Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 4/5/2012
Quero Saber + Sobre
Ateu, Agnóstico e Infiel
Embora esses termos não apareçam na Bíblia, as palavras gregas de que o dois primeiros são derivados ocorrem no No¬vo Testamento.
Agnóstico vem do grego: a, significando "não", e gnástos, "conhecido", que por sua vez deriva de ginosko: “conhecer" ou "saber". Agnóstico é, pois a pessoa que, a despeito de evidências, não se dispõe a afirmar crença em Deus. O grego agnostos ocorre em Atos 17:23, onde é traduzido como "deconhecido", na frase "Deus desconhecido". Portanto, agnóstico tem de ser como o define.
Ateu, ou ateísta, vem do grego a, “não", e theos, "Deus", e deste modo se refere a alguém que não crê na existência de Deus. Atheo corre no grego do Novo Testamento em Efésios 2: 12 e é traduzido por "sem Deus". Como no caso de agnóstico, ateísta ou ateu deve ser definido em termos de seu uso na época, como alguém que nega a existência de Deus.
Infiel vem do latim in, significando "não", e Fidelis, "fiel". Literalmente significa "sem fé", mas é usado para descrever alguém que não é cristão.
Os islâmicos consideram como infiéis todos os que não pertencem à sua religião.