Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 17/4/2013
A Fruta “Prima” da Laranja
Mimosa, mexerica, polkan ou bergamota: Uma pitada de vitaminas e de saúde.
Muitos ingerem a tangerina sem saber de suas qualidades terapêuticas; pensam na vitamina C, e mais nada.
Trata-se de uma fruta muito aromática, de casca grossa e cor amarelo brilhante, sua polpa é avermelhada, com 10 a 12 gomos, muito suculenta.
Ela veio da terra oriental, da mesma terra da laranja. Originária da China, espalhou-se pelo Japão, Coréia, Europa e, mais tarde, em 1805, na América do Sul, chegando até a nossa mesa.
Seu nome científico é Citrus nobilis; é como se fosse prima da laranja, pertencendo à família Rutaceae. Sua casca é rica em óleo essencial, usada nas indústrias de perfume. Seu nome varia de acordo com a região na qual é cultivada. Alguns a chamam de mexerica, mimosa, polkam, bergamota ou mandarina.
É claro que algumas delas são enxertadas. As variedades são cravo, dancy e montenegrina. As outras como as clementinas e murcote são híbridas. A satsuma e a kumquat são conhecidas como tangerina japonesa ou chinesa. As clementinas e as satsumas são menos ácidas que os limões e têm a vantagem de serem fáceis de descascar. Existem ainda os tangors (híbridos da tangerina e da laranja) e as tângeras (híbridas da tangerina e das toranjas).
Essas frutas contém muitas propriedades e elementos importantes, como o ácido fórmico, com ação dissolvente sobre inflamações. Os óleos essenciais atuam como analgésicos, expectorantes e relaxantes.
Entre os muitos minerais, destacam-se: o potássio, necessário para manter a atividade cardíaca, além de recarregar os impulsos nervosos que proporcionam energia aos músculos; cálcio, que ajuda no combate à osteoporose e é neutralizante do ácido oxálico, necessário para a coagulação sanguínea; magnésio, que protege o revestimento arterial do stress, causado por mudanças repentinas na pressão arterial; enxofre, que depura o sangue e promove a resistência a bactérias, retarda o envelhecimento e aumenta a expectativa de vida; fósforo, que ajuda os neurônios e o crescimento celular.
A pectina presente ajuda os diabéticos, que têm lenta absorção de alimentos após as refeições. É benéfica para não deixar aumentar a taxa de glicose. Ajuda a diminuir o colesterol e os riscos de doenças cardíacas e cálculos biliares. Auxilia na manutenção do peso de pessoas que emagreceram. Apenas uma fruta, 10 minutos antes da refeição, tem a capacidade de evitar que os alimentos em sua maioria se transformem em glicose ou glicídios.
A vitamina C presente é generosa. Quem fuma, precisa dobrar a dose desta vitamina, pois chega-se à perder 25 mg do nutriente a cada cigarro. Uma tangerina por dia ajuda a recuperar a perda de nutrientes do organismo. Num estudo feito pelos pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, constatou-se que a alta ingestão de vitamina C pode combater câncer de cólon e reto.
Sua casca contém limonóides. A Dra. Clare Hasler, doutora em Nutrição da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, estudou essas substâncias e chegou à conclusão de que podem prevenir o câncer ao evitar os danos das substâncias tóxicas nas células do organismo e ainda, inibir a proliferação dos tumores.
Uma tangerina contém muitas fibras, que ajudam a combater a prisão de ventre e, em média cobre a necessidade diária de 60 mg de vitamina C, recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Contém também os poderosos flavonóides. Pesquisas científicas chegaram à conclusão de que os flavonóides são poderosas armas contra o infarto.
Há pouco tempo, descobriu-se que essas mesmas substâncias podem inibir o crescimento de células cancerosas, sobretudo nos pulmões e na próstata. O laboratório americano KGK Sinergize e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos chegaram a essa conclusão após examinar os dois tipos de flavonóides, na laranja e na tangerina.
Além de favorecer a absorção de vitamina C, elas melhoram a secreção dos sucos intestinais e o movimento peristáltico.
Finalmente foram desvendados alguns segredos da tangerina. Agora, é só saboreá-la em suco, geléias e doces. Seu valor energético numa dose de 100 g é de 44 calorias.