Estudo 1
A Criação e o Criador
1. Por quem foram criados os céus e a Terra?
"No princípio criou Deus os céus e a Terra" (Gên. 1:1).
2. Por intermédio de quem criou Deus todas as coisas?
"Pois nEle [o Filho] foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele!' (Col. 1:16). "Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez" (S. João 1:3). Ver também Heb. 1:1 e 2.
3. O que manifestam os céus?
"Os céus proclamam a glória de Deus e o armamento anuncia as obras das Suas mãos" (Sal. 19:1).
4. Qual foi o objetivo de Deus em criar a Terra?
"Porque assim diz o Senhor que criou os céus, o único Deus, que formou a Terra, que a fez e a estabeleceu; que não afez para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro" (Isa. 45:18).
5. À imagem de quem foi o homem criado?
"Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" (Gên. 1:27).
6. Que lar preparou Deus para o homem no princípio?
"E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradável à vista e boa para alimento e tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para cultivar e o guardar" (Gên. 2:8-15).
7. O que se pode perceber através das coisas criadas?
"Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o Seu eterno poder como também a Sua própria divindade, claramen¬te se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis" (Rom. 1:20).
8. De quem é feitura o cristão?
"Pois somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Efés. 2:10).
9. Que certeza é dada do poder infalível do Criador?
"Não sabes, não ouvistes que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da Terra, nem Se cansa nem Se fatiga? Não se pode esquadrinhar o Seu entendimento" (Isa. 40:28).
10. Que encorajadora declaração se segue quanto ao suprimento de poder do fraco?
"Faz forte ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor" (Isa. 40:29).
11. O que deu força especial ao juramento de um anjo?
"Então o anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu, e jurou por Aquele que vive pelos séculos dos séculos, o mesmo que criou o céu, a terra e o mar e tudo quanto neles existe: Já não haverá demora" (Apoc. 10:5 e 6).
12. Que contraste é traçado nas Escrituras entre o Criador e os falsos deuses?
"Assim lhes direi: Os deuses que não fizeram os céus e a Terra desaparecerão da Terra e de debaixo destes céus... Não é semelhante a estes Aquele que é a porção de Jacó; porque Ele é o criador de todas as coisas e Israel é a tribo da Sua herança; Senhor dos exércitos é o Seu nome" (Jer. 10:11-16).
13. A quem é devida com justiça a nossa adoração?
"Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou!” (Sal. 95:6).
14. À vista da maldição lançada sobre esta criação, o que prometeu Deus?
"Pois eis que Eu crio novos céus e nova Terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas" (Isa. 65:17). Ver Apoc. 21:11.
15. Qual é a verdadeira base da irmandade do homem?
"Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais?" (Mal. 2:10).