Digite uma palavra chave ou escolha um item em BUSCAR EM:
postado em: 4/5/2012
Dicas Sobre Saúde
O que é Hipertensão?
A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma doença assintomática que atinge grande parte das pessoas. No Brasil, estima-se que 30-35% da população acima dos 40 anos sofra dessa doença, de acordo com dados do IBGE. Por definição, a pressão alta caracteriza-se por uma pressão do sangue maior ou igual a 140/90 mmHg ou, 14 por 9.
Em cerca de 90% dos pacientes, as causas são conhecidas e derivam de má alimentação (ingestão em excesso de sódio, gordura), obesidade, idade, uso de medicamentos, fatores genéticos, estresse, sedentarismo, etc. Devido a muitos desses fatores serem decorrentes dos hábitos de vida das grandes metrópoles, a hipertensão por muito tempo foi mais prevalente em países desenvolvidos. Em 10% dos casos, a doença tem outras causas, como problemas no sistema renina-angiotensina, arteriosclerose, problemas renais, etc. As complicações são várias e graves: AVC, insuficiência renal, infarto do miocárdio, impotência, problemas visuais, etc.
Fatores de risco
· Fumo
· Consumo de bebidas alcoólicas
· Obesidade
· Estresse
· Grande consumo de sal
· Níveis altos de colesterol
· Falta de atividade física
Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos e entre mulheres acima de 50 anos. Também possui grande incidência entre diabéticos.
Sintomas de Hipertensão
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Tratamento de Hipertensão
Inclui medicamentos antihipertensivos, como os inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA), antagonistas dos receptores de angiotensina (ARA), bloqueadores de canais de cálcio, diuréticos, betabloqueadores, etc, sendo usual a associação entre eles.
A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas, além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:
· Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares.
· Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltem o sabor dos alimentos.
· Praticar atividade física regular
· Aproveitar momentos de lazer
· Abandonar o fumo
· Não consumir bebida alcoólica
· Evitar alimentos gordurosos
· Controlar o diabetes.
Dr. Alexandre Ascencio – CRM 144.116
CONSULTORIO MÉDICO: AV. PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA 753 SALA 82 – CENTRO, SOROCABA, SP.
Contatos com o Dr. Alexandre podem ser feitos através do site www.dralexandreascencio.com.br ou aos cuidados do www.iasdemfoco.net