Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 14/10/2018
O abacateiro é uma árvore altaneira de belo porte, que chega a 20 m de altura. Suas folhas são abundantes, de cor verde ou castanho-claro. O fruto tem a forma de uma grande pera, com uma enorme semente e polpa gordurosa, amarelada, de excelente sabor. É oriundo da América Central e cultivado em regiões tropicais.
Existem três tipos de abacate: o mexicano, o guatemalense e o antilhano, este último cultivado no Brasil. O avocado é uma mistura de 2 tipos de abacates e surgiu nos Estados Unidos, sendo cultivado em nosso país após 1980. Ele é pequeno, de casca verde rugosa e mais rica em gorduras monoinsaturadas, praticamente não forma colesterol no nosso organismo.
O uso regular do abacate na alimentação beneficia as artérias, reduz o colesterol e a pressão arterial e dilata os vasos sanguíneos. O ácido oleico, seu principal componente de gordura monoinsaturada, bloqueia a toxidade do mau colesterol, conhecido como o destruidor das artérias.
Especialistas em doenças cardíacas desaconselham os ácidos graxos (gorduras saturadas)de origem animal, pois elevam os níveis de colesterol no sangue, acumulando-o nas artérias e obstruindo-as. A degeneração das veias circulatórias acaba provocando acidentes vasculares.
Por isso os especialistas recomendam a ingestão de gorduras monoinsaturadas, como a do abacate.
O grupo dos ácidos monoinsaturados atua de modo seletivo, eliminando o LDL, responsável pelo acúmulo de colesterol no sangue.
As substâncias ativas do abacate são: testerol e lecitina, que tornam eficaz no tratamento das artroses, reumatismo e gota.
O chá de suas folhas ou o pó do seu caroço torrado e moído acabam rapidamente com a diarreia.
O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácidos oleico, linoleico e palmítico.
O abacate possui ainda glutationa, capaz de bloquear cerca de 30 agentes cancerígenos diferentes.
Óleo do abacate
Em sua tese de doutorado na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), da Unicamp, a nutricionista Cibele Priscila Busch Furlan mostra que sim. O estudo inédito no mundo, concluído na Universidade de Lund, na Suécia, comprova que o óleo extraído do abacate – ingrediente comum nas cozinhas do México – é capaz de diminuir rapidamente o colesterol, a glicemia e o triglicérides.
Cibele trabalhou com o fitosterol isolado, que é uma espécie de “colesterol” das plantas. Ao ser aplicado em animais induzidos a uma dieta pesada em gordura saturada, ele apresentou efeitos positivos.
Primeiro, ela fez uma caracterização dos compostos presentes no óleo do avocado que durou uma média de seis meses. Em seguida, foi desenvolvido um ensaio experimental que levou mais um ano. O processo de desenvolvimento do estudo clínico até sua finalização durou igualmente um ano. A nutricionista permaneceu por sete meses morando na Suécia, onde o estudo clínico ocorreu
A polpa do abacate é bastante energética; em 100g da fruta contém 198 calorias.