Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 15/6/2012
Um Reforço Contra Gastrite e Diabetes
O mamoeiro é uma árvore de tronco grosso, oco, folhas largas, nervadas e pecioladas, que raramente chega a 8 m de altura. As flores são hermafroditas, brancas, quase creme, e nascem grudadas ao caule, abaixo das hastes e folhas.
Quando o mamoeiro é fêmea, as flores nascem junto ao caule; e, quando macho, em cachos. Os frutos são oblongos, ocos e de polpa amarelo-avermelhada. Sua casca é amarela e as folhas com limbo palmado, são providas de pecíolos ocos e ficam presas na parte superior do tronco. Prefere solos arenosos.
O mamão apresenta 3 variedades: formosa, comum e Havaí ou papaia, que surgiu da seleção dos outros tipos de mamões; esta variedade é menor e mais doce. Ele tem um paladar agradável, é nutritivo e apresenta alto poder medicinal. Quem não gosta de saborear uma vitamina geladinha de papaia?
O mamão comum é bem grande, pesando de 250 g a 7 Kg. É oriundo do México e cultivado em quase todos os países tropicais. Na China, além de alimento, é empregado como anti-inflamatório, usado nos pés e mãos, como base para massagem, com resultados surpreendentes devido a um de seus componentes, chamado papaína. Os indígenas da região mexicana usam-no para tirar as asperezas da pele e manchas do corpo.
As maiores plantações estão no Nordeste e Sudeste do Brasil, com destaque para a Bahia e Espírito Santo. Pertence à família Caricaceae, recebendo o nome científico de Carica papaia.
É a fruta que possui maior quantidade de vitamina A, ou betacaroteno, que ajuda no sistema imunológico.
Pesquisas mostraram que a suplementação de betacaroteno em doses de 180 mg diários podem aumentar o número de células como linfócitos T- auxiliares. Duas semanas após o uso da vitamina, pessoas saudáveis tiveram o aumento de 30% dessas células.
O uso desta fruta, também, melhora a visão. Ela é, ainda, rica em vitamina C, (ácido ascórbico), que acelera a cicatrização e combate o câncer do esôfago. Através de suas propriedades antioxidantes é capaz de bloquear a formação de diversas substâncias causadoras de câncer dentro do organismo, especialmente as nitrosaminas, comuns nas carnes defumadas, bebidas alcoólicas com malte, salsichas e embutidos.
Essa vitamina reduz em até 80% as alterações celulares que levam comumente ao câncer de estômago. Aumenta muito a imunidade contra gripes e outras infecções.
Uma papaia de tamanho médio tem o dobro de vitamina C recomendada pela OMS, que é de 60 mg/dia. Contém também as vitaminas do complexo B (B 1, B 2, B 5) ajudando no sistema imunológico. Entre os minerais, destacam-se o fósforo, que aumenta a resistência dos atletas, combate a fadiga e é um bom tônico geral; o ferro, que previne a anemia, estimula a imunidade e previne problemas de aprendizagem em crianças; o cálcio, benéfico na prevenção e tratamento da osteoporose e ajuda a aliviar a câimbra nas pernas.
As sementes pretas, de acordo com a medicina alternativa, secas e trituradas, são vermífugas (Taenia solium). Seus minerais ajudam na normalização da hipertensão (pressão alta) e o seu coração agradece se você usar pela manhã esta fruta tropical, pois ela age como cardiotônico e os alcalóides em sua composição ajudam a regular as contrações cardíacas.
Certas são as mães que dão aos seus filhos uma fatia de papaia, no café matinal. Eles serão muito beneficiados com o uso diário desta fruta, obtendo melhor disposição para o aprendizado, uma vez que o seu consumo evita a fadiga mental, além de atuar na formação dos dentes e ossos e purificar o sangue.
A principal indicação é como digestivo, devido à enzima papaína ou pepsina vegetal encontrada em maior quantidade no suco leitoso de certas frutas verdes; no mamão, ela é encontrada também na polpa. Ela é um fermento digestivo e funciona tanto no estômago ácido, como no trato intestinal alcalino, atuando contra a fermentação intestinal e na diminuição do suco gástrico, nos casos de alimentação pesada, onde há excessiva quantidade de proteínas (carnes vermelhas, etc.), ou quando a pessoa come apressadamente, dificultando assim a digestão. É um ótimo alimento para convalescentes; pois sua polpa é fácil de mastigar e digerir. Ajuda a regular o intestino e é útil na redução do colesterol.
As sementes torradas são um ótimo remédio para eliminar vermes. As folhas maceradas são utilizadas para acelerar a cura de feridas ou úlceras nas pernas.
Os diabéticos também podem usar esta fruta gostosa e saudável, já que seu açúcar é a frutose, que ajuda a não aumentar a glicemia; além disso, contém muito potássio, útil para quem gosta de malhar (fazer bastante exercícios físicos).
Os que sofrem de prisão de ventre encontrarão um aliado em suas fibras, que ajudam a aumentar o peristaltismo, facilitando a evacuação. Use-o batendo no liquidificador a polpa da fruta, um copo de suco de laranja e uma ameixa preta sem caroços, pois tem ação levemente laxativa.
Muitas pessoas só comem mamão quando se hospedam em hotéis e provam aqueles sedutores cafés da manhã, esquecendo-se de usá-lo em casa e, assim, beneficiar toda a família.
Pessoas de idade e convalescentes também podem ter uma vida mais sadia usando e abusando do mamão, porque ele é atraente, gostoso e traz muita saúde. Seu valor energético para 100 g é de 36 calorias.
Lelington lobo Franco, escritor e químico-fitologista. Telefone: (041)3019-2196 E-mail: [email protected]