Anúncios Especiais
-
Parceiros na Missão
postado em: 4/1/2013
Quem pensou “cereja”, acertou em cheio! Sim. Ela nutre, diminui a fome e ajuda a emagrecer.
Tanto as crianças como os adultos ficam fascinados com a cor vermelha viva e translúcida da pequena cereja, que enobrece uma taça de sorvete ou uma nata ou creme de uma salada de frutas.
Realmente, esta deliciosa frutinha vermelha e quase negra quando madura, tem uma polpa muito suculenta e doce. Árvore de pequeno porte, ela apresenta folhas brilhantes, com bordas serradas, frutinhas róseas ou vermelho-escuras, pequenas flores de pétalas brancas, às vezes róseas.
Ela veio da Ásia e aclimatou-se em muitos continentes: Recebe o nome científico de Prunus auinum, e pertence à família Rosaceae. É interessante verificar que o pedúnculo, ou o "rabinho" da cereja, na forma de chá, é um excelente diurético, realmente eficaz, constituindo um dos melhores diuréticos vegetais remineralizantes conhecidos, pois contém flavonóides, princípios ativos que tornam sua ação diurética suave e segura, praticamente sem efeitos secundários.
A própria frutinha ajuda as pessoas obesas a emagrecer, sem riscos de desequilíbrio dos minerais, garantindo propriedades remineralizantes ao nosso organismo. Suas fibras vegetais contêm pectina, com suave efeito laxante, evitando a prisão de ventre.
Possui ainda ácidos naturais como: ácido salicílico (formação básico do Melhoral ou ASS) com efeito antiinflamatório, além do ácido succínico e málico, que lhe dá sabor levemente ácido e que o torna depurativo do sangue, estimulando as glândulas digestivas. O ácido elágico, inibidor das células cancerígenas, presente em sua polpa é o que dá o valor anticancerígeno a esta pequena, mas extraordinária fruta, rica em minerais e grande auxiliadora do bom funcionamento das nossas articulações.
A cereja contém muitos minerais como o enxofre, necessário para evitar problemas vasculares e inativar os radicais livres, e cálcio, importante para pessoas idosas, grupo vulnerável à deficiência desse mineral. Com o envelhecimento, a absorção de cálcio no intestino fica mais difícil. Para compensar essa carência o organismo passa a tirar o cálcio dos ossos, tornando-os fracos e frágeis. Portanto, o cálcio ajuda no tratamento e na prevenção da osteoporose.
Contém também ferro, que evita a anemia e é essencial para a hemoglobina; fósforo, cuja deficiência leva à diminuição na produção de energia, fadiga e dificuldades de concentração e potássio, que ajuda a evitar a hipertensão e o derrame cerebral, proporcionando uma melhor desempenho aos atletas.
As cerejas ácidas são ótimas para cozinhar, engarrafar e fazer sucos ou licores. A cereja pode ser consumida in natura, como suco, sobremesa ou compota.
Cada 100 g da fruta fornece 47 calorias.
Lelington lobo Franco, escritor e químico-fitologista.
Telefone: (041)3019-2196 E-mail: Lelington50@yahoo.com.br