Estudo 5

 

 

Cristo em Toda a Escritura Sagrada

 

 

 

1. De quem disse Cristo testificam as Escrituras?

"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim!' S. João 5:39.

"Examinai as Escrituras do Velho Testamento; porque elas testificam de Cristo. Encontrá-Lo nelas é o verdadeiro e legítimo fim de seu estudo. Ser capaz de interpretá-las como Ele as interpretou é o melhor resultado de todo estudo bíblico." — Deão Alford.

 

 

2.  De quem escreveram Moisés e os profetas?

"Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José." S. João 1:45.

Na sua versão do Velho Testamento, Helena Spurrel expressou o seguinte desejo para todos os que lessem a sua tradução: "Que muitos exclamem, como fez a tradutora ao estudar numerosos textos do original: 'Achei o Messias!'"

 

 

3. As palavras de quem, disse Cristo, deveriam os discípulos ter seguido no tocante à Sua morte e ressurreição?

"Então lhes disse Jesus: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na Sua glória?" S. Luc. 24:25 e 26.

 

 

4.  Como lhes tornou Cristo claro que as Escrituras dEle testificam?

"E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras!' S. Luc. 24:27.

 

 

5.  Que disse Ele aos onze, pouco depois?

"A seguir Jesus lhes disse: São estas as palavras que Eu vos falei, estando ainda convosco, que importava se cumprisse tudo o que de Mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos!' S. Luc. 24:44.

 

 

6.  Onde encontramos nas Escrituras Sagradas a primeira promessa de um Redentor?

"Então o Senhor disse à serpente:... Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gên. 3:14 e 15.

 

 

7.  Em que palavra foi esta promessa renovada a Abraão?

"Nela [descendência] serão benditas todas as nações da Terra: porquanto obedeceste à minha voz." Gên. 22:18. Ver também Gên. 26:4; 28:14.

 

 

8. A quem se referia esta descendência prometida?

"Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo!' Gál. 3:16.

 

 

9.  Quem prometeu Deus enviar com Israel para guiá-lo à terra prometida?

"Eis que Eu envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que tenho preparado." Exo 23:20.

 

 

10.  Quem era a Rocha que os seguia?

"E beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo!' I Cor. 10:4.

 

 

11. Em que profecia são preditos a vida, o sofrimento e a morte de Cristo?

No capítulo qüinquagésimo terceiro de Isaías.

 

 

12.  Onde é previsto o preço da traição de Cristo?

"Eu lhes disse: Se vos parece bem, dai-me o meu salário; e se não, deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário trinta moedas de prata!' Zac. 11:12; Ver S. Mat. 26:15.

 

 

13.  Onde, nos Salmos, são profetizadas as palavras de Cristo quando agonizante?

"Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?" Sal. 22:1. Ver S. Mat. 27:46. "Nas Tuas mãos entrego o Meu espírito; Tu me remiste, Senhor, Deus da verdade." Sal. 31:5. Ver S. Luc. 23:46.

 

 

14.  Como é a ressurreição de Cristo vaticinada nos Salmos?

"Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és Meu Filho, Eu hoje Te gerei!' Sal. 2:7. Ver Atos 13:33.

 

 

15.  Onde é novamente profetizada, nos Salmos, a Sua ressurreição?

"Pois não deixarás a Minha alma na morte, nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção!' Sal. 16:10. Ver Atos 2:25-31.

 

 

16. Em que palavras proféticas descreve Daniel a Cristo, recebendo Seu reino?

"Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do homem, e dirigiu-Se ao Ancião de dias, e O fizeram chegar até Ele. Foi-Lhe dado domínio e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas O servissem; o Seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o Seu reino jamais será destruído." Dan. 7:13 e 14. Ver também S. Luc. 1:32 e 33; 19:11-27; Apoc. 11:15.

 

 

17.  Como é descrita nos Salmos a segunda vinda de Cristo?

"Os rios batam palmas, e juntos cantem de júbilo os montes, na presença do Senhor, porque Ele vem julgar a Terra; julgará o mundo com justiça, e os povos com eqüidade." Sal. 98:8 e 9." Vem o nosso Deus, e não guarda silêncio; perante Ele arde um fogo devorador, ao Seu redor esbraveja grande tormenta. Intima os céus lá em cima, e a Terra, para julgar o Seu povo." Sal. 50:3 e 4.

 

 

18.  Que é Cristo para o que foi renovado à imagem de Deus?

"Cristo é tudo e em todos." Col. 3:11.