PUREZA

 

VOCÊ  ESTÁ  PESCANDO  COM  O  ANZOL  LIMPO?

 

Certo dia de Verão estavam dois homens pescando num bote. Para um deles o resultado era excelente. Pescara já uns quantos peixes, enquanto o outro nada conseguia. Disse o pescador afortunado ao amigo:

– Acho que sei porque está acontecendo isso com você: seu anzol está sujo.

O outro pensou de si para si: Como poderá estar sujo, se faz já algumas horas que está dentro da água?

O amigo, porém, insistiu, dizendo:

– Puxa a linha e vejamos.

O companheiro assim o fez, e exclamou:

– Eu não lhe disse? Olhe: Está limpo!

– Não, não está limpo – retrucou o outro. – Você vê essas ervinhas? Essa é a sujeira a que me refiro. Tire-as e pescará.

– Por quê? Se não é sujeira nenhuma!

– Talvez não o seja para você, mas para os peixes, sim.

Existe em nossa vida alguma impureza?

Embora não seja perigosa, talvez afaste as almas que queremos atrair para o reino do Senhor. – The Quiet Hour Scrap.

 

PUREZA  DE  PENSAMENTOS

Fil. 4:8

 

Certa vez uma senhora que acabava de fazer uma conferência sobre a pureza moral, foi depois procurada por um jovem cuja fisionomia denotava grande ansiedade e perturbação de espírito.

– Bem sei – disse o jovem – que temos de banir todos os pensamentos impuros; que só devemos cultivar as virtudes. Como, porém, será isso possível para um jovem, se de todos os lados lhe vêm ao encontro dos olhos os trajes tão imodestos do mundo feminino? Como o conseguiremos nós, rapazes? Como poderemos ser puros?! (E o olhar do jovem mostrava intensa angústia, pois desejava manter-se impoluto, mas as tentações o faziam sucumbir!)

A conferencista citava esse incidente para mostrar às moças a grande responsabilidade que lhes cabe. Deveriam compenetrar-se das tentações que poderão, mesmo involuntária e despercebidamente, levar ao pensamento de seus semelhantes do outro sexo.