Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 15/6/2012
Quero Saber + Sobre
Nova Jerusalém: Literal ou Apenas Simbólica?
Alguns pensam que a Nova Jerusalém mencionada no Apocalipse é apenas uma cidade simbólica, porém, a Bíblia fornece evidências de que se trata de uma cidade literal, que será estabelecida na Terra após o milênio.
Segundo a Bíblia, a Nova Jerusalém é uma cidade literal que será a capital da Nova Terra quando Cristo voltar com Seus remidos, após o milênio passado no Céu. Em Hebreus 11:10, falando a respeito de Abraão, diz o autor inspirado que aquele patriarca, e muitos outros citados no capítulo, viviam como peregrinos nesta Terra, porque aguardavam "a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus".
Quanto ao tema do milênio, há explicações abundantes e detalhadas em vários de nossos folhetos e livros doutrinários bem acessíveis a qualquer adventista (ou demais cristãos) que realmente se interesse em investigar nossos ensinos.
Durante o milênio não haverá ninguém vivo sobre a Terra. Os salvos foram levados para o céu em companhia de Cristo, onde se dedicarão a uma obra de juízo (ver João 14:1-3; 1 Coríntios 6:1-3; Daniel 7:21 e 22). Os ímpios serão consumidos pelo esplendor da vinda de Cristo em glória e majestade na companhia de todos os anjos celestiais (Mateus 25:31; Lucas 17:26- 30; Apocalipse 6:14-17; 2Tessalonicences 1:7-10 e 2:8).
Consequentemente, estando os justos nos céus, e os ímpios mortos pelo esplendor de Cristo em Sua vinda, o diabo permanecerá como que preso, sem ter a quem tentar, durante o período de mil anos. Este se encerrará com o retorno da cidade santa, a Nova Jerusalém, tendo todos os remidos em seu bojo, e a ressurreição dos ímpios para enfrentar o juízo executivo e o castigo eterno (ver Apocalipse 20:5, 7-10). Será o clímax do grande conflito.