Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 5/9/2008
Sem Medo de Viver
Desde muito cedo, os iniciados na fé cristã aprendem que Deus é onisciente e onipresente. Ele conhece todas as coisas. E está em todo lugar. Esses atributos divinos estão bem evidentes no Salmo 139, um dos mais belos poemas escritos por Davi.
Examinando atentamente esse poema, concluímos ser impossível desfrutarmos o melhor da vida sem que estejamos confiantes e seguros de que Deus já tomou todas as providências para nos ajudar a enfrentar, administrar e superar conseqüências de erros cometidos, e revezes que nos assaltam.
Ele vai à nossa frente, aplainando caminhos, preparando oportunidades, abrindo portas, e até condicionando pensamentos e reações de pessoas com as quais nos defrontaremos. Isso representa uma fonte inesgotável de paz interior.
Já no início do poema, Davi se mostra preso pela convicção de que Deus o conhece melhor do que ele mesmo se conhece: “Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra não me chegou à língua, e Tu, Senhor, já a conheces toda“ (Salmo 139:1-5).
Capturados por essa convicção da onisciência divina, também somos ajudados a aliviar o peso que às vezes nos impomos, quando assumimos que devemos administrar a vida sozinhos, com nossas limitadas habilidades, esquecidos de que nossa vida já está sob Seu controle.
A verdade é que não existe uma área de nossa existência na qual Deus não Se faça presente, desde antes que nascêssemos. Ele conhece tudo a nosso respeito: os pensamentos mais íntimos e a maneira como vamos expressá-los. Invade nossa mente, imprimindo-nos a certeza de que não apenas nos conduz aqui e agora, mas, ao mesmo tempo, já se encontra esperando-nos em nosso futuro.
É aqui que passamos da compreensão de Sua onisciência para a de Sua onipresença. Podemos estar certos de que Deus já está presente em situações e lugares ainda desconhecidos para nós. O salmista imaginou lugares aos quais pudesse ir, na tentativa de esconder-se de Deus, e concluiu que Ele nunca estará ausente em nenhum lugar ou circunstância: “Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a Tua mão e a Tua destra me susterá” (Salmo 139:7-10).
Não precisamos temer o futuro. Deus nos criou para Si mesmo e nunca nos deixará ao léu da própria sorte. Davi prosseguiu dizendo que o Criador o conheceu muito antes de ele nascer e havia programado todos os seus dias (vs. 15-18).
Isso significa que Deus tem um propósito e um plano pessoal, individualizado, para cada um de nós, não estabelecido para mais ninguém. Conhece-nos intimamente, conhece o material com que foi formada nossa personalidade e, assim, estabeleceu um plano a fim de que cada um de nós desfrute vida plena, cheia de Sua presença, sem culpa, temores, ansiedades ou desespero.
Tudo o que necessitamos é aprender a viver confiantes em Sua direção, visualizando pela fé e em doce expectativa a mesa farta de bens que Ele nos está preparando.
Alguém já disse que “nada está aparentemente mais ao desamparo, mas na realidade é mais invencível e segura do que a pessoa que sente sua total carência e se atira confiantemente nos braços de Deus.” É assim que devemos viver.