Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 12/3/2010
Fruta Poderosa, Sem Cara de Fruta
Tomate é o fruto de ouro rico em licopeno. Diversas saladas sobre a mesa - alface, brócolis, repolho, chicória - não abrem o apetite se não tiverem rodelas bem vermelhas, apetitosas e suculentas de tomate; não é verdade?
Não é por acaso que ele está em meu livro. Considerada uma variedade de hortaliças ou legumes por quase todos, mas em botânica é considerado um fruto.
É um dos frutos mais prestigiados do mundo, mesmo sendo usado com tempero, óleo e sal, na forma de sucos e molhos. De origem peruana, logo se espalhou por todo o mundo. No Brasil, a produção é fantástica. Existem pelo menos cinco espécies principais, encontradas em mercados.
Embora sejam diferentes entre si, tanto na cor como no sabor, eles apresentam propriedades químicas semelhantes: tomate-de-santa-cruz, muito vermelho, com forma alongada e retangular. É agridoce e muito usado em saladas e molhos; tomate-manah, grande e redondo, meio doce e também muito usado em saladas e molhos; tomate-nápolis, que tem forma de uma pequena pêra de sabor adocicado. Muito usado em massas e conservas; tomate-ficarazzi, é grande, carnudo, rugoso e agridoce. Muito usado em saladas. tomate-cereja, bem redondinho, pequenininho, de sabor agridoce e especial. Ótimo para saladas, sem corte.
O nome científico dessa última espécie citada é Lycopersicum esculentum e pertence à família Solanaceae. Na França acreditava-se que ele era afrodisíaco, tendo por isso recebido o nome de pome d"amour (pome - fruto, fruto do amor). Os italianos, com a variedade de tomate amarelo, chamaram-no de pomodoro, isto é, fruto de ouro. Enfim, o tomate é sem dúvida, um dos ingredientes mais presentes em toda a culinária.
O tomate é rico em minerais, principalmente em potássio do qual a necessidade diária do adulto é superior a 60 mg; um tomate médio apresenta aproximadamente 60 mg, e uma garrafa de suco de tomate por semana contém o potássio necessário ao organismo humano, sendo um bom auxiliar na pressão arterial elevada (hipertensão) e no combate à retenção de líquidos.
O médico Dr. Artur Ribeiro, professor da Escola Paulista de Medicina, considera o potássio fundamental para o equilíbrio hídrico-eletrolítico, ou seja, o balanceamento dos sais minerais e água em nosso organismo.
Este mineral tem papel catalisador no interior das células, facilita o processo de várias reações químicas, entre elas a que transforma os nutrientes em energia, desempenhando papel importante no mecanismo de contração muscular.
O Dr. Louis Tubian, da Universidade de Minnesota, descobriu através de experiências com cobaias de laboratório, que uma dieta rica em potássio protege contra ataques cardíacos. A carência de potássio pode caracterizar-se pela falta de força para a prática de exercícios físicos, com dores musculares, câimbras e sensações de formigamento nos pés e mãos. Daí a importância deste micronutriente na alimentação diária.
Uma arma contra o câncer
O tomate contém também: manganês, importante na formação da estrutura óssea; magnésio, vital à atividade das enzimas; ferro, essencial para evitar anemia; fósforo, que também auxilia o corpo na utilização da vitamina E, na conversão dos alimentos em energia.
É ótimo para as funções cerebrais. As vitaminas presentes são: vitamina A, que evita cegueira noturna e outros problemas oculares e a vitamina B 1, necessária para a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal, vitamina que uma ótima protetora do sistema cardiovascular e contra certos tipos de câncer.
As substâncias mais importantes do tomate são os pigmentos vermelhos conhecidos como licopenos, que, segundo estudos científicos, podem reduzir vários tipos de câncer.
O oncologista americano Steven Clinton, do Instituto Dana Farber, da Universidade de Harvard, em Boston, fez várias pesquisas, nas quais constatou o efeito da ação do licopeno contra células cancerígenas.
Em estudos com 25 homens da faixa etária entre 53 a 74 anos, em fase de grande risco de desenvolver câncer de próstata, concluiu-se que este grupo não corria risco de contrair a doença devido à grande quantidade de licopeno na próstata.
Na mesma universidade, o Dr. Edward Giovannucci usou ratos com tumores, nos quais injetou 40 mg de licopeno durante 90 dias, duas vezes por semana. No fim do período, o risco de câncer nestes animais estava reduzido em 40%. Esta substância, portanto, fortalece o sistema imunológico e combate as células malignas em até 50%, além de reduzir os riscos de câncer de próstata. O Dr. Giovannucci acredita que o licopeno do tomate atua também contra o câncer do esôfago, de mama, pulmão e de pele.
Um tomate médio contém 80% da necessidade diária de licopeno. Também é rico em flavonóides, que inibem enzimas responsáveis pela disseminação de células tumorais.
Existem, porém, os inconvenientes do tomate. Quem tem problemas de ácido úrico e pedras nos rins não pode ingeri-lo devido aos oxalatos, componentes das partículas formadoras de cálculos. Como a dosagem não é tão grande o indivíduo pode consumi-lo, devendo, porém, retirar as sementes, onde estão localizados estes elementos.
Outro problema é a quantidade de agrotóxicos colocados nas plantações e também na época de colheita dos tomates. Muitos agricultores não respeitam o período a ser observado entre a pulverização e a colheita, de 4 a 7 dias, e o produto chega à mesa do consumidor contaminado. Por isso, deve ser bem lavado, pois a concentração maior está na pele e na casca. A pele deve estar firme e lisa e os moles, não servem nem para fazer molho.
Despreze também os que apresentam manchas escuras, partes podres ou emboloradas, aconselha a nutricionista Zancheta.
A pele retém muito inseticida, nunca coma tomate com casca. O correto seria colocá-los numa panela com água e, antes da fervura, apagar o fogo. Daí é só retirar o tomate morno e puxar a pele que ela sai facilmente.
Use e abuse do tomate, dos que não têm agrotóxicos, que ele poderá aumentar a sua imunidade e preservá-lo contra o câncer. Também é muito bom usá-lo em forma de suco engarrafado.
Cada 100 g de tomate contém 25 calorias.