Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 7/11/2011
Você sabe o que é isto?
Vamos conhecer um pouco mais sobre essa manobra que salva vidas.
Você já deve ter ouvido falar de algum caso semelhante.
Imagine uma situação:
Você está almoçando com um grupo de amigos... Subitamente, alguém se engasga. Tenta tossir, mas parece estar seriamente em apuros. Levanta-se e fica muito agitado levando as mãos à garganta. Não consegue mais falar, parecendo ter alguma dificuldade para respirar. Seu amigo(a) pode estar com a passagem de ar bloqueada e isto pode levar à asfixia em questão de minutos!
Você sabe como poderia ajudar?
A asfixia é uma causa comum de morte após engasgo com alimentos. É comum em crianças, ocorrendo também com os adultos. É provocada por uma súbita queda de oxigenação, pode levar à morte em poucos minutos, se não solucionada rapidamente.
Balas, doces, bombons e alimentos diversos podem ser responsáveis por este evento. Ao ser deglutido de forma inadequada, o alimento pode bloquear as vias respiratórias e a passagem de ar para os pulmões, ao impactar na garganta.
Uma manobra pode ser salvadora neste momento. Conhecida como Manobra de Heimlich, foi descrita em 1974 por Henry Heimlich.
Inicialmente reconhecida pela Cruz Vermelha, foi adotada e difundida mundialmente como uma manobra salvadora de vidas. É uma tosse “artificial” ou “auxiliada”, com o intuito de expelir o objeto ou alimento da traqueia da pessoa.
Vamos conhecê-la?
Essa manobra já é de domínio público em vários países onde é comum encontrarmos cartazes com estas instruções, especialmente em restaurantes. Em primeiro lugar, mande alguém ligar para um serviço móvel de socorro (por exemplo, o SAMU – TEL 192) enquanto você começa a prestar o socorro mais imediato.
Certifique-se que a pessoa esteja realmente com dificuldades para respirar. Alguns sinais são característicos: ela tenta falar e a voz não sai. Começa a ficar agitada e confusa, levando as mãos para a garganta. A pele pode mudar de cor, passando a ficar azulada, indicando baixa oxigenação do sangue.
Inicie o processo abraçando a pessoa pela cintura firmando os punhos entre as costelas e o abdome. Puxe-a pessoa para cima e em sua direção, rápida e vigorosamente quantas vezes forem necessárias. Se você não tem força suficiente, pode ajudar também com batidas firmes nas costas. Mas, melhor ainda é a manobra em que se abraça e aplica a compressão entre o abdome e as costelas.
Se a pessoa não consegue mais ficar de pé (está inconsciente ou esgotada) ou se você não tem força suficiente, a manobra pode ser aplicada com o paciente sentado ou deitado.
Não importa se a pessoa está ficando sem reação, parecendo já estar desfalecida. Inicie a manobra o quanto antes!
Crianças também podem ser socorridas através desta manobra.
Você pode até mesmo autoaplicar a manobra se estiver sozinho(a). Observa a figura ao lado.
Concluindo:
A asfixia pode levar a vida de uma pessoa em apenas 4 (quatro) minutos. A manobra de Heimlich pode ser útil e salvar uma vida quando um corpo estranho bloqueia a passagem de ar para os pulmões.
Vale lembrar que:
Quando algo bloqueia a passagem de ar, não há tempo suficiente para esperar.
Mais informações: www.heimlichinstitute.org
Dr. Alexandre Ascencio – CRM 144.116
CONSULTORIO MÉDICO: AV. PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA 753 SALA 82 – CENTRO, SOROCABA, SP.
Contatos com o Dr. Alexandre podem ser feitos através do site www.dralexandreascencio.com.br ou aos cuidados do www.isasdemfoco.net