Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 10/10/2017
Texto: Elizeu C. Lira | Raphael Teixeira
Qual é a grande diferença entre aqueles que estão no verdadeiro caminho da PERFEIÇÃO & os que estão tentando subir para o Céu – escalando o “pau de sebo” do PERFECCIONISMO???
- Os que estão no verdadeiro caminho da PERFEIÇÃO, dizem como Paulo: “Não que eu o tenha já recebido ou já obtido a PERFEIÇÃO; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus” (Filipenses 3:12).
Já os que estão os que estão tentando subir para o Céu – escalando o “pau de sebo” do PERFECCIONISMO, consideram-se os “bons”, “justos” e/ou PERFEITOS: “Propôs também esta parábola a alguns que CONFIAVAM EM SI MESMOS, POR SE CONSIDERAREM JUSTOS, E DESPREZAVAM OS OUTROS” (Lucas 18:9).
- Os que estão no verdadeiro caminho da PERFEIÇÃO, clamam que nem Paulo: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Romanos 7:24).
Já os que estão os que estão tentando subir para o Céu – escalando o “pau de sebo” do PERFECCIONISMO, jactam-se até diante de Deus da sua própria performance espiritual e da sua PERFEIÇÃO: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho” (Lucas 18:11-12 NTLH).
- Os que estão no verdadeiro caminho da PERFEIÇÃO, reconhecem que pecado é muito mais do que atos, palavras e pensamentos pecaminosos; PECADO É AQUILO QUE SOMOS: “Eu NASCI NA INIQUIDADE, e em pecado me concebeu minha mãe”(Salmo 51:5).
Já os que estão os que estão tentando subir para o Céu – escalando o “pau de sebo” do PERFECCIONISMO, pensam no pecado como “apenas” algo externo, atos; no entanto, a Palavra de Deus é clara: “Pelo que ainda que te laves com salitre e amontoes potassa, continua a mácula da tua iniqüidade perante Mim, diz o Senhor Deus” (Jeremias 2:22).
- Os que estão no verdadeiro caminho da PERFEIÇÃO, reconhecem a sua total impotência em – por si mesmos – oferecerem ao DEUS SANTO uma PERFEITA OBEDIÊNCIA: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim” (Romanos 7:18-21).
Já os que estão os que estão tentando subir para o Céu – escalando o “pau de sebo” do PERFECCIONISMO, acham-se superiores às demais pessoas e pensam estar em um “plano espiritual superior”, passando a julgar e criticar os demais irmãos de fé: “Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus” (Romanos 14:10-11). “Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus” (Romanos 3:19).
Os que estão no verdadeiro caminho da PERFEIÇÃO, reconhecem que são impotentes e incapazes de produzir a JUSTIÇA PERFEITA, COMPLETA, O TIPO DE JUSTIÇA QUE DEUS BUSCA & O ÚNICO TIPO DE JUSTIÇA QUE ELE (DEUS) ACEITA; portanto alegram-se e gloriam-se INTEIRAMENTE, COMPLETAMENTE & SOMENTE na JUSTIÇA DE CRISTO: “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e JUSTIÇA, e SANTIFICAÇÃO, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1:30-31).
“Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias” (Isaías 61:10).
“Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus” (Apocalipse 19:7-9).
Já os que estão os que estão tentando subir para o Céu – escalando o “pau de sebo” do PERFECCIONISMO, confiam na sua própria performance espiritual, no seu desempenho como cristãos, em SUA PRÓPRIA JUSTIÇA e/ou PERFEIÇÃO como aquele fator ou elemento que os colocará no Céu, no banquete das Bodas do Cordeiro: “Porquanto, DESCONHECENDO A JUSTIÇA DE DEUS E PROCURANDO ESTABELECER A SUA PRÓPRIA, NÃO SE SUJEITARAM À [JUSTIÇA] QUE VEM DE DEUS” (Romanos 10:3).
“Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial e perguntou-lhe: AMIGO, COMO ENTRASTE AQUI SEM VESTE NUPCIAL? E ele emudeceu. Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 22:11-13).
- Os que estão no verdadeiro caminho da PERFEIÇÃO, não se sentem mais SANTOS do que ninguém; muito pelo contrário, eles se sentem (individualmente) o maior dos pecadores: “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (I Timóteo 1:15).
Já os que estão os que estão tentando subir para o Céu – escalando o “pau de sebo” do PERFECCIONISMO, estão sempre se comparando com as demais pessoas e, por sua vez, sentindo-se superiores a elas: “Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho” (Lucas 18:10-12).
- Os que estão no verdadeiro caminho da PERFEIÇÃO, vivem & transbordam a ALEGRIA DA SALVAÇÃO e, desta forma, CONTAGIAM POSITIVAMENTE a todos aqueles com quem entram em contato: “Restitui-me a ALEGRIA DA TUA SALVAÇÃO e sustenta-me com um espírito voluntário. ENTÃO, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, E OS PECADORES SE CONVERTERÃO A TI” (Salmo 51:12-13).
Já os que estão os que estão tentando subir para o Céu – escalando o “pau de sebo” do PERFECCIONISMO, estão sempre incomodados consigo mesmos e, mui especialmente, incomodados com o desempenho espiritual dos outros: “Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus” (Romanos 10:2-3).
- Os que estão no verdadeiro caminho da PERFEIÇÃO, vivem & transbordam o AMOR de Deus por TODOS os perdidos: “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente” (I Pedro 1:22).
Já os que estão os que estão tentando subir para o Céu – escalando o “pau de sebo” do PERFECCIONISMO, vivem a julgar e acusar seus irmãos, desconsiderando que esta é a OBRA DE SATANÁS: “Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus” (Apocalipse 12:10).