Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 10/11/2013
Esta Fruta Vale Por Uma Farmácia!
A jaqueira possui uma fruta tão pesada e de tamanho exagerado que chama a atenção dos consumidores, pelo seu aspecto exótico.
Ela veio de muito longe, lá da Ásia - na Conchinchina, com o nome de Nankga, adaptando-se muito bem em nosso país, como a maioria das frutas asiáticas. Nos Estados Unidos é conhecida como Jackwooe; em alguns países sul-americanos como castano.
A jaca recebeu o nome científico de Artocarpus heterophyllus Iam e pertence à família Moraceae.
A jaqueira é uma árvore grande que pode atingir até 20 m de altura e com um tronco de até 1 m de circunferência. Suas folhas são alternas, inteiras ou recortadas, as flores são pétalas saindo diretamente do tronco e do caule. Seu fruto é volumoso, de casca áspera, com pequenas pontas reticuladas. Sua coloração é verde-amarelada, com polpa branca, envolvendo sementes, com um perfume peculiar, meio enjoativo. Para tirá-la do caule é necessário cortar com uma faca afiada.
Existem duas espécies: a jaca mole de "pequeno peso", com peso de 3 a 10 kg, muito doce, podendo ser consumida ao natural ou em forma de doces; já a jaca dura, que chega a 20 kg, é usada mais para compotas, doces e vinhos.
Contém muitas fibras insolúveis que, por não sofrerem digestão no organismo, ajudam nos movimentos do intestino, denominados peristálticos, evitando o ressecamento fecal e, conseqüentemente, a prisão de ventre.
Nela, estão presentes a pectina, que ajuda a digestão, eliminando toxinas e metais pesados do organismo, além de colaborar na diminuição do colesterol e nos regimes de emagrecimento, se ingerida antes das refeições, evitando o rápido processamento da glicose e degradação das gorduras saturadas; frutose, que é absorvida lentamente pelo organismo, sendo menos complexa do que a glicose, servindo para diabetes e regimes.
Quanto aos minerais, destacam-se o iodo, necessário para a saúde da tireóide, para a prevenção do bócio e do aumento de peso, pois ajuda a metabolizar o excesso de gordura, evitando o retardo mental em crianças, o cobre, necessário para a saúde dos nervos, para a formação da hemoglobina e hemácias, para a pigmentação da pele e útil na formação de colágeno; o fósforo, ótimo para os neurônios, para o crescimento celular, para a contração dos músculos cardíacos, além de evitar o cansaço físico e mental; ferro, necessário para a produção de hemoglobinas e oxigenação das hemácias, importante para gestantes e crianças anêmicas; o cálcio, que ajuda na formação e fortalecimento de ossos e dentes. A sua deficiência pode resultar em câimbras, nervosismo, juntas doloridas e insônia.
Contém as seguintes vitaminas: A, que evita a cegueira. Aumenta a imunidade do organismo, protege contra infecções e retarda o processo de envelhecimento celular. As proteínas não podem ser processadas sem a ajuda desta vitamina, que também auxilia na prevenção do câncer; C, que protege contra resfriados, gripes e infecções, evita a arteriosclerose, o stress, aumenta a imunidade e protege contra câncer; vitaminas do complexo B, que melhoram a circulação, a memória, evitam câimbras, cansaço físico e mental e ajudam a manter pele, cabelos e nervos saudáveis.
A ingestão da jaca ajuda no combate à tosse rebelde, além de ser digestiva e levemente diurética. Com os minerais e vitaminas contidos na jaca, ninguém que a consuma fica cansado ou indisposto.
Em tempo: Cada 100 g de jaca contém 52 calorias.
Lelington lobo Franco, escritor e químico-fitologista. (41)-8403-9450 Tim E-mail: [email protected]