Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 19/10/2012
Noni: A Fruta dos Milagres
Noni ou amora indiana é uma fruta exótica, sem similar no combate às doenças. Originária da Ilha do Suriname, Polinésia, Taiti, Hawai e China, é um arbusto ou pequena árvore extraordinária, que atinge até 12 m de altura e apresenta um fruto esquisito, com formato de uma batata longa e aparência de um pequeno abacaxi.
Suas folhas são pequenas, muito verdes, de formato oval, com cerca de 300 mm de comprimento por 150 mm de largura. Possui flores brancas, axiais e incrustadas, aparecendo no verão e no outono. Após estas estações, surgem os frutos comestíveis, que quando maduros, apresentam aroma forte.
O suco de noni é um pouco amargo, porém misturado com outras frutas, como a uva, o seu sabor torna-se menos acentuado. Os nativos do Suriname consideram-na milagrosa, e há séculos tem sua aplicação nas dores musculares, artrite, hipertensão e nas doenças degenerativas como diabetes e câncer. Usa-se toda a planta, as sementes; as folhas, flores, cascas e raízes; porém é no suco que apresenta seus maiores princípios ativos.
A fruta é valorizada como medicamento universal pelos seus usuários. O suco do noni é repleto de propriedades medicinais, rica em vitamina C, grande varredora de radicais livres. A fruta tem uma grande demanda e é usada na medicina alternativa ou integrada, para ajudar a combater diversas enfermidades.
Seu nome científico é Morinda citrifotia, e pertence à família Rubiaceae, com mais de 80 espécies diferentes. De todas as espécies, é a única chamada de árvore da vida.
Seus principais princípios ativos são: proxeronina, que pertence a categoria das enzimas, conhecidas como lisoenzimas. Ajuda na absorção da endorfina, ativa as condições de bem-estar e dá ânimo às pessoas. No organismo, se transforma em xeronina, alcalóide situado num receptor celular adjacente à betaendorfina. Em conseqüência, dá mais vitalidade às pessoas.
A Damnacantal, substância isolada por pesquisadores da Universidade de Keyo e Instituto Biomédicas do Japão, que ajuda a retardar a até inibir multiplicações cancerosas.
Possui um fitonutriente chamado escopoletina, eficaz agente antiinflamatório nos casos de reumatismo, artrite, bursite e síndrome do túnel de carpo.
Faz desaparecer a dor da osteoartrite e tendinite em 3 dias de uso, segundo o médico Neil Solomon, graduado pela Johns Hopkins University, renomado líder em nutrição, autor do livro mais vendido no New York Times, colaborou mais de 20 anos no jornal de saúde do Los Angeles Time, comentarista da TV - CNN e um dos maiores estudiosos do noni nos Estados Unidos. As antraquinonas desta fruta, estimulam as atividades do aparelho gástrico, aumentando o fluxo da bílis, das secreções e das enzimas sendo efetiva no alívio das dores e como suplemento no tratamento do câncer.
Foram isolados da noni 150 nutracêuticos. O noni controla a diabetes, a hipertensão e o câncer. Segundo a Dra. Isabelle Abbot, reconhecida especialista em botânica e demais cientistas das Universidades de Stanford, Califórnia (UCLA), Metz (França) e Union College de Londres, com suas pesquisas, relataram que o suco do noni:
- Reforça o sistema imunológico, regulando a regeneração das células danificadas;
- Reduz a hipertensão;
- Possui propriedades antibacterianas;
- Interage com a melatonina e a serotonina, regularizando o sono.
- Inibe a função pré-cancerosa;
- Inibe o crescimento de tumores cancerosos,
- Extraordinário efeito analgésico.
Foi apresentada na Associação Americana de Pesquisas sobre o Câncer; em 1992, sobre o título: atividade antitumoral da Morinda citrifolia, com pesquisas do Departamento de Patologia e Farmácia da Faculdade de Medicina John Burns.
A fruta chegou aos Estados Unidos em 1996 e tem sido usada com sucesso absoluto, como campeã de vendas, tendo um faturamento de 30 milhões de dólares mensais, equivalente a 90% do mercado. Mais de dez mil pessoas foram pesquisadas sobre o uso do suco do noni e a conclusão foi de que quase 80% da pessoas foram beneficiadas com o seu uso.
Depois da explosão de vendas do suco nos Estados Unidos, Japão e Europa, já se encontra no Brasil (e-mail: [email protected]).
Parece que não há doença em que o xarope desta fruta tropical não tenha efeito.