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postado em: 15/6/2012
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Trabalho da Igreja Realizado no Sábado
A observância do sábado tem um profundo sentido espiritual para o ser humano em geral, uma vez que o sábado "foi feito por causa do homem" (Mc 2:27). Todo ser humano entra numa relação especial com Deus quando observa o sábado. Essa relação teve início no momento em que Deus finalizou a criação, segundo lemos em Gênesis 2:2 e 3. No repouso sabático, no final da criação, Deus acercou-Se do homem com Sua bênção. Quando o homem observa o sábado, aproxima-se de Deus com sua obediência. Bênção é o que Deus outorga ao homem quando Se aproxima dele. Obediência é o que o homem outorga a Deus quando se une a Ele.
Na Bíblia aparecem duas razões pelas quais o homem observa o sábado: a criação e a redenção. Na Lei de Deus, que aparece em Êxodo 20, é salientada a primeira. E dito que o homem deve repousar no sábado "porque em seis dias fez o Senhor o céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso o Senhor abençoou o dia de sábado, e o santificou" (Ex 20:11). Ao ser repetida a lei, a razão apresentada para a observância do sábado é a salvação: "Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão poderosa, e braço estendido: pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado." (Dt 5:15).
O homem está duplamente vinculado a Deus: pela criação e pela redenção. Sua união com Ele é expressa de forma viva e cheia de experiência através do repouso sabático. Este repouso não pode ser simplesmente formal, ou o cumprimento rígido e externo de um mandamento. Tem que ser ao mesmo tempo produto e motivação de uma íntima comunhão com Deus.
Nesta comunhão íntima, o homem não deve realizar sua própria obra. O próprio Deus "descansou nesse dia de toda a Sua obra que tinha feito" (Gn 2:2). Este Deus que repousou no sábado, diz ao homem: "Se desviares o teu pé de profanar o sábado, e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia.... te deleitarás no Senhor." (Is 58:13 e 14).
Deus cessa Sua própria obra no sábado, mas não deixa de realizar atos de salvação que beneficiem ao homem. O homem deixa de lado sua própria vontade e seus próprios trabalhos no sábado, mas pode realizar trabalhos que contribuam para a salvação de seu próximo.
Sob este critério, os sacerdotes, trabalhar vendendo essas ovelhas ou cambiando moedas, uma vez que o produto desse trabalho era para seu benefício pessoal. O cordeiro que era vendido, como o cordeiro que era sacrificado, estavam relacionados com a oferta do pecador, mas o sacerdote precisava saber discernir entre um trabalho e outro. O sacrifício do cordeiro podia ser executado sem transgredir o sábado, mas o outro não.
Os tesoureiros e as secretárias, como qualquer outro líder da igreja, exercem atividades que devem ser realizadas no dia de sábado, semelhantes ao sacrifício que o sacerdote realizava nesse dia. Mas há outros trabalhos que podem e devem ser omitidos nas horas do sábado. Especificamente, o tesoureiro pode tirar os recibos fora das horas do sábado, e deveria fazê-lo assim. Não pode deixar de recolher a oferta, embora isto seja um trabalho.
Mas este trabalho é um serviço que ele presta aos adoradores, e está relacionado com o culto. Não pode realizá-lo em sua casa. Deve fazê-lo na igreja. O mesmo pode ser dito a respeito da contagem do dinheiro da oferta. Como este é um trabalho que deve ser feito com outra pessoa, o mais correto é que seja feito imediatamente após o término do culto. A respeito do secretário pode ser dito algo semelhante. As tarefas que estão vinculadas ao culto devem ser realizadas na igreja. As outras, que são simplesmente trabalho comum de secretaria, tais como escrever cartas e outras atividades, é melhor que sejam realizadas fora do sábado.