Estudo 4

 

 

 

Criação e Redenção

 

 

 

1. O que é revelado, concernente a Deus, no primeiro versículo das Escrituras Sagradas?

"No princípio criou Deus os céus e a Terra!” (Gên. 1:1).

 

 

2. Que contraste entre o verdadeiro Deus e os falsos deuses é repetidamente traçado nas Escrituras?

"Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a Terra desaparecerão da Terra e de debaixo destes céus.... Não é semelhante a estes Aquele que é a porção de Jacó; porque Ele é o Criador de todas as coisas e Israel é a tribo da Sua herança; Senhor dos Exércitos é o Seu nome" (Jer. 10:11-16). Ver Jer. 14:22; Atos 17:22-29; Apoc. 14:6-10.

 

 

3. Por intermédio de quem criou Deus todas as coisas?

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez" (S. João 1:1-3).

 

 

4. Por meio de quem foi efetuada a redenção?

"Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo Seu sangue, seremos por Ele salvos da ira" (Rom. 5:8 e 9).

 

 

5. Em que parte das Escrituras aprendemos que Cristo, o agente ativo da criação, é também a cabeça da igreja?

"Porque nEle foram criadas todas as coisas, nos céus e na Terra, as visíveis e as invisíveis: Tronos, Soberanias, Principados, Autoridades, tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele é antes de tudo e tudo nEle subsiste. Ele é a Cabeça da Igreja, que é o Seu Corpo. Ele é o Princípio, o Primogênito dos mortos [tendo em tudo a primazia]" (Col. 1:16-18, A Bíblia de Jerusalém).

 

 

6. Que parte das Escrituras mostra que o Criador é também o Redentor?

"Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque Eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és Meu" (Isa. 43:1).

 

 

7. Quem se declara ser a fonte de poder para o fraco?

"Não sabes, não ouvistes que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da Terra, não Se cansa nem Se fatiga? Não se pode esquadrinhar o Seu entendimento. Faz forte ao cansado, multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor" (Isa. 40:28 e 29).

 

 

8. Que oração de Davi mostra considerar ele a redenção como obra criadora?

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável" (Sal. 51:10).

 

 

9. Quem sustém em suas órbitas os corpos celestes?

"A quem Me haveis de comparar? A quem Me assemelharei?, pergunta o Santo. Elevai os olhos para o alto e vede: Quem criou estes astros? É Ele que faz sair o Seu exército em número certo e fixo; a todos chama pelo nome. Tal é o Seu vigor, tão grande a Sua força que nenhum deles deixa de apresentar-se" (Isa. 40:25 e 26, A Bíblia de Jerusalém).

 

10. Que pode esse ente Santo fazer pelo crente?

"Ora, aquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém" (S.Jud. 24 e 25).

 

 

11. Qual é a medida do poder para auxílio do crente, e que está à sua disposição?

"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do Seu chamamento, qual a riqueza da glória da Sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do Seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do Seu poder; o qual exerceu Ele em Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos, e fazendo-O sentar à Sua direita nos lugares celestiais!” (Efés. 1:17-20).

 

 

12. Quão grandioso foi o livramento do povo de Israel da escravidão egípcia?

"Agora, pois, pergunta aos tempos passados, que te precederam desde o dia em que Deus criou o homem sobre a Terra, desde uma extremidade do céu até a outra, se sucedeu jamais coisa tamanha como esta, ou se ouviu coisa como esta?... Ou se um deus intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo com provas, com sinais, e com milagres, e com peleja, e com mão poderosa, e com braço estendido, e com grandes espantos, segundo a tudo quanto o Senhor vosso Deus vos fez no Egito aos vossos olhos?" (Deut. 4:32-34).

 

O grandioso livramento do povo de Israel da escravidão e opressão egípcias é apenas um vislumbre do poder de Cristo revelado na libertação do homem do jugo e da escravidão do pecado. Em ambos se vê a manifestação do poder criador.

 

 

13. Que texto das Escrituras assevera claramente ser o poder criador aquele que transforma o crente?

"Pois somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Efés. 2:10).

 

 

14. De que grande obra é o sábado tanto memorial como sinal?

"Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso o Senhor abençoou o dia de sábado, e o santificou" (Êxo. 20:8-11. "Entre Mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, e ao sétimo dia descansou e tomou alento" Êxo. 31:17).

 

 

15.Visto que a criação e a redenção são ambas efetuadas pelo mesmo poder criador, de que, além da criação original, deveria o sábado ser sinal?

"Também lhes dei os Meus sábados, para servirem de sinal entre Mim e eles, para que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica" (Ezeq. 20:12).

 

 

16. Por intermédio de que Ser é sustido o Universo material?

"Ele [Jesus] é antes de todas as coisas. NEle tudo subsiste!” (Col. 1:17).

 

 

17. Que declaração mostra que todas as coisas, tanto materiais como espirituais, são sustentadas pelo mesmo Ser pessoal?

"Todavia, para nós há... um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também por Ele" (I Cor. 8:6).

 

 

18. Por que Deus é digno de receber toda a glória e toda a honra?

"Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas Tu crias-te, sim, por causa da Tua vontade vieram a existir e foram criadas" (Apoc. 4:11).

 

 

A doutrina relativamente moderna da criação, conhecida por evolucionismo, que repousa sobre pesquisas humanas em vez de o ser sobre a revelação, e que substitui o Criador pessoal por uma força impessoal, solapa o próprio fundamento do evangelho.

 

A redenção é simplesmente a nova criação, e o Criador é o Redentor. O Chefe da criação original é o Chefe da nova criação. A criação original foi efetuada por intermédio de Cristo, pelo poder da Palavra; a nova criação, ou redenção, é operada precisamente da mesma maneira.

 

A teoria da evolução no tocante à criação implica inevitavelmente uma teoria evolucionista do evangelho, relegando a verdade concernente ao pecado, ao sacrifício expiatório de Cristo, à necessidade de nos tornarmos novas criaturas pela fé no poder salvador de Cristo.