Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 26/12/2014
Fruta Saborosa Que Combate a Anemia e Hipertensão
A cor e o formato do moranguinho chamam a nossa atenção, pelo seu colorido vermelho vivo, salpicado de sementes amareladas e seu perfume. É uma planta originária da América do Norte e outras partes da Europa. Desenvolvese em climas frios ou temperados, por isso, adapta-se muito bem nas regiões Sul e Sudeste de nosso país.
O fruto que chamamos de morango é aquela parte vermelha, muito gostosa e suculenta, que na verdade, é um pseudofruto, uma influorescência carnosa e um receptáculo para as frutinhas, que são os aquênios (sementes pretas ou pequenos pontinhos que cobrem sua superfície).
O morangueiro é uma planta herbácea rasteira que normalmente não ultrapassa 20 cm. Tem caule rastejante e pertence à família Rosaceae, a mesma das maçãs, rosas, pêra e cereja.
Normalmente, cresce e se desenvolve em dois meses, e pode ser colhido em seguida. Recebe o nome científico de Fragaria vesca, sendo que Fragaria é uma palavra latina que significa aroma ou fragância. A espécie mais cultivada e comum no Brasil é uma variedade introduzida pelo Instituto Agronômico de Campinas, que recebeu o nome de campinas, tem tamanho médio e é mais adocicado. Com isso; surgiram outras espécies como: reiko, guarani, sekoia, konway.
Valor medicinal
Rico em frutose (açúcar das frutas) e sacarose, porém pobre em carboidratos, servindo muito bem para quem precisa perder peso. Contém quantidade regular de ácido salicílico e também ácidos cítrico e málico, que ajudam a combater a anemia, por favorecerem a absorção de ferro, tornando-o um excelente alimento para macrobióticos e vegetarianos, que
não comem carne vermelha.
As vitaminas encontradas: Vitamina A (ácido ascórbico), que ajuda a boa visão, protege a pele, impede infecções e ajuda no sistema imunológico; Vitamina C (ácido ascórbico), que fortalece o sistema imunológico, alivia alergias, combate infecções e é útil contra o câncer; K, cuja deficiência causa esquinoses e manchas roxas na pele, principalmente nas pernas. Combate algumas espécies de tumores; B 1 (tiamina), que ajuda no controle do diabetes, das doenças cardíacas e neurológicas; B 2 (riboflavina), que protege contra radicais livres, câncer e anemia, melhorando também o desempenho dos esportistas.
Contém os seguintes minerais: ferro, que beneficia o equilíbrio sanguíneo, combate a anemia ferropriva e ajuda na formação de hemoglobina; cálcio, que beneficia a boa formação mental e aumenta a resistência dos atletas; magnésio, que protege contra doenças cardiovasculares; útil na hipertensão (pressão alta) e nos problemas da próstata. É eficaz também no tratamento de convulsões em gestantes e impede o parto prematuro.
É rico em fibras, que agem no trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre e ajudando a eliminar as toxinas do organismo.
É indicado também para problemas de gota e hipertensão, pois os minerais presentes em sua composição neutralizam o excesso de ácido úrico no organismo. A gota ocorre quando há muito ácido úrico no sangue, nos tecidos e na urina. O ácido úrico cristaliza-se nas juntas, agindo como abrasivo, causando sensibilidade e dor.
As vitaminas presentes no moranguinho também ajudam a diminuir o ácido úrico no sangue. A hipertensão arterial (pressão alta) é controlada pelos minerais existentes no moranguinho. Vendo o moranguinho, você nem imagina que ele tem tantas propriedades fantásticas que ajudam em sua saúde, não é verdade?
O cantor e apresentador Ronnie Von, em seu programa “Mãe de Gravata”, ficou fascinado com os morangos que lhe trouxeram. Pegando um, exclamou: "Obrigado, meu Deus, por esta fruta tão deliciosa."
É interessante notar que a safra anual brasileira passa de 10 milhões de caixas de 4 quilos. Infelizmente, não há registros da produção total do país, já que o IBGE não faz controle mensal das safras de morango. No entanto, o Brasil é auto-suficiente na produção, sem necessitar de importação.
Agrotóxicos
Os morangos cultivados com defensivos agrícolas normalmente são maiores, estufados e aquosos, com sabor pouco acentuado e com formato irregular. É necessário o uso de agrotóxicos em superproduções, pelo fato de o morangueiro ser suscetível a doenças e pragas como ácaros, pulgões e saúvas. Segundo os agrônomos, não há outra maneira de protegê-los a não ser com fungicidas e inseticidas.
Muitos agricultores extrapolam no uso de agrotóxicos, para obterem safras recordes. Com isso causam a contaminação da fruta por resíduos químicos. Muitos não obedecem ao prazo de carência entre a pulverização e a colheita, um período necessário para inativar a ação dos defensivos.
Dificilmente, porém, o morango causa intoxicação, principalmente se os resíduos estiverem dentro dos padrões da OMS (Organização Mundial de Saúde). Os morangos cultivados sem agrotóxicos são menores e têm consistência mais rígida, cor bem vermelha e formato uniforme. A casca é pontilhada de sementinhas, em quantidade superior aos cultivados quimicamente.
Lavar bem a fruta antes de comê-la é o ideal. Seria bom colocá-la numa vasilha com limão ou vinagre, na proporção de 20 ml para cada litro de água.
Se ao comprar a fruta, você tomar cuidado com a procedência, já será meio caminho andado. Prefira aquelas que trazem uma etiqueta que identifica que o produto é livre de agrotóxicos.
Seguindo todos os cuidados na compra da fruta; você terá em suas mãos um manjar digno dos deuses que tem eficácia na remineralização do ferro, cuja ausência causa anemia, assim como ajuda no tratamento do reumatismo e na normalização da pressão alta.
Os morangos podem ser ingeridos em estado natural, batido no liquidificador com leite ou ainda em compotas ou sorvetes, que deixam qualquer pessoa com água na boca.
Cada 100 g de morango contém cerca de 36 calorias.