Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 23/4/2010
Fruta Deliciosa & Rica Em Propriedades Medicinais
O melão maduro é muito bonito e chama a atenção por sua intensa coloração amarelo-gema, que nos dá vontade de comê-lo imediatamente. Tem sabor doce e agradável.
O meloeiro é uma planta rasteira de caule anguloso, folhas grandes e lindas flores amarelas, de onde as abelhas operárias gostam de retirar o néctar, ajudando a polinização da espécie.
O formato do melão normalmente é arredondado. O fruto poderá pesar de 1 a 5 kg. Sua polpa é carnosa, perfumada e suculenta, com coloração branco-esverdeada e ligeiramente amarelada nas bordas.
É originário da Ásia e também da África, de onde foi levado no início da Era Cristã para a Europa, onde é usado como salada, temperado com sal e pimenta. Era muito apreciado pelos romanos e fazia parte das oferendas funerárias dos antigos e egípcios, sendo valioso também para os gregos.
Pertence à família Cucurbitaceae, a mesma da melancia. Recebeu o nome científico Cucumus melo. O cultivo de melões hoje está disseminado por todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo. Algumas espécies se adaptam em lugares frios.
No Brasil as variedades mais comuns são cantaloupe, valenciano, amarelo, japonês, net, melão nordestino ou caipira.
A região do Nordeste do Brasil é uma das maiores produtoras de melão do país, principalmente os Estados Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco (Petrolina) e Bahia (as maiores plantações estão em Juazeiro). Cerca de 20% da produção nacional vão para os Estados Unidos e Europa.
É muito recomendado para regimes de emagrecimento, Para diabéticos e hipertensos, pois, além de mineralizante e vitamínico, é pouco calórico. Não pode faltar em festas, banquetes e jantares sofisticados.
Sua polpa contém papaína, uma enzima excelente para uma boa digestão, pois ajuda na decomposição proteínas. Além disso, contém peptidase protease, que também ajudam na digestão dos alimentos.
É muito rico em fibras, que auxiliam no esvaziamento dos intestinos e na eliminação de toxinas, sendo muito útil no combate à prisão de ventre.
Os de polpa amarela são uma excelente fonte de vitamina A, ajudando na visão; e de vitamina C, que desempenha importante papel no sistema imunológico.
As sementes contêm óleos como lisina e histidina (óleos graxos polínsaturados), usados em muitos países em substituição a amêndoas e pistaches.
Devido à sua alcalinidade, deve ser ingerido antes das refeições. Tem muito potássio, (430 mg em 100 g de polpa) sendo útil para as pessoas que eliminam muito potássio: pelo uso de diuréticos, pelo suor (atletas), ou pela perda de líquidos no caso de diarréias. Até a sua casca contém potássio; por isso deve ser usada como adubo.
O uso regular do melão tem ação antiinflamatória, nos casos de cistite e gota. Tem bastante pectina e fibras solúveis, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.
Tem alto teor de bioflavonóides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico.
Sucos, sorvetes, cremes, caldas e ao natural. São várias as maneiras de aproveitarmos este fruto maravilhoso, de ótimo sabor e muito perfumado. Na Nigéria os indígenas fazem uma torta fermentada, adicionando também as sementes, denominada dadawar gulli, muito saborosa e altamente nutritiva.
O valor energético em uma dose média de 100g é de 25 calorias.