Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 12/06/2019
A GRANDE CENA DO JUÍZO - II
Digno é o Redentor - Apo 5
INTRODUÇÃO
Vimos no capítulo anterior (Apo 4), que estava formada uma Cena do Juízo, no Lugar Santíssimo. Havia um trono montado no Céu, em que estava sentado um Ser resplendente com a aparência da glória de pedras preciosas e raras, como o jaspe e o sardônio, representando justiça e juízo. Ao redor do trono havia um arco-íris, semelhante à esmeralda, indicando o verde da esperança, que nos vem do trono de Deus.
E havia 4 seres viventes que são querubins ao redor do trono, que servem como guardiões, ou sentinelas para guardar o trono, e eles têm uma aparência quádrupla, representando a Cristo em Suas várias características como o Messias. Havia também ao redor do trono, outros 24 tronos e nestes assentados 24 anciãos que são os juízes que nos representam, nesta Cena do Juízo Final, que começou em 1844 e, após a Volta de Cristo, se estenderá até o final do Milênio.
Agora, chegamos ao capítulo 5, e a cena do Juízo montado continua, com os mesmos personagens, com o Presidente, que é o Ancião de Dias, os 4 querubins sentinelas, os 24 anciãos juízes que eram anjos. Mas faltam alguns personagens que serão vistos neste importante capítulo.
I – O LIVRO MAIS IMPORTANTE
Vamos começar com Apo 5:1: “Vi, na mão direita dAquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos.
João viu que o Presidente, o Ancião de dias, o próprio Deus, que estava sentado no trono central e segurava um Livro, na Sua mão direita.
A pergunta que não quer calar é: Que Livro é este?
Note as características:
1. Foi escrito por dentro e por fora. Por quê? Porque este era o modo de fazer com que um livro não tivesse acréscimos. Isto era feito antigamente, como garantia. Hoje, nos cartórios também se usam deste método: as páginas escritas não tem entrada de parágrafo, não tem recuos, são totalmente preenchidas. As palavras deste Livro de Deus não podem ser acrescentadas. Não há espaço. Tudo já está escrito antecipadamente acerca do grande Conflito. No Apocalipse, temos a advertência de que nada deve ser tirado nem adicionado. (Apo 22:18-19).
2. Este Livro está selado. Por que selado? Primeiro, porque é impossível ler o seu conteúdo. O profeta Isaías disse, certa vez, falando de uma visão: “Toda visão já se vos tornou como as palavras de um livro selado, que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele responde: Não posso, porque está selado.” (Isa 29:11). De fato, as palavras de Deus contidas nesse Livro estão seladas e ninguém pode ler o seu conteúdo. Segundo, há uma outra razão: este Livro é como um tesouro guardado, e lacrado. Disse Deus num dos últimos cânticos de Moisés: “Não está isto guardado comigo, selado nos meus tesouros?” (Deut 32:34). Este Livro é um tesouro de Deus. Este Livro é o livro mais precioso do que um tesouro guardado e escondido na terra.
3. O Livro tem 7 Selos. Como sabemos, o número 7 é símbolo de algo que está completo e perfeito. Portanto, o Livro está completo em sua História, não falta nada, e é perfeito em seu conteúdo, que ainda é um mistério, e não foi aberto. Só será aberto no grande Dia do Juízo.
4. Este Livro está na destra de Deus. Isto significa propriedade e segurança. O Livro pertence a Deus e não poderia estar mais seguro, a não ser na mão direita de Deus.
Tendo visto as características do Livro, vamos responder a pergunta: Que Livro é este? Este Livro tem muitos nomes.
1. Este é o Livro do Juízo. Esta é uma cena do Juízo Final e aqui está o Livro do Juízo. Aliás, só para nos lembrar, no Juízo, temos vários livros e todos estão dentro deste Livro selado. Este Livro contém o livro do pecado, o livro memorial, e o livro da vida (Jer 2:22; 17:1; Mal 3:16; Apo 20:12).
Mas este Livro tem outros nomes significativos:
2. Este é também o Livro da Lei, porque contém todas as leis e mandamentos de Deus. A Lei é a própria base do Juízo. (Tia 2:12). Todos serão julgados pela norma da Lei divina. No passado, quando um rei tomava posse de um reino, ele recebia um livro, que era o Livro da Lei (Dt 17:18). No Juízo Final, esse Livro será dado ao Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apo 5:5; 17:14; 19:16). É o Livro da Lei, a base do Juízo.
3. Outro nome: é o Livro do Destino. Neste Livro está o destino de todos os seres humanos. Todas as criaturas terão o seu futuro decidido pelo Livro do Destino. No Juízo, todos os casos estarão decididos por este Livro (Apo 20:13).
4. Um outro nome é o Livro da Herança. Quando Adão pecou, perdeu a herança deste mundo, e todos os seus filhos estariam sem um lugar para habitar porque estavam sem uma herança. Esta Terra passou para o inimigo de Deus, e precisava ser redimida, a fim de que o ser humano pudesse herdar o Reino de Deus novamente. “Bem-aventurados os mansos (os justos) porque eles herdarão a Terra”, disse Cristo. Mas isto só seria decidido no Juízo Final.
5. Este também é o Livro da História. Nas palavras de Ellen G. White, o livro selado contém "a história das providências de Deus, e a história profética das nações e da igreja. Nesse livro, estavam contidas as declarações divinas, Sua autoridade, Seus mandamentos, Suas leis, todo o conselho simbólico do Eterno e a história de todos os poderes que governam as nações. Em linguagem simbólica, estava contida naquele livro a influência de toda nação, língua e povo desde o início da história da Terra até seu fim" (Ellen G. White, Manuscript Releases, v. 9, p. 7).
II – A QUESTÃO MAIS IMPORTANTE
Qual é a questão mais importante no grande Conflito? João, então, viu um anjo forte que se aproximou diante da inumerável multidão reunida, que incluía os milhões de anjos:
Apo 5:2-3: “2 Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? 3 Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; 4 e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.”
A grande questão no Conflito dos Séculos é esta: “Quem é digno de abrir o Livro e de lhe desatar os selos?” Um anjo forte, que possivelmente fosse Gabriel que substituiu a Lúcifer, apresenta a questão diante de todos os representantes dos mundos. Era a questão mais importante porque implicava na Salvação da Humanidade e na reivindicação do Caráter de Deus. O Livro tinha a resposta para essas questões, e aquele que pudesse abrir o Livro, desatando os selos seria o Remidor da Humanidade. Poderia haver alguém dentre todo o Universo que fosse digno de abrir o Livro e os Selos? O texto diz que não havia ninguém que fosse digno.
Então, se nota uma visão muito peculiar: João “chorava muito”; ele se envolveu emocionalmente. Alguns teólogos entendem Apocalipse 4-5 como a inauguração da Investidura de Cristo, ao assumir o Reino da graça, e ser entronizado no Santuário Celestial. Mas, se aquela cena era de Investidura, então era um momento de alegria pela inauguração do Santuário, não de tristeza e choro. Ele não chorava num momento de festa.
Mas por que João chorava? Chorava porque se ninguém aparecesse aprovado e digno, a Humanidade ficaria sem herança, destinada a virar pó, sem um reino e sem vida, sem salvação, perdida para sempre. Ele chorava porque diante da questão mais importante parecia não haver solução. Era uma situação muito tensa: Não havia ninguém que fosse digno em todo o Universo.
III – A PESSOA MAIS IMPORTANTE
Mas o que acontece, em meio ao choro angustioso do apóstolo? Apo 5:4: “Um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o Livro e os seus sete selos.” Veio um dos anciãos e consolou a João: Não chores, porque há Alguém que é capaz de abrir o Livro e os seus selos. Esta era a maior consolação: o grande problema foi resolvido; há Alguém que pode abrir o Livro.
Mas quem é Ele? O anjo explica:
1. Ele é “o Leão da tribo de Judá.” Esse título que vem dos escritos de Moisés (Gn 49:9) é de Jesus. O leão é um símbolo da realeza, como o rei dos animais, e aqui representa a Cristo em Sua Divindade, porque como Leão, Cristo vence os Seus inimigos, como Rei dos reis, invencível e imortal.
2. Ele é “a Raiz de Davi.” Ele veio do “tronco de Jessé” (Is 11:1), pai de Davi que era rei. E, se Davi era rei, Cristo também é Rei em Sua natureza humana, portanto, Rei do Seu povo, Rei da Humanidade.
3. Ele é o Vitorioso, porque, diz o anjo, Ele venceu para abrir o Livro e os seus 7 selos. Cristo venceu a Herodes que queria matá-lO, logo ao nascer. Cristo venceu a Satanás com suas tentações no Deserto e em toda a Sua vida na Terra. Cristo venceu no Getsêmani, e no Calvário, pagando o preço da Salvação da humanidade e ainda saiu vitorioso na Ressurreição para Se levantar e dar vida eterna ao Seu povo. Cristo é o Vencedor em todas as batalhas.
Portanto, se Ele é Rei divino, se Ele é Rei humano, e se Ele é Rei vitorioso, então, Ele é digno de abrir o Livro, desatar os Selos, e não existe no Universo alguém mais digno do que Jesus Cristo. Ele não somente é digno, mas o Único digno e capaz de abrir o Livro e os seus 7 selos.
Mas a Quem o apóstolo viu? Apo 5:6: “Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.”
Que contrastes se apresentaram! O apóstolo esperava um leão, e eis um Cordeiro; esperava Um que tivesse vencido, e em vez disso, viu Um que tinha a aparência de ter sido morto; esperava Um que tivesse a majestade de um rei, e em lugar dele, viu o símbolo da humilhação (Fil 2:8).
Mas quem é Ele?
4. Ele é o Cordeiro. João estava ouvindo falar de um Leão, mas vê um Cordeiro em pé no meio do trono. Ele ouve e vê, e soma os característicos dEsse que foi apontado como o Único digno.
Note as virtudes desse Cordeiro.
Ele tinha 7 chifres. Chifres são símbolos de poder e aqui vemos a plenitude do poder de Cristo. Portanto, este é um símbolo de Sua onipotência.
Ele tinha 7 olhos, que são símbolos de perfeita sabedoria, e, portanto, de Sua onisciência. No Velho Testamento os sete olhos (significando onisciência) pertencem a Jeová (Cf. Zc 4.10). Logo, Cristo, o Cordeiro também tem o nome de Jeová, que significa o Eterno.
Ele tinha os 7 Espíritos, enviados por toda a Terra, que simbolizam a onipresença de Cristo, bem como exaltam a plenitude do Espírito Santo diante do trono de Deus (Apo 1:4).
Se Ele é onipotente, onisciente, e onipresente, e tem o nome de Jeová por ser eterno, esse Cordeiro é divino, igual a Deus, porque só Deus tem esses atributos; mas se Ele foi morto, então Ele também é humano em sua natureza. Não havia ninguém mais importante do que Jesus que foi digno para abrir o Livro e os selos.
IV – A COROAÇÃO MAIS IMPORTANTE
Então, finalmente, o que aconteceu? Se nosso Senhor Jesus Cristo foi apresentado com tantas virtudes e, portanto, foi considerado o Único digno em todo o Universo para abrir o Livro, qual é o próximo grande acontecimento?
Apo 5:7: “Veio, pois, e tomou o Livro da mão direita dAquele que estava sentado no trono.”
Esta é uma Cena impressionante. João diz que Ele “veio”, exatamente como disse Daniel, que “veio” [NKJV, AV] nas nuvens do Céu Um “como o Filho do Homem” e não se dirigiu à Terra, como na Segunda Vinda (Jud 14) mas ao Ancião de Dias, e note: “e O fizeram chegar até Ele” (Dn 7:13), o que sugere uma cerimônia solene, com pessoas importantes em cargos elevados. Agora, Cristo estava já no meio do trono, e diante dos 4 querubins, frente aos 24 juízes nos seus tronos, diante das testemunhas de milhões e milhões de anjos (5:11). Então, Cristo Se aproxima do Pai, recebe e toma dEle o Livro do Destino da Humanidade, o Livro da Herança e do Reino eterno.
Enoque, o sétimo depois de Adão, referindo-se à Segunda Vinda, também disse que “veio o Senhor entre Suas santas miríades.” Mas para que veio? Veio “para exercer Juízo contra todos... os ímpios” (Jud 14-15). Esta é uma fase do Juízo. Aquela de Apocalipse 4-5 já se trata do Dia em que Cristo recebe o Livro da Herança, toma posse do Reino, e volta para levar os Seus súditos. (Dan 7:9,13-14; Luc 19:12).
Então, depois que passar o Milênio, Cristo será novamente e de modo final, coroado como o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Será um dia de excelente glória. Será o Dia de máxima vitória. Então, todos os habitantes do mundo e do Universo hão de se inclinar diante de Cristo, e até mesmo Satanás e todos os seus anjos rebeldes (Fil 2:9-11). Será a maior e mais importante Coroação de toda a História do Universo: Jesus Cristo será coroado por toda a eternidade como Rei daqueles por quem Ele morreu na Cruz do Calvário.
V – O LOUVOR MAIS IMPORTANTE
O que aconteceu então?
Quando Cristo tomou o Livro, isso era uma indicação para ser Rei, como no Antigo Testamento os reis ao serem empossados, recebiam o Livro da Lei (Deut 17:18). Então, temos a Coroação de Cristo sendo enaltecido por isso num louvor universal extraordinário.
1. O Louvor das Sentinelas e Juízes: Apo 5:8-10.
Eles se prostram diante do Cordeiro e O adoram. Mas o que têm eles nas mãos, que certamente chama a atenção de todos? Eles têm cada um deles uma harpa, com a qual ministram a música, e taças de ouro com incenso, que são as orações dos santos. Nossas orações não sobem inúteis, mas são registradas no Livro do Cordeiro, e colocadas nas taças dos 24 anciãos (anjos) que são juízes ministradores a fim de poder nos julgar com justiça e garantir a nossa salvação (Heb 1:14).
Qual é o seu louvor? “9 Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação, 10 e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.”
Há 7 pontos salientes aqui neste louvor:
1. O reconhecimento: “Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos”
2. A razão: “porque foste morto”
3. A redenção: “com o teu sangue compraste”
4. O propósito: “para Deus”
5. Os eleitos: “os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação”
6. Os cargos: “os constituíste reino e sacerdotes”
7. O domínio: “reinarão sobre a terra”.
2. O Louvor dos Anjos: Apo 5:11-12. Não só os seres viventes (sentinelas) e anciãos (juízes), mas todos os anjos. Quantos anjos? As sentinelas são numeradas como sendo 4. Os juízes são 24. Mas os anjos são incontáveis como “milhões de milhões e milhares de milhares”. Um número fantástico de seres que servem a Deus e a Cristo espontaneamente e nunca pecaram.
Qual é o seu louvor? “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.”
Além de repetir o louvor de reconhecimento (Digno é o Cordeiro, que foi morto), os milhões de anjos exaltam e cantam as 7 nobrezas que são merecidas pelo Cordeiro Jesus Cristo, que Lhe devemos:
1. Poder: crédito da onipotência
2. Riqueza: posse de todo o Universo
3. Sabedoria: crédito da onisciência
4. Força: crédito da capacidade
5. Honra: crédito da reputação
6. Glória: o maior louvor devido
7. Graças: grato reconhecimento
3. O Louvor do Universo: Apo 5:13-14. Agora, todas as criaturas e habitantes de todos os mundos deste vasto e imenso Universo estão louvando: “Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.”
Agora, neste louvor universal, temos um resumo de tudo o que foi dito além de se reunir as duas Pessoas da Divindade num mesmo louvor:
1. Deus o Pai, por Sua Criação, num mundo de hoje, em que se prega o Ateísmo, o Evolucionismo, o Panteísmo, o Existencialismo, o Espiritismo, o Materialismo e o Imortalismo. Todas as 7 filosofias que tentam retirar a Deus da Criação, e colocar ao homem como o senhor, estão destinadas ao fracasso completo e esmagador.
2. A Cristo o Filho, por Sua Redenção, em um mundo que prega a salvação pelas obras do homem.
Este será o eterno louvor de Deus como Criador de todas as coisas, visto em Apo 4, e Cristo como Redentor, visto em Apo 5. Cristo é o Cordeiro de Deus que foi morto por ter Se entregue pela salvação da Humanidade. Ele pagou o preço de sangue, como de cordeiro, sem defeito, sem mácula, perfeito, e assim foi constituído Redentor e Salvador, a fim de reunir um povo para o Seu Reino.
Esta é a mensagem de Apocalipse 5. O grande objetivo é para que sejamos salvos individualmente e para que possamos nos unir à hoste de inumeráveis anjos e criaturas de todos os mundos do universo, em glória e louvor a Deus que nos reservou um reino de infinitas e eternas glórias.
Você está se preparando para aquele glorioso dia? Já entregou a sua vida para Aquele que morreu por você? Você fará parte daquele louvor universal? Espero que todos estejamos lá, para honra e glória de Deus e de Cristo, ajudados pelo Espírito Santo, que também está no trono da Divindade (Apo 1:4; 5:6).
Pr. Roberto Biagini
Mestre em Teologia
[email protected]