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postado em: 31/10/2008
O Domingo e Marca da Besta
Os adventistas afirmam que todos os que guardam o domingo têm a marca da besta. Tal ensinamento coloca sob a condenação de Deus todos os outros cristãos e condena para sempre todos os observadores do domingo que morreram antes de os adventistas começarem a pregar. Ensinando que uma pessoa não pode ser salva a menos que guarde o sábado, os adventistas fazem da observância do sábado o meio de salvação em lugar de Cristo.
OS ADVENTISTAS NÃO DIZEM QUE TODOS OS QUE GUARDAM O DOMINGO TÊM A MARCA DA BESTA. PORTANTO, NÃO COLOCAMOS ninguém, morto ou vivo, sob condenação. Note esta declaração autorizada dos escritos da mais reconhecida escritora adventista, Ellen O. White, a qual aparece em O Grande Conflito, 40a edição, pág. 450:
“Cristãos das gerações passadas observaram o domingo, supondo que em assim fazendo estavam a guardar o sábado bíblico; e hoje existem verdadeiros cristãos em todas as igrejas, não excetuando a comunhão católica romana, que crêem sinceramente ser o domingo o dia de repouso divina- mente instituído. Deus aceita a sinceridade de propósito de tais pessoas e sua integridade, Quando, porém, a observância do domingo for imposta por lei, e o mundo for esclarecido relativamente à obrigação do verdadeiro sábado, quem então transgredir o mandamento de Deus para obedecer a um preceito que não tem maior autoridade que a de Roma, honrará desta maneira ao papado mais do que a Deus. Prestará homenagem a Roma, e ao poder que impõe a instituição que Roma ordenou. Adorará a besta e a sua imagem. Ao rei eitarem os homens a instituição que Deus declarou ser o sinal de sua autoridade, e honrarem em seu lugar a que Roma escolheu como sinal de sua supremacia, aceitarão, de fato, o sinal de fidelidade para com Roma — “o sinal da besta”. E somente depois que esta situação esteja assim plenamente exposta perante o povo, e este seja levado a optar entre os mandamentos de Deus e os dos homens, é que, então, aqueles que continuam a transgredir hão de receber “o sinal da besta”.
Veja esta outra citação da pena da Sra. White, extraída do livro Evangelismo, 2 edição, pág. 234: “Ninguém recebeu até agora o sinal da besta. Ainda não chegou o tempo de prova. Há cristãos verdadeiros em todas as igrejas, inclusive na comunidade católico-romana. Ninguém é condenado sem que haja recebido iluminação nem se compenetrado da obrigatoriedade do quarto mandamento. Mas quando for expedido o decreto que impõe o sábado espúrio, e o alto clamor do terceiro anjo advertir os homens contra a adoração da besta e de sua imagem, será traçada com clareza a linha divisória entre o falso e o verdadeiro. Então os que ainda persistirem na transgressão receberão o sinal da besta”.
Disse Paulo aos antigos atenienses idólatras: “Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam.” Atos 17:30. Não é o que fazemos ignorantemente que traz a condenação de Deus, mas o que fazemos voluntariamente depois de ter um claro conhecimento da verdade. “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” Tia. 4:17. Deus enviou o movimento do Advento ao mundo não para condenar o mundo, mas para pregar a verdade. Não temos o desejo de julgar ninguém. O juízo pertence a Deus.
Em vista deste fato, não é uma declaração exata do nosso modo de pensar dizer que afirmamos que uma pessoa não pode ser salva a menos que guarde o sábado do sétimo dia. Aqui está o nosso ponto de vista: somente serão salvos aqueles que, tendo sidos redimidos pela graça de Cristo, andam em obediência a toda a luz que Deus derrama sobre seu caminho. Certamente nenhum cristão questionará esta posição. A Bíblia diz que “a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Prov. 4:18. Pedro convida os crentes cristãos a “associar com a sua fé” uma longa lista de graças cristãs (veja II Pedro 1:5-7). Enquanto continuarmos a andar na luz e a adicionar graças e práticas cristãs reveladas por essa luz, cresceremos na graça e continuaremos no caminho do Céu.
Quando voluntariamente recusamos prosseguir na vereda porque
algum requisito que Deus nos revela parece difícil de obedecer, rejeitamos a luz do Céu. Quando o fazemos, não pomos imediatamente em risco nossa esperança de salvação? E não devemos mudar da rejeição para a aceitação daquela luz adicional antes que possa ser dito de nós outra vez que estamos realmente salvos? Cristo disse acerca dos judeus que recusaram aceitar a luz por Ele trazida: “Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.” João 15:22.
Em países distantes, missionários de várias igrejas pregam a Cristo crucificado, apresentando o amor de Deus e o sacrifício expiatório de Cristo. Eles pregam a povos selvagens que têm abertamente e talvez sem dor de consciência violado os Dez Mandamentos em toda a sua extensão. Quando os nativos são tocados pelo Espírito de Deus e expressam seu sincero desejo de aceitar a oferta de salvação em Cristo, o que fazem os missionários? Explicam aos nativos que Cristo lhes oferece salvação como um dom gratuito, uma dádiva, mas, se desejam ser verdadeiros filhos de Deus, devem dar evidência disso andando no caminho que Deus lhes revelou, Em outras palavras, os missionários lhes dirão, como Paulo disse aos efésios: “Aquele que furtava não furte mais.” Efés. 4:28. Eles falarão não apenas de desviar-se do furto, mas de outras violações do Decálogo: homicídio, adultério, mentira, idolatria, etc. Eles provavelmente acrescentarão que nenhum mentiroso, ladrão, assassino ou idólatra entrará no reino de Deus.
Isso, em essência, é o que dirão dia após dia os missionários de todas as confissões religiosas ao conduzirem as pessoas a Deus, Mas nunca ouvimos alguém acusá-los de que estão assim. substituindo a graça de Deus pela obediência aos Dez Mandamentos, Então, por que devem os adventistas ser acusados de substituir a graça de Deus pela observância do sábado simplesmente por ensinar que andar pela graça no caminho da verdade inclui uma apresentação de todos os Dez Mandamentos, pois o mandamento do sábado é um dos dez?
Não afirmamos, porque não cremos, que a guarda do sábado ou de qualquer outro dos Dez Mandamentos garante a entrada no Céu. A entrada será apenas pela graça de Deus recebida pela fé. Mas dizemos que a pessoa que voluntariamente transgride qualquer um dos mandamentos de Deus, o que inclui o quarto mandamento, fecha para si mesma as portas do Céu. Nenhum pecador voluntário adentrará pelos seus portais.
Fonte: Francis D. Nichol, Respostas a Objeções.