acerola pode ser consumida in natura, quando bem madura. É possível também fazer sucos, usar a polpa congelada, fazer geléias, pastas, licores e até associá-la com banana, abacaxi, açaí, mamão, ou como melhor preferir.
O valor calórico total numa dose média de 100 g é de apenas 47 calorias.
- Texto extraído do livro “As Incríveis 50 Frutas Campeãs de Saúde”, do escritor e colunista deste site Lelington L. Franco.