Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 19/5/2013
O Líder Que Deus Usa: Reflexão Para Uma Liderança Sadia
A Liderança de Jesus começou com o seu convite feito a homens comuns. Ele não escolheu homens religiosos, como se esperaria. Jesus viu mais potencial em "leigos" do que em clérigos. Provavelmente a razão disso é o fato de que pessoas, como pescadores e coletores de impostos, tinham menos resistência aos conceitos de Jesus do que os religiosos.
Os fariseus e os sacerdotes, cheios de preconceitos não eram maleáveis. Somente os que desejam aprender com Jesus devem ser candidatos para liderar em seu reino. Jesus lembra ao Pai que tinha entregado as palavras que recebera a esses homens que lhe dera ( Jo. 17.8). Liderar, para Jesus, era formar cabeças com idéias vindas diretamente de Deus.
Uma escola celestial, que transmite pensamentos e caminhos mais altos do que os nossos ( Is. 55.8,9), seria mais eficiente do que algum seminário que dá prioridade ás opiniões humanas e ás filosofias especulativas. A escola de discípulos que Jesus fundou foi ambulante.
Ele não tinha uma prioridade acadêmica, mas sim, a formação do caráter, da lealdade e do serviço ao Senhor. O mestre prometeu transformar seus convidados " alunos" em " pescadores de homens" ( Mt. 4.19). Isso deve nos desafiar se queremos saber como Jesus transformou homens voltados á pescaria e ao comércio em evangelistas e discipuladores ( Mt. 28.19).
Em primeiro lugar, Jesus enfatizou a felicidade dos que adotam a sua própria mentalidade. Essa nova mente teria as características vividas pelo próprio Senhor Jesus. Não são os altivos e os arrogantes, mas os humildes que observam fielmente os valores do Reino.
Em segundo lugar, Jesus exigiu que os seus discípulos morressem para que realmente pudessem viver (...) O que isso significa, então, é que o líder, para ser como Jesus, necessita abandonar sua própria vontade e abraçar a vontade de Deus.
A terceira lição que Jesus ensinou aos seus seguidores foi a da importância da compaixão. Jesus sentiu profunda compaixão dos necessitados. "Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, por que estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor (Mt. 9.35). Líderes atuais não devem jamais esquecer essas lições. A liderança que exclui o fraco, o doente e os membros esquecidos da sociedade, não reflete o ensino de Jesus.
Em quarto lugar, Jesus ensinou uma nova maneira de pensar sobre o dinheiro. Paulo descreveu Jesus como aquele que viveu na graça de Deus na área financeira. "Sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos ( II Co. 8.9). Um líder cristão deve adotar essa postura. Jesus ensinou que era errado ajuntar tesouros na terra. O lugar certo para guardar dinheiro é no céu: "onde ladrões não escavam nem roubam ( Mt.6.19,20). O líder cristào deve buscar o Reino e não o lucro.
Uma quinta lição que os discípulos precisavam aprender de Jesus era a necessidade de permanecerem em Cristo para poderem dar frutos. Cristo é a videira verdadeira. Somente os galhos, corretamente ligados a ele, serão frutíferos. Nenhum galho pode dar fruto de si mesmo. Jesus queria convencê-los de que o segredo do sucesso de dar frutos está no permanecer nele. Nas palavras de Jesus: "Quem permanecer em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; por que sem mim nada podeis fazer" ( Jo. 15.5).
Dr. Russell Shedd, é um profundo expositor da Bíblia, tem escritos vários livros que tem abençoado de maneira abundante a comunidade cristã espalhado em todo Brasil. Ele é o editor da Bíblia Shedd e tem sido um modelo de servo para essa geração brasileira.
Extraído do livro "O Líder que Deus Usa- Resgatando a Liderança Bíblica para a Igreja no Novo Milênio". Editora Vida Nova.
Fonte: http://ew-willianlira.blogspot.com.br/