Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 22/6/2012
Chegou a Hora de Resplandecer!
Algumas palavras muito importantes e muito significativas acabam por ser muito pouco usadas por nós. Dentre estas palavras especiais, está uma que outro dia me veio a mente ao ler um texto bíblico: RESPLANDECER.
Há uma música de Aline Barros com este tema, que diz em sua letra: "... ser como Davi, ser como Jesus, ser luz e resplandecer na escuridão...". Algo que resplandece chama a atenção, faz com que os olhos se voltem pra luz, e principalmente em um mundo escuro, pessoas que resplandeçam são extremamente necessárias.
Fui ao dicionário para tentar pensar de outra forma sobre esta palavra, e encontrei além do significado real e figurado, alguns sinônimos que ampliaram minha visão e contribuíram em muito para esta reflexão. Resplandecer significa “luzir, brilhar intensamente, rutilar”. No sentido figurado, quem resplandece é aquele que se sobressai, que se torna notável, que é engrandecido. Resplandecer tem como sinônimos cintilar, brilhar, fulgurar (e fulgurante é algo próprio das estrelas). Radiante é também um sinônimo de resplandecer, que me faz pensar em distribuir, compartilhar a luz que recebe.
De certo modo, fomos criados para resplandecer, para superar as expectativas. Fomos destinados a buscar a excelência, a ter conteúdo que valha a pena, a fazer diferença. Devemos fazer isso pelo simples fato de ter nascido para isto, e não por resultados ou por motivação frívola. Precisamos tomar cuidado com o modo acanhado de pensar e começar a sonhar alto, pensar grande.
O texto bíblico que me fez pensar em resplandecer foi o versículo 16 do capítulo 5 do evangelho de Mateus. No grande sermão da montanha, Jesus declara, nos versículos 14 e 15, que seus discípulos são a luz do mundo, e que não devem ficar escondidos, mas se colocarem em lugares onde possam levar luz aos outros. Então, no versículo 16 Ele diz que nossa luz deve brilhar diante dos homens, para que vejam nossas boas obras e glorifiquem a Deus.
Durante todo o ano observando e conversando com muitos alunos da escola onde trabalhei, observei que existem algumas coisas que podemos fazer para resplandecer. Podemos e devemos fazer estas coisas, tomar estas atitudes, colocando-as no lugar de muitas coisas que fazemos que nos tornam quase invisíveis. Se o desejo de Jesus pra nós é que brilhemos, podemos com a ajuda dEle dar alguns passos e resplandecer de verdade.
A primeira coisa que devemos fazer é procurar realçar nossos pontos fortes. Todos nós temos algo que fazemos bem, que gostamos de fazer. Todos nós temos um talento, uma inclinação, um jeito ou dom especial que nos destaca. Procuremos fazer disto nosso cartão de visita. Vivemos em um mundo que parece promover o erro. Parece ser cultural mostrar pontos fracos, como se fôssemos vítimas de nós mesmos, ou então tentar obter atenção de forma agressiva, fazendo o que é errado. Mudemos isso! Fazendo aparecer nosso melhor, realçando o melhor que temos!
Devemos encantar as pessoas e a nós mesmos! Usar a emoção e agir com um pouco mais de sentimento diante das situações. Aprender a ver a beleza das pequenas coisas e, como crianças, seguir o conselho de Rubem Alves, que diz que as crianças olham para as coisas com olhos encantados. Quando nos encantamos com as coisas e com as pessoas, de forma quase automática nos tornamos encantadores e resplandecemos. Acredite! Funciona mesmo!
Selecionar o que é verdadeiramente bom é o próximo passo. Escolher estar nos melhores lugares, aprender a dizer não para aquilo que não é excelente, que é vazio e que só vai roubar nosso tempo. Não precisamos ver qualquer filme, ouvir qualquer piada ou falar qualquer besteira quando podemos ouvir lindas músicas, palestras estimulantes, ler histórias fantásticas ou assistir a filmes sensacionais! Selecionar o que é melhor, e se recusar a receber menos do que merece, e a fazer tudo com um espírito excelente é distintivo do ser que resplandece.
Aprender a partilhar tudo é outra atitude de quem ilumina aos outros. Abrir as mãos para que o que temos se espalhe e para que novos presentes possam ocupá-las. É uma espécie de lei natural: quando você espalha as sementes, multiplica infinitamente suas provisões. Se você tostá-las e comer, terá apenas ganho uma refeição.
Preparar um legado legítimo, honroso e digno para ser deixado faz com que sua vida brilhe diante dos homens. É perguntar o que você vai deixar quando for embora. E não falo daquele "ir embora definitivo" que é a morte. Falo das pequenas ausências da vida também. O que você deixa quando se despede dos colegas de trabalho? Que sentimento fica quando bate o sinal da última aula e você vai pra casa? O que seus colegas sentem com sua ausência? O que você deixa por onde passa? Esperança? Inspiração? Amizade? Saudade? Deixar um legado legítimo e positivo faz você brilhar.
Viver em abundância em um mundo de escassez é também muito importante para fazer a diferença. Não precisa ser rico. Você pode dispor de muitos outros bens como humor abundante, alegria abundante, amizade abundante. Você talvez não resolva os problemas do mundo, mas pode matar a fome de uma pessoa por um dia. Pode não trazer alegria perene para as nações, mas pode levar consolo a um amigo que sofre. Pode não vestir todos os miseráveis da cidade, mas pode poupar uma garotinha de uma noite congelante. Mentalidade de abundância, de ser abençoado faz de você alguém radiante.
Nutrir-se é fundamental. Nutrir o corpo e a alma. Cuidar da alimentação, do brilho dos olhos, da energia da voz, da força das mãos. Comer bem, descansar adequadamente, exercitar-se bem. Nutrir a mente com estudo e a alma com meditação, oração e adoração. Coisas simples, mas que se negligenciadas podem apagar a luz que rutila na escuridão e fazer com que você perca o caminho correto.
Quem deseja ser fulgurante não pode deixar de desafiar-se! Diga todos os dias a si mesmo que pode fazer melhor, que pode fazer mais! O segredo é pensar em superação e em fazer sempre um pouco mais do que aquele famoso "assim já está bom". Quando paramos no "bom" estamos a um passo do excelente! Só mai um pequeno esforço, só mais um pequeno detalhe... Desafie-se! Faça mais! Desafie os outros a darem o melhor. Fazendo isso você, e quem aceitar seu desafio, brilharão intensamente.
Jesus disse que a luz deve ser posta em um lugar de destaque para que a casa seja iluminada, e não debaixo da mesa ou de algum objeto... Aprenda a expor-se, a mostrar-se, a colocar-se na frente e a ser exemplo. Diga "eu quero!", diga "eu vou!", diga "eu estou aqui!". Expor-se deve indicar que você não tem do que se envergonhar, e suas obras são reflexos de um caráter íntegro.
Podemos até não nos orgulhar muito de nosso passado ou de algumas coisas que já fizemos, mas daqui pra frente, desafiados a resplandecer, devemos viver de forma a ficar longe do erro que nos faz querer nos esconder com vergonha, e, sim, fazer coisas dignas que nos façam desejar ser vistos para que Deus seja glorificado pelo que fizermos em Seu nome!
Busque capacitar-se todos os dias com novos conhecimentos, com novos amigos, com novas oportunidades. Coopere com o bem e não cruze os braços quando puder compartilhar algo para fazer coisas boas acontecerem.
Busque energizar a si e aos outros através de relacionamentos ricos, de momentos de inspiração e pela prática dos conselhos acima. O bom exemplo de outros e as realizações incríveis de muitos que já passaram por este mundo são excelentes para carregar nossa bateria de desejo por realizações.
E, por fim, realize. Não fique só no "eu concordo com tudo isto". Faça algo prático, agora mesmo. Para resplandecer é preciso estar aceso, iluminando, queimando, vibrando e FAZENDO. Comece agora. Faça a diferença. Pense nisto.
Autor: Cláudio Alves Meirelles
Fonte: http://ew-willianlira.blogspot.com.br
Nota do Editor
Magnífico o artigo do meu nobre amigo Professor Cláudio Meirelles!!! Conheço Cláudio há vários anos e tenho o privilégio de desfrutar da amizade com ele e sua amável esposa (Simone). O que Cláudio escreveu aqui é “simplesmente” o que ele e a Simone vivem no cotidiano. Trata-se de duas pessoas maravilhosas, fulgurantes, que brilham intensamente e, com certeza, cumprem esta profecia de Daniel: “Os que são esclarecidos resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que ensinam a muitos a justiça hão de ser como as estrelas, por toda a eternidade” (Daniel 12:3, A Bíblia de Jerusalém). Em tempo: Editei o texto – tal qual aparece no excelente blog de Willian Lira: Que recomendo a todos os nossos milhares de leitores diários – e, também, modifiquei o título, para valorizar mais o belíssimo artigo.