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postado em: 10/7/2008
‘Carne e Sangue’ Não Podem Entrar no Céu À luz de S. João 3:13 seria impossível a Elias ou Enoque subirem aos Céus. Também I Cor. 15:50 mostra que “carne e sangue não podem herdar o reino dos Céus”. SÃO João 3:13 (“Ora, ninguém subiu ao Céu, senão Aquele que de lá desceu, a saber o Filho do homem”) apenas indica, conforme o contexto imediato, que ninguém subiu ao Céu para expor, na Terra, as coisas celestiais (ver verso 12 e Provérbios 30:2-4). Nicodemos não poderia entender as coisas espirituais, a menos que nascesse de novo. Cristo, que desceu do Céu, transmitia ao mundo as coisas celestiais com suprema e incontestável autoridade. Eram coisas incompreensíveis ao homem carnal que somente poderiam ser plenamente aceitas mediante o Espírito (ver 8. João 3:31-36). Quanto à ida de Elias e Enoque, arrebatados em vida para o Céu, basta ler os relatos de como isso se deu, em II Reis 2 e Gênesis 5:24. Sobre Enoque, por exemplo, podemos ler em Hebreus 11:5 a confirmação clara do acontecimento, que assim é registrada pela Bíblia na Linguagem de Hoje: “A fé livrou Enoque de morrer. Pois ele foi levado para Deus, e ninguém o encontrou, porque Deus mesmo o levou”. A expressão “carne e sangue” de I Coríntios 15:50 se aplica ao homem terreno, às coisas materiais, em contraste com as espirituais. Percebe-se muito bem isso em passagens tais como Mateus 16:17 (“não foi carne e sangue que to revelou”), Gálatas 1: 16 (“para que pregasse aos gentios sem detença não consultei carne e sangue”); Efésios 6:12 (“nossa luta não é contra carne c sangue, e, sim, contra ... as forças espirituais do mal”). Os que ressuscitarem e forem para o Céu no final, terão um corpo glorioso, chamado na Bíblia de “corpo espiritual”. Isso, porém, não significa que se trate de uma entidade etérea, sem consistência, como um fantasma, ou “espírito desencarnado” como popularmente se imagina. A explicação bíblica de como se dará a ressurreição é muito clara nos textos que complementam o pensamento de I Coríntios 15: “Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar dolhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória” (I Cor. 15:51-54). Em I Tessalonicenses 4:17 há uma explicação adicional de que quando Cristo vier buscar Seu povo sobre a Terra, os vivos serão “arrebatados ... para o encontro com o Senhor nos ares”. Certamente esses vivos terão os corpos transformados de corruptíveis para incorruptíveis, segundo as promessas bíblicas. De carne e sangue contaminados pelo pecado a elementos isentos da corrupção deste mundo. Foi, sem dúvida, o que se deu nos casos de Elias e Enoque. Eles desfrutaram antecipadamente o magnífico privilégio do encontro com o Senhor sem provar a morte, como se dará com todos quantos forem achados fiéis naquele dia. A Bíblia fala que o corpo atual de Cristo é “glorioso”. (Filip. 3:20, 21) e que os salvos serão “semelhantes a Ele” (I S. João 3:2). Mas não entra em detalhes quanto à real constituição desse corpo incorruptível que os remidos adquirirão. Fonte: Consultoria Doutrinária