Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 9/12/2013
O Impacto da Religião na Saúde
Alguns cientistas têm procurado estudar o impacto da prática religiosa sobre a saúde física e mental. Já temos alguns resultados positivos os quais revelam que as pessoas que praticam uma religião estão mais protegidas contra diferentes enfermidades.
Dr. Harold Koenig, do Departamento de Psiquiatria e Medicina do Centro Médico da Universidade Duke, Carolina do Norte, tem feito extensos estudos sobre o assunto. Um deles, ?Religion, Spirituality, and Medicine: Research Findings and Implications for Clinical Practice. (Religião e Medicina: Achados de Pesquisas e Implicações para a Prática Clínica?), publicado no Southern Medical Journal, vol.97, Number 12, Dec 2004, revelou que crenças e práticas religiosas estão associadas com:
Também foi relatado pelo Dr. Koenig que crenças e práticas religiosas estão associadas com melhores resultados sobre certos comportamentos de saúde, tais como:
Em outro trabalho de H. Koenig, Impact of Religion on Health?(Impacto da Religião Sobre a Saúde), 2005, www.sma.org/presentations/2005, foram obtidos os seguintes dados científicos quanto à importância da religião específicos para a Saúde Mental:
Karl Marx no Século XIX afirmava que a religião é o ópio do povo. O Dr.George Vaillant, psiquiatra da Universidade de Harvard retrucou dizendo: ?Os opiáceos produzem a mesma sensação de paz oceânica que encontramos no profundo encontro espiritual do êxtase religioso. A famosa declaração de Karl Marx pode disfarçar um princípio terapêutico extremamente importante. A religião pode realmente oferecer um alívio que o uso de drogas apenas promete. George E. Vaillant Alcoólicos Anônimos: Culto ou Pílula Mágica??13º. Congresso Brasileiro de Alcoolismo, Rio de Janeiro, 12-15 Agosto 1999.
Mas temos que entender que qualidade de religião ajuda a saúde física e mental, porque sabemos que há seitas e cultos doentios, igrejas exploradoras da boa fé das pessoas, teologia da prosperidade pregada em milhares de igrejas apelando para a ignorância das pessoas (e talvez à ganância de algumas) quanto ao significado da mensagem do Evangelho de Jesus “esquecendo” que Ele disse “O Meu reino não é deste mundo”? “Não coloque seu coração nos bens deste mundo”?, etc.
Deixo alguns conceitos para sua reflexão sobre religião saudável que produz benefícios para nossa saúde:
“A religião de Cristo, antes que ser causa de insanidade, é um dos seus remédios mais eficazes; porque ela é um potente calmante dos nervos” Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde, p.324.
“Naqueles que a possuem, a religião de Cristo revela-se como um princípio vitalizante e penetrante, uma energia viva, operante e spiritual. Serão manifestados o frescor, poder e alegria da juventude perpétua.” Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p.130.
“Na história do bom Samaritano, Cristo ilustra a natureza da verdadeira religião. Ele mostra que ela não consiste em sistemas, credos ou ritos, mas na prática de atos amorosos, trazendo o maior bem para outros, em genuína bondade”. Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações?, p.497.
“A religião de Cristo significa mais do que o perdão do pecado; ela significa a retirada de nossos pecados, e preencher o vácuo com as graças do Santo Espírito. Significa divina iluminação, regozijo em Deus. Significa um coração esvaziado do eu e abençoado com a permanente presença de Cristo”. Ellen G. White, Lift Him Up, p. 292.
Autor: Dr. César Vasconcelos
Fonte: http://www.portalnatural.com.br