Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 11/10/2015
AS LEIS DA VIDA
“Quem teme ao Deus Eterno terá uma vida longa, feliz e tranqüila” (Pv 19. 23).
A psiquiatria diz que a natureza humana tem três necessidades básicas: a necessidade de pertencer, a necessidade de ter significado e a necessidade de ter segurança. Segundo vários cientistas especializados em comportamento humano, uma vez satisfeitas essas necessidades as pessoas teriam condições de viver bem.
Alex Carrel, um estudioso do comportamento e preocupado com essas necessidades do ser humano, formulou o que ele chamou de “Leis da Vida”, dizendo que todos nós, para podermos ser felizes, temos que levá-las em consideração, sem o que a vida não terá futuro nem estabilidade neste mundo. O que realmente essas leis podem significar para nós?
A Lei da Conservação da Vida é a primeira a ser observada. Ela corresponderia às nossas necessidades de nutrição, isto é, ninguém pode viver sem o uso de alimentos. Esta seria, então, a razão da preocupação humana pelo pão de cada dia, de maneira até desesperada.
À necessidade de nutrição acrescente-se o desejo humano de ter segurança. Isto significa, pelo menos, a existência de uma economia equilibrada que garanta a alimentação, o vestuário, a casa onde morar ou um abrigo para que as pessoas vivam bem.
Ao lado da necessidade de nutrição e segurança Alex Carrel diz que a conservação da vida depende também da preservação da boa estética em tudo que somos, usamos, fazemos ou possuímos, isto é, todos nós queremos preservar a boa forma de tudo que nos diz respeito.
Com nutrição, segurança e saúde o ser humano se sentiria fortalecido para viver em família e participar de grupos de trabalho, de lazer e de fé, entre outros. Todavia, não conseguindo atender a essas necessidades as pessoas teriam comportamentos negativos à procura de estabilidade. As conseqüências dessa situação de insatisfação de necessidades básicas dão origem à usura, à avareza e ao egoísmo.
A Lei da Propagação da Espécie é a segunda a ser considerada, segundo Alex Carrel. Ela envolve as necessidades sexuais, de afeto e valorização do ser humano. Primeiro porque todo mundo é impulsionado pelo espírito de conquista e pelo desejo de satisfação sexual.
Segundo, porque o ser humano necessita de uma experiência de amor para viver bem, levando-o a esquecer o EU para dar lugar ao TU. E, finalmente, porque o ser humano somente se realiza e cresce quando é valorizado e aceito pela sociedade, particularmente pela família, pelo grupo de trabalho, pela nação e pela igreja.
Finalmente Alex Carrel diz que a Lei da Evolução Espiritual corresponderia à satisfação completa das necessidades humanas. Fundamentou sua teoria dizendo que todo ser humano tem uma necessidade paternal, isto é, de pertencer a alguém; necessidade de liberdade, a fim de caminhar à procura da verdade; necessidade de orientação no mundo, a fim de que a verdade procurada seja realizadora, eterna, profunda.
O crescimento espiritual faria com que as pessoas reconhecessem que não basta nutrir-se, ter segurança, saber admirar o belo, ou mesmo sentir-se valorizado diante de si e dos outros. Pois nem sempre o amor carnal, a afetividade entre as pessoas e todas as necessidades satisfeitas são suficientes para a vida humana, se não acontecer o encontro com o conhecimento da verdade eterna.
O que faltou a Alex Carrel nessa definição de necessidades e projetos para a vida humana? — Certamente que ele não teve a coragem de um profeta para dizer que se todas as nossas necessidades forem satisfeitas, sem a influência de Deus na vida, todas as pessoas continuarão vazias, perdidas, procurando a cada dia a razão de viver.
No Salmo 127 o escritor diz que todos os nossos esforços por uma
vida confortável e segura só terão sentido se Deus for o edificador de nossos projetos, e a segurança de tudo quanto temos e de tudo que somos. No texto de Mateus, capítulo 16, do verso 24 ao verso 28, Jesus Cristo disse aos seus discípulos que não há vantagem para ninguém ter todas as coisas deste mundo sem que tenha paz na alma e a segurança da vida eterna. Em ambos os textos aprendemos que é Deus quem pode realmente ajudar o ser humano a atender às suas necessidades e ter a sua vida preservada.
Não podemos viver ansiosos em relação às necessidades que temos para viver de maneira confortável, mesmo do ponto de vista espiritual. É preciso que tenhamos como princípio a certeza de que existe um ser maior do que as nossas necessidades.
Esse ser é Jesus Cristo. Ele veio ao mundo para resgatar a dignidade humana, curando enfermidades da vida material, moral e espiritual. Todos que o procuraram através de um gesto de fé e esperança, encontraram conforto e solução para as suas necessidades.
A Bíblia Sagrada está cheia desses fatos. Acredite neles você também, e tenha uma vida realmente melhor.
Autor: Leontino Farias dos Santos
Fonte: Para Você Viver Melhor