Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 10/7/2015
A Graciosa Ira de Deus
"A ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela justiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou" (Romanos 1.18-19).
— E se você descobrisse que o seu namorado tem dormido com a sua mãe? O auditório silenciou. A adolescente sentada no palco moveu a cabeça em ardente expectativa.
A mãe era uma mulher de meia idade, num vestido preto justo, de braço dado com um rapaz magro, usando uma camiseta sem mangas. Ela acenou para a multidão. Ele sorriu.
Era o programa de entrevistas de Christy Adams.
— Vocês dois realmente têm dormido juntos? A mãe, ainda segurando a mão do rapaz, olhou para ele. O jovem riu. Ela sorriu.
— Sim.
Ela explicou como se sentira solitária desde o divórcio. O namorado de sua filha não saía de sua casa, dia e noite, e... bem, uma tarde, ele estatelou-se no sofá ao seu lado, e os dois começaram a conversar, e uma coisa levou à outra, e eles acabaram indo... Sua face ruborizou-se, e o rapaz encolheu os ombros, deixando o auditório completar a história. A garota estava silenciosa e sem expressão.
— Você não se preocupa com o que isto pode ensinar à sua filha? — Inquiriu Christy.
— Estou apenas lhe ensinando os caminhos do mundo.
— E quanto a você? — perguntou Christy ao rapaz. — Não está sendo infiel à sua namorada?
O garoto o fitou sinceramente espantado.
— Eu ainda a amo — anunciou ele. — Amando sua mãe, estou ape¬nas ajudando-a. Somos uma família feliz. Não há nada de errado nisso!
O auditório explodiu com palmas e ovações. Quando o tumulto diminuiu, Christy falou aos amantes:
— Nem todos concordariam com vocês. Tenho um convidado que vai reagir ao seu estilo de vida.
Com isso, a multidão aquietou-se, ansiosa por ver quem Christy havia recrutado para apimentar o diálogo.
— Ele é o teólogo mais famoso do mundo. Seus escritos têm sido seguidos por uns e debatidos por outros. Fazendo sua primeira aparição no Christy Adams Show, por favor recebam o controverso teólogo, o erudito escritor, apóstolo Paulo!
Polidos aplausos saudaram o homem baixo e careca, usando óculos e um casaco de tweed. Ele afrouxou um pouco a gravata, enquanto assentava sua frágil carcaça na cadeira do palco. Christy pulou as boas-vindas.
— Você tem se preocupado com o que estas pessoas andam fazendo?
Paulo pousou as mãos no regaço, olhou para o trio, e então voltou-se para Christy.
— O que importa não é como eu me sinto, mas como Deus se sente.
Christy fez uma pausa, e os ouvintes puderam ouvir os "ooohs!" ecoando através do estúdio.
— Então diga-nos, por favor, Paulo, como Deus se sente a respeito desse criativo triângulo?
— Irado.
— E por quê?
— O mal enfurece a Deus, porque destrói os seus filhos. O que estas pessoas estão fazendo é mal.
As fortes palavras suscitaram algumas vaias, um aplauso aqui e acolá, e uma erupção de mãos levantadas. Antes que Christy pudesse falar, Paulo continuou:
— Como resultado, Deus os tem deixado e permitido que sigam seu caminho pecaminoso. Seus pensamentos são escuridão, seus atos são maus, e Deus está desgostoso.
Um magricela sentado à frente proclamou o seu protesto:
— O corpo é dela. Ela pode fazer o que quiser!
— Oh, mas é aí que você se engana. Seu corpo pertence a Deus e é para ser usado por ele.
— O que estamos fazendo é inofensivo — objetou a mãe.
— Olhe para a sua filha — instou Paulo, gesticulando para a menina, cujos olhos estavam cheios de lágrimas. — Não vê que você a tem prejudicado? Você trocou amor saudável por luxúria. Trocou o amor de Deus pelo amor da carne. Trocou a verdade pela mentira. E trocou o natural pelo antinatural...
Christy não pôde mais conter-se:
— Você sabe o quanto está sendo sentimentalóide? Toda essa con¬versa sobre Deus, sobre certo e errado, e imoralidade? Você não se sente fora da realidade?
— Fora da realidade? Não. Fora de lugar, sim. Mas fora da realidade, dificilmente. Deus não fica impassível enquanto seus filhos toleram a perversão. Ele permite-nos seguir nossos caminhos pecaminosos, e colher as conseqüências. Todo coração partido, toda gravidez indesejável, todas as guerras e tragédias, se seguidas pelo rasto, levarão ao ponto de partida: nossa rebelião a Deus.
As pessoas pularam de seus lugares; a mãe pôs um dedo na cara de Paulo, e Christy voltou-se para a câmera, deliciado com o pandemônio.
— Vamos fazer uma pausa — anunciou ele por cima do alarido. Não saiam. Temos mais algumas perguntas para nosso amigo, o apóstolo.
Deus Odeia o Mal
Como lhe pareceu o diálogo acima? Áspero? (Paulo estava muito tenso.) Irreal? (A cena foi muito estranha.) Bizarro? (Ninguém aceitaria tais convicções.)
Não obstante a sua resposta, é importante notar que, embora o roteiro seja fictício, as palavras de Paulo não o são.
Deus está contra "toda impiedade e injustiça dos homens" (Rm 1.18). Aquele que insta-nos a odiar o que é mal (Rm 12.9) também o odeia.
Em três duros versos, Paulo exprime:
"Deus os entregou à impureza sexual..." (Rm 1.24 NVI).
"Deus os entregou a paixões vergonhosas..." (Rm 1.26 NVI).
"Deus os entregou a uma disposição mental reprovável... (Rm 1.28 NVI).
Deus está irado por causa do mal.
Para muitos, isto é uma revelação. Alguns imaginam Deus como um rígido diretor de escola, tão ocupado em controlar os planetas, que nem se dá conta de nós.
Ele não é assim.
Outros o imaginam como um pai coruja, cego às maldades de seus filhos.
Errado.
Ainda outros insistem que ele nos ama tanto, que é incapaz de ficar bravo com nossas maldades.
Eles não compreendem que o amor sempre aborrece o mal.
Deus Tem Todo Direito de Estar Irado.
Muitos não entendem a ira de Deus, porque confundem ira divina com raiva humana. Ambas têm pouca coisa em comum. A ira dos homens é tipicamente auto-acionada, e inclinada a explosões de temperamento e atos violentos. Ficamos irados por havermos sido passados para trás, negligenciados, ou enganados. Esta é a ira dos homens, não de Deus.
Deus não fica zangado por não havermos feito como Ele quis. Ele se ira porque a desobediência sempre resulta em autodestruição. Que tipo de pai se sentaria e assistiria seu filho ferindo-se a si próprio?
Que espécie de Deus faria o mesmo? Você acha que Ele dá risadinhas quando vê um adultério, ou se ri em silêncio de um assassinato? Pensa que Ele olha para o outro lado, quando produzimos programas de entrevistas baseados em prazeres perversos? Imagina que Ele balança a cabeça e diz "Humanos são humanos"?
Eu não acho. Anote isto e sublinhe em vermelho: Deus está legitima e justamente irado. Deus é santo. Nossos pecados são uma afronta à sua santidade. Seus olhos são "tão puros, que não podem ver o mal, nem contemplar aqueles que andam errados" (Hc 1.13).
Deus está irado com o mal que arruína seus filhos. "Contanto que Deus é Deus, Ele não pode ver com indiferença a Sua criação ser destruída, e o Seu santuário pisado."
- Texto extraído e adaptado de Max Lucado, Nas Garras da Graça.
Frase-Chave:
O que importa é como Deus se sente.