Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 15/8/2011
Dicas Sobre Saúde
O Suco de Uva Pode Auxiliar no Emagrecimento
O suco de uva tinto integral pode auxiliar no emagrecimento. Este é o resultado da pesquisa realizada pela nutricionista Melissa Machado da Silva, de Paranavaí, PR, na Universidade Paranaense – Unipar, que apontou os benefícios de uma dieta aliada aos sucos de uva tinto integrais sobre o desenvolvimento de peso corporal e níveis de glicose plasmática em ratos. O objetivo do estudo era verificar a atuação do suco de uva nesses animais. Durante 50 dias, 10 ratos, divididos em dois grupos de cinco, foram alimentados com sua dieta padrão (ração), sendo que em um grupo foi introduzido suco de uva tinto integral. O resultado apontou que os animais que receberam suco de uva tinto integral, sem adição de açúcar, perderam medidas e reduziram o índice de glicose, mesmo recebendo quantidades equivalentes de ração. Os níveis plasmáticos de glicose dos animais que recebiam o suco também foram menores do que a glicose dos animais que não ingeriram a bebida. Portanto, foi constatada a proteção exercida pelos compostos fenólicos, presentes na bebida, sobre o desenvolvimento do peso corporal e os níveis plasmáticos de glicose, reduzindo assim a ocorrência de síndrome metabólica, em que é comprovado através de diversas literaturas que a obesidade e o diabetes estão totalmente relacionados ao desenvolvimento de doenças coronarianas. Segundo a nutricionista, foi utilizado no estudo o suco integral da marca Sinuelo, da vinícola Irmãos Molon, do Rio Grande do Sul, que indica pureza e também demonstra ser um potencial inibidor de radicais livres (antioxidantes). “O meu objetivo era verificar se a pureza da bebida poderia contribuir para algo a mais além das propriedades antioxidativas.”, explica a nutricionista. A partir desta pesquisa, Melissa acredita que a qualidade do suco influi no auxilio ao combate do peso excessivo. A pesquisa não foi realizada em humanos, mas “o resultado pode ser transferido aos seres humanos, que devem ingerir 1% do seu peso corporal por dia. Isto é, para as pessoas que pesam 50 quilos, o ideal é ministrar 500 ml de suco/dia”, sugere a nutricionista. A pesquisa também aponta que, além de combater o peso, o suco de uva auxilia na prevenção de doenças, visto que a obesidade e o diabetes estão relacionados ao surgimento de doenças coronarianas. Incorporar o produto a uma dieta saudável ajuda a combater os radicais livres, aumentar o colesterol bom (HDL) e evitar o acúmulo de gorduras nas artérias, prevenindo doenças do coração, elevando a expectativa de vida. O poder da uva
A uva é uma das frutas que mais apresenta compostos fenólicos, como flavonoides e estilbenos (resveratrol), substâncias atuantes na prevenção de doenças coronarianas. Também reduz o risco de câncer, os níveis de colesterol sanguíneo e estimula o sistema imunológico. O suco da uva é considerado um alimento funcional. Além de fornecer nutrientes básicos, possui substâncias que auxiliam na prevenção ou em tratamento de doenças e melhora o funcionamento do organismo. Também tem a função de retardar o envelhecimento e neutralizar as substâncias cancerígenas prevenindo diversos tipos de câncer. Para manter a pureza da bebida, o suco da vinícola utilizado no estudo usa o sistema Welch, um processo natural que consiste no aquecimento até 82°C e resfriamento a seguir com uso de nitrogênio para manter o produto sem fermentação, ou seja, sem a presença de oxigênio. Este processo evita o uso de qualquer aditivo, conservante, ou adição de açúcar, pois mantém o açúcar natural da uva. Apesar de o estudo não comprovar sua eficácia em humanos, não custa tentar, afinal emagrecer bebendo suco de uva seria uma delícia!
Pesquisa desenvolvida por aluna do Mestrado em Biotecnologia comprova ação antioxidante e antimutagênica dos sucos de uva.
Você já deve estar cansado de ouvir falar que vinho em doses moderadas faz bem à saúde. O que ainda não havia sido dito é que os efeitos benéficos da bebida também são encontrados nos sucos de uva. Foi o que Caroline Dani comprovou na dissertação de Mestrado em Biotecnologia, defendida em junho na UCS: os sucos de uva tintos, brancos e roses produzem ações antioxidantes e antimutagênicas.
Os efeitos são produzidos pelos polifenóis, compostos encontrados na casca da uva, que inibem o envelhecimento precoce e a proliferação de células cancerosas. A descoberta foi feita após um ao e sete meses de pesquisa. Nesse período, Caroline fez a avaliação nutricional antioxidante e antimulagência de nove tipos de sucos tintos, brancos e rosés.
A ação antioxidante da uva já era conhecida em vinhos, especialmente nos tintos. A novidade consiste em atribuí-la à ação dos compostos fenólicos totais. As substâncias funcionam como sistema imunológico das videiras. “São metabólitos secundários, produzidos em algumas situações, como o excesso de umidade” exemplifica.
Até hoje, o que se sabia era que o álcool dos vinhos funcionava como solvente na extração do resveratrol da casca. Contudo, por ser uma bebida não fermentada e não alcoólica, o suco não pode ficar muito tempo em contato com a casca, dificultando a extração do resveratrol. Mesmo assim, a estudante verificou quantidade elevada da substância nos sucos tintos orgânicos, que possuem 0,22 partes de milhão (ppm) de resveratrol contra 0,008 dos comerciais. Já na produção dos sucos brancos, sem contato da casca, a quantidade de resveratrol é inferior. “Na comparação dos sucos comerciais, os tintos possuem três vezes mais polifenóis que os brancos, entretanto todos apresentam atividade antioxidante”.
Fidelidade nos resultados
Durante o mestrado, Caroline mediu a quantidade de polifenóis, testando a capacidade antioxidante e antimutagênica de cada um dos sucos, por meio de testes in vitro. Ou seja, a pesquisadora desenvolveu modelos com a levedura Saccharomyces cerevisiae, que dá fidelidade ao estudo por ser muito semelhante às células humanas. “Isolamos a levedura em um meio no qual não cresceria e estimulamos a alteração genética por meio de um agente mutagênico. Com isso conseguimos provar que os nove sucos conseguem impedir a mutação”, explica. Em agosto, Caroline iniciou o Doutorado em Biotecnologia, onde pretende comparar grupos de cobaias (ratos): de um lado, os que serão alimentados duas vezes por dia durante 30 dias com sucos de uva e, de outro, os que irão beber apenas água. No trigésimo dia, os animais serão analisados.
Resveratrol diminui chances de obstrução de vasos
A ação antioxidante do resveratrol, já foi comprovada cientificamente. A substância é capaz de inibir a oxidação do LDL, o colesterol ruim. Quando oxidada, essa molécula nociva tem ainda mais facilidade para se depositar nas artérias até obstruí-las, provocando um infarto ou derrame.
Polifenóis: encontrados em diversas formas na natureza, são parte integrante do flavonoides e possuem grande poder de neutralizar as moléculas de radicais livres. São consideradas substâncias antioxidantes;
Resveratrol: um dos mais potentes oxidantes, o resveratrol é uma espécie de antibiótico natural, produzido como parte de defesa das plantas, geralmente na época das chuvas. O resveratrol é encontrado em uma película junto à casca dos grãos da uva.
Fonte: Jornal da UCS – agosto/setembro 2006
Dr. Alexandre Ascencio – CRM 144.116
CONSULTORIO MÉDICO: AV. PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA 753 SALA 82 – CENTRO, SOROCABA, SP.
Contatos com o Dr. Alexandre podem ser feitos através do site www.dralexandreascencio.com.br ou aos cuidados do www.isasdemfoco.net