80 Texto da
Coleção:
Os Com “Motivos
Sem Mistura”
8 - Bem-aventurados os puros de
coração, porque verão a Deus.
BEM-AVENTURADOS
- Aqui
temos uma bem-aventurança que exige de toda pessoa que se detenha, pense e faça
um exame de consciência [[1]].
PUROS
DE CORAÇÃO - Todo pensamento impuro contamina a alma, enfraquece o senso
moral, e tende a apagar as impressões do Espírito Santo. Diminui a visão
espiritual, de modo que os homens não podem ver a Deus [[2]].
Os de limpo coração. A palavra que aqui se traduz como coração
se refere ao intelecto capítulo 13:
A pureza de coração, no sentido que lhe deu Cristo, compreende muito
mais do que a pureza sexual; inclui todos os traços de caráter desejáveis e
exclui todos os indesejados. O ser de limpo coração equivale a estar
revestido com o manto de justiça de Cristo
Mateus 22: 11 e 12, o linho fino do qual estão ataviados os
santos Apocalipse 19: 8; 3: 18 e 19, isto é, a perfeição do
caráter.
Jesus não estava falando da limpeza cerimonial Mateus 15:
Os de coração limpo abandonaram o pecado como princípio dirigente da
vida, e sua existência estão inteiramente consagrados a Deus. Romanos
6:
Os limpos de coração são os íntegros, livres da tirania de um eu dividido,
e que não ficam tentando servir a Deus e ao mundo ao mesmo tempo. Destes é
impossível que Deus se esconda. Vivem como se já pudessem ver Aquele que é
invisível e a quem, um dia, verão tal como Ele é. Foi pela fé que deixou o Egito,
sem temer o furor do rei, e resistiu como se visse o invisível. Hebreus 11: 27.
Caríssimos, desde já somos filhos de Deus. E nós o somos! Se o mundo não nos
conhece, é porque não o conheceu. I João 3: 2 [[4]].
A referência primária não é a pureza sexual embora esta seja mencionada 5:
28, mas a retidão, a pessoa ser liberta da tirania do eu dividido. De acordo com Tiago o hipócrita precisa purificar
o coração. Tiago 4: 8. Se o olho não é bom o corpo todo andará em
trevas Mateus 6: 23. Motivos interiores dividem o coração. Escritores
judeus entendiam que essa inclinação para a esquizofrenia moral resulta yeser ou impulso mau. O que Deus exige do
que deseja subir ao santo monte do Senhor, senão que seja limpo de mãos e pura
decoração. Salmo 24: 3 e 4[[5]].
A palavra grega para Limpos é katharós, que tem uma variedade de usos, cada um deles com um
enfoque novo o que faz sentido a esta bem-aventurança na vida cristã.
1. Em sua origem queria dizer simplesmente limpo, e podia ser usado
referindo-se a roupa suja que após ser lavada tornava-se limpa.
2. Usa-se freqüentemente ao trigo que era depurado após ter tirado a
palha e estar limpo. No sentido figurado também é usado para referir-se a um
exército que limpou de suas fileiras soldados descontentes, fracos e covardes,
formando um pelotão de elite e lutadores de primeira categoria.
3. Aparece correntemente na companhia de outro adjetivo grego: akêratos, que se refere ao leite e ao vinho não adulterados, e para
o metal que possui autenticidade que não possui a mais ligeira alteração.
Katarós refere-se a algo sem mistura, sem mescla, adulteração ou alienação.
Porem esta bem-aventurança é exigente. Poderia ser traduzida assim:
Bendita é a pessoa cujos motivos são sempre
totalmente sem mistura, porque verão a Deus.
Rara vez se dá ao caso, até em nossas ações menores, de que não há a
menor mescla de motivos. Se não entregamos totalmente a boa causa, pode ser que
nosso coração se quede a algum resquício de satisfação própria, e aprovação de
alguma complacência, gratidão ou louvor de algum crédito que alcancemos
Até um pregador sincero não está isento deste perigo da própria
satisfação de ter pregado um bom sermão. John Bunyan contestou tristemente a uma
pessoa que havia dito que seu sermão era muito bom. Sim eu sei. O diabo já me
disse quando eu desci do púlpito.
Esta bem-aventurança exige um mais severo exame de consciência. Temos
executado um trabalho com a finalidade de receber um salário. Cumprimos o nosso
trabalho com motivos de serviço ou para recebermos. Ao prestarmos nossos
serviços o fazemos por generosidade ou egoísmo? Quando prestamos um serviço na
igreja o fazemos para o Senhor ou para nosso prestígio pessoal? Vamos à igreja
para encontrarmos com Deus ou para cumprir um costume e nos considerarmos
respeitáveis? É nossa vida de meditação e oração inspirada num desejo de íntima
comunhão com Deus que nos dá um sentimento agradável de superioridade?
Cultivamos a vida espiritual porque somos supremamente conscientes de nossa
necessidade de Deus no mais íntimo de nosso ser, ou porque nos produzem um
sentimento de comodidade e bem estarem pensamentos piedosos? Ao examinar nossos
próprios motivos produz inquietude e vergonha, porque há poucas coisas neste
mundo que são melhores que nós que nos podem produzir em nós motivos diversos
discutíveis [[6]].
VERÃO A DEUS - Cristo põe ênfase no reino da graça divina
nos corações humanos nesta era presente, mas sem esquecer o reino eterno de
glória no mundo futuro. É claro que as palavras verão a Deus se referem
tanto à visão espiritual como à física. Quem sente sua necessidade espiritual,
entra no reino dos céus agora; os que choram pelo pecado são consolados
agora; quem são os mansos de coração recebem seu direito de possuir a terra
nova agora; os que têm fome e sede da justiça de Jesus Cristo são saciados
agora; os misericordiosos conseguem misericórdia agora. Do mesmo modo, os de
coração limpo têm o privilégio de ver a Deus agora, com os olhos da fé; e finalmente,
no glorioso reino, terão o privilégio de vê-lo face a face I João 3: 2; Apocalipse 22: 4.
Só os que conseguem desenvolver a visão celestial neste mundo presente, terão o
privilégio de ver a Deus no mundo vindouro.
Bem como ocorre com os narcóticos e as bebidas embriagantes, o primeiro
efeito do pecado é nublar as faculdades superiores da mente e da alma. Só
depois que a serpente teve seduzido a Eva fazendo que visse com os olhos da
alma que a árvore era boa para comer, e que era agradável aos olhos, e árvore
para atingir a sabedoria, foi quando ela tomou de seu fruto, e comeu. Gênesis
3: 6. Quando a serpente disse serão abertos vossos olhos,
referia-se a uma visão simbólica, porque como resultado de que seus olhos
foram abertos, conheceram o bem e o mau Gênesis 3: 5. O diabo
cega em primeiro lugar aos homens persuadindo-os a que creiam que a experiência
com o pecado lhes dará uma visão mais clara. No entanto, o pecado leva a uma
cegueira maior. O pecador tem olhos e não vê. Jeremias 5: 21; Isaias
6: 10; Ezequiel 12: 2.
Só aqueles cujo coração é limpo e sincero verão a Deus. Se o olho
é bom, toda a vida estará cheia de luz Mateus 6: 22 e 23. Muitos
cristãos sofrem de estrabismo espiritual por tentar ter um olho fixo na Canaã
celestial e o outro nos deleites temporários do pecado Hebreus 11:
25 e as panelas de carne de Egito Êxodo 16: 3. Nossa única segurança
está em viver segundo os princípios e colocar a Deus em primeiro lugar
A recompensa da integridade interior, total, é que eles verão a Deus. João
escreve que Nunca ninguém viu a Deus. João 1: 18, e Paulo nos dão a razão
disso: é que Deus habita na luz inacessível. I Timóteo 6: 16. Permanecer na
presença de Deus é a maior bênção concebível. Em Apocalipse 22: 4 os bem-aventurados
verão sua face. Embora a promessa seja essencialmente escatológica,
pode ser concretizada num sentido espiritual também, no presente tempo. A
pureza genuína provê uma experiência imediata e profunda da presença e do poder
de Deus. Os puros verão a Deus [[8]].
Como é possível ver a Deus? Podemos vê-lo a partir do momento em que Ele
se torna uma experiência real
Não se entenda a por condição de se ver a Deus a perfeição sem pecado.
Neste caso só Cristo seria digno. Mas pureza de coração aqui significa
simplicidade, cristalina sinceridade diante de Deus e firme resolução em
cumprir sua vontade Jó 17: 7 [[9]].
Jesus passou a dizer que somente os limpos de coração verão a Deus. Este
é um dos simples fatos da vida que vemos o que só estamos dispostos a ver. E
isto não é somente no sentido físico, mas em todos os sentidos.
Se uma pessoa observa o céu numa noite clara, não vê nada mais que uma
imensidão de pontinhos de luz, vê só o que seus olhos permitem ver. Porém o
mesmo céu observado por um astrônomo poderá chamar as estrelas e planetas por
seus nomes, e mover-se entre eles como entre amigos, e um navegador poderá
conduzir sua embarcação a um porto seguro seguindo os caminhos traçados
observando o céu.
Uma pessoa normal ao passear pelos caminhos no campo não verá nada mais
que alguns arbustos e espinhos. Um botânico experimentado se fixará em cada uma
destas plantas, chamando por seu nome e conhecendo seu uso; pode ser até que
descubra algo de valor extraordinário, porque seus olhos foram direcionados
para aquilo.
Se colocarmos duas pessoas numa residência repleta de quadros antigos, a
que não tem conhecimento nem habilidade não verá diferença entre uma peça e
outra de menor ou maior valor, entretanto um perito crítico de arte descobrirá
um valor incalculável em uma pintura que outros passariam sem ao menos se fixar
sobre a obra.
Existem pessoas de mente apurada que em qualquer situação observa algo e
lhe chama a atenção. Em qualquer esfera da vida, cada um vê o que está
capacitado para ver.
Assim disse Jesus que somente os puros de coração verão a Deus. É uma
séria advertência para que recordemos o quanto está limpo nosso coração pela
graça de Deus, o quanto estamos isentos da malícia humana, se estamos nos
capacitando ou nos incapacitando de ver a Deus algum dia.
A sexta bem-aventurança poderia ser lida da seguinte maneira:
Ah! Bem-aventurada a pessoa cujos motivos
são absolutamente puros, porque um dia estará capacitado para contemplar a Deus
[[10]].
Todo Bom Sermão tem um
Plano
Todo
bom sermão realmente tem um plano. Isso e verdade a respeito do Sermão do Monte em geral, e as bem-aventuranças
em particular.
Anteriormente
mencionamos como cada uma das bem-aventuranças conduz à seguinte. Assim, todos os que compreendem
sua pobreza espiritual, choram por
causa de suas faltas, e verdadeiramente chegam ao ponto em que, com
sinceridade, se sentem humildes e mansos.
Essa compreensão os
levou a ter fome e sede de algo melhor: da justiça
de Deus como graça perdoadora, bem como graça transformadora e
fortalecedora.
Essa
quarta bem-aventurança ter fome e sede
estabelece o centro
das bem-aventuranças. As três que a antecederam tratam da pessoa
A
recompensa dos que tem fome e sede é que eles serão fartos. Mas
fartos de que?
Pode alguém perguntar. Da justiça que buscam! Eles
são perdoados e transformados em pessoas que possuem nova perspectiva da vida.
Parte dessa fartura está
explicita na segunda parte das
bem-aventuranças. Eles se tornarão misericordiosos, puros e pacificadores. Que
benção! Que transformação! Que dom precioso!
Glórias a Deus, por meio de quem todas as bênçãos nos advêm!
Ha outra coisa
importante a respeito do plano das bem-aventuranças.
A quinta, sexta e sétima bem-aventuranças correspondem primeira, segunda e terceira, tendo a quarta como
o ponto central. E como subir de um lado da montanha nas primeiras três,
chegando ao topo na quarta, e então descer do outro lado nas ultimas
três.
De
igual modo, os puros de coração são aqueles que anteriormente
choraram por causa de sua impureza de coração. Em seqüência semelhante, os pacificadores
são aqueles que se tornaram mansos.
A grande verdade é que
Jesus não tem um plano só nas bem-aventuranças; Ele tem um plano definido para
a minha vida.
Ajuda-me, Pai, a compreender o Teu plano[11].
A Essência do Assunto
Sobre tudo o que se deve
guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida. Provérbios 4: 23.
Quando Sir Walter
Raleigh foi levado ao cepo de execução, seu executor perguntou se sua cabeça
estava na posição correta. Raleigh respondeu:
Pouco importa, meu amigo, como está a
cabeça, contanto que o coração
esteja bem.
De
maneira semelhante, quando vou ao médico para fazer uma cirurgia
na perna, a primeira coisa que o médico faz é examinar meu coração. Afinal, se
o coração não estiver bem, não há necessidade de consertar a perna. Sem um coração sadio, a melhor perna do mundo de
nada me serve.
No campo físico, o
coração é o centro da vida. E o pulsar daquele músculo que espalha vida ao
restante do corpo.
O
mesmo acontece no campo espiritual. Daí a ênfase bíblica sobre a
importância de um coração reto para com Deus.
Jesus pronuncia Sua
benção sobre aqueles que são puros de coração. Isso significa que Ele não
elogia aqueles que são intelectuais. Ele não
diz: Bem-aventurados os que compreendem a
doutrina corretamente, porque
eles verão a Deus. Seu destaque está no coração.
Doutrina
correta é importante,
não é, a essência do assunto. Você pode ter uma compreensão correta das
doutrinas e ser mais mesquinho do que o diabo. Uma pessoa pode ser direita
no que se refere às doutrinas, e contudo ser uma
maldição para a igreja e um falso representante de seu Senhor.
Como acontece na vida
física, o centro da existência cristã é o coração. O coração que está bem,
tanto com Deus como com outras pessoas, estabelece o cenário para a
compreensão correta da doutrina e a correta expressão da fé na vida diária da
pessoa. Sem um coração espiritual sadio,
você está espiritualmente morto, não importa quão bem você entenda
teologia ou quanto da Bíblia conseguiu memorizar.
São os puros de coração que verão a Deus.
Senhor,
ajuda-me hoje a estabelecer minhas prioridades corretamente.
Ajuda-me hoje a entregar meu coração a Ti. Ajuda-me hoje a começar a ver-Te
melhor [[12]].
O Centro de Controle
Ouvi e entendei: não é o que entra pela boca o
que contamina o homem, mas o que sai da boca... O que sai da boca vem do
coração, e é isso que contamina o homem.
Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos,
blasfêmias. Mateus 15:
No mundo
da Palestina do primeiro século, pensava-se que o coração era muito mais do que um órgão do corpo humano que bombeava
sangue. A palavra grega kardia, é traduzida para o inglês como
heart e para o português como coração. E o que deu origem a palavra cardíaca e outros
termos semelhantes.
Do
começo ao fim da Bíblia, kardia é o centro dos motivos e atitudes das pessoas, bem como o centro da personalidade.
Inclui ainda a mente
e a vontade. Jesus podia dizer: Por que cogitais o mal no vosso coração?
Mateus 9: 4, e o sadio podiam afirmar que como imagina em sua alma coração, assim ele é. Provérbios 23: 7.
A
Bíblia estabelece que o coração é o centro de controle da mente e da vontade, bem como das emoções. O coração é o
manancial de onde fluem todas as demais coisas na vida
de uma pessoa.
Como
resultado, é de suma importância que o coração seja puro. Um
coração impuro pode levar a uma vida impura; um coração puro, porém, resulta em uma vida em harmonia com os
princípios divinos. O centro de controle
é extremamente importante. Bem-aventurados os
puros de coração.
Jesus transmitiu Seus
ensinos a respeito do coração num mundo em
que a espiritualidade das pessoas era julgada pelo seu exterior. A maneira
como lavavam as mãos, como se vestiam e com quem comiam, se tornaram pontos
pelos quais eram julgados. A religião se tornara exterior no entendimento dos
judeus.
Não é muito
diferente hoje. Inúmeros cristãos professos ainda avaliam outras pessoas pelas
ações exteriores. E a sua vara de medir é com freqüência
a vara da tradição e da perspectiva humana usada pelos antigos
fariseus. E isso acontece até entre os professos cristãos.
Os ensinos de Jesus
colocam um fim a todas essas formas de avaliação.
Sua preocupação é o centro de controle. Se as coisas estiverem certas
no centro, elas também estarão certas na periferia da minha vida [[13]].
Pureza é Importante
Nela, nunca jamais
penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas
somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21: 27.
O significado básico de
puro é sem impurezas, limpo, sem contaminação. O termo grego
é com freqüência usada para referir-se a metais que foram refinados até que
toda a impureza tenha sido removida, restando só o metal puro.
Assim,
pureza significa sem mistura, não adulterado, genuíno.
Quando esse pensamento é aplicado ao coração, pensamos em motivos puros, em
sinceridade, devoção individual, uma
pessoa que é totalmente dedicada a Deus, de acordo com os Seus
princípios.
O oposto de pureza no
campo espiritual é ser inconstante. A pessoa inconstante procura seguir ao
Senhor e ao mundo ao mesmo tempo. O
coração impuro é um coração dividido. É um coração que busca alcançar
dois alvos incompatíveis ao mesmo tempo.
Jesus disse que isso e
impossível. Ninguém pode servir a dois senhores;
porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Mateus 6: 24. Tiago enfatiza quando escreve que ser
amigo do mundo e ser inimigo de Deus. Quem quiser ser amigo do mundo se
torna inimigo de Deus. Tiago 4: 4.
Deus deseja que
dominemos nossos atos. Quer que decidamos quem é na verdade o Deus de nossa
vida; as coisas da Terra ou o Senhor Jesus. Essas duas áreas representam dois
reinos estabelecidos sobre duas diferentes séries de princípios.
Quando
Jesus nos diz que Seus seguidores devem ser puros de coração,
Ele quer dizer mais do que meramente limpeza das coisas exteriores que
contaminam nossa vida. Ele quer dizer que precisamos compreender que vivemos
em um campo de batalha espiritual, e que é necessário que escolhamos com
cuidado a quem nos sujeitamos. Ser puro de
coração é entregar totalmente nossa vida, mente e vontade a Deus e aos Seus princípios. Tais pessoas
terão seus nomes escritos no livro da vida e verão a Deus [[14]].
Vendo Deus Aqui e Agora
Ninguém jamais viu a Deus. I João 4: 12.
Homem nenhum verá a Minha face e viverá. Êxodo
33:20.
O que a Bíblia quer dizer quando afirma que os
puros de coração verão a Deus? É uma
experiência presente ou algo que terá lugar no futuro? A resposta
inclui as duas coisas:
Moisés é um bom
exemplo dessa questão. Depois da trágica experiência
do bezerro de ouro, e pouco antes de Deus dar a Moisés os Dez Mandamentos
pela segunda vez, o profeta pediu para ver a glória de Deus. Em Sua bondade,
Deus colocou Moisés na fenda de uma rocha e prometeu deixá-lo ver Suas costas: Tu Me
verás pelas costas; mas a Minha face não se verá. Êxodo 33: 23.
Assim
acontece conosco. Embora vá chegar à ocasião em que haveremos de vê-Lo como Ele é. I João 3: 2, atualmente só O vemos pelas
costas; nós O vemos parcialmente.
Mas esse vislumbre
parcial e uma realidade presente. Afinal, Jesus disse que aquele que O vê, vê o Pai João 14: 9. Jesus veio para revelar
o Pai ao mundo. Como resultado, quando estudamos a história do evangelho,
captou o melhor vislumbre do Pai que está disponível agora. Logicamente, aquilo
que é verdade a respeito dos quatro Evangelhos, é também verdade acerca do
restante da Bíblia em menor sentido. Todas as Escrituras são apenas um reflexo
parcial de Deus.
Os
cristãos não só captam vislumbres de Deus na Bíblia, mas, através
dos compreensíveis olhos da fé, podem perceber o toque de Deus na natureza, nos
eventos da História e na maneira como Ele nos trata diariamente. Conquanto
apreciemos os vislumbres de Deus, aguardamos
com ansiosa antecipação aquele dia em que o veremos face a face na Terra renovada. Os vislumbres de Sua glória
e amor, que nos são permitidos agora, nos dão apenas uma pálida noção do
que virá para aqueles que com toda sinceridade dedicaram a vida a Deus [[15]].
Vendo a Deus Então e no
Além
Amados, agora, somos
filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos
de ser. Sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele,
porque haveremos de vê-Lo como Ele é. E a si mesmo se purifica todo o que Nele tem esta
esperança, assim como Ele é puro. I João 3: 2 e 3.
No
mundo atual podemos captar vislumbres
de Deus de vez em quando, mas que nunca O vemos na plenitude
prometida aos puros de coração. Isso mudará. Como Paulo descreve: Agora, vemos como em espelho, obscuramente;
então, veremos face
a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou
conhecido. I Corintios 13: 12.
Nesta vida, vemos apenas
o inicio do cumprimento da promessa de Deus aos puros de coração.
Pense por um momento
sobre o que significará permanecer na presença
do Rei do Universo. Você e eu estamos sendo preparados para entrar na
presença absoluta do Rei dos reis e Senhor dos senhores. A compreensão dessa
idéia revolucionará nossa vida.
Agora
O vemos como que através de um vidro escuro, mas então O veremos face a face. Pense nisso. Medite sobre isso.
Leia a respeito do trono de Deus
Depois leia alguns dos
grandes cânticos de louvor em Apocalipse. Vi, registra João em Apocalipse
5:
Um
dia você estará diante desse trono! Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Mateus 5: 8 [[16]].
Como Ser Puro?
Cria em mim, ó Deus, um
coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável. Salmo 51: 10.
Se confessarmos os nossos
pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda
injustiça. I João 1: 9.
Como pode nosso coração
se tornar puro? Homens e mulheres têm lutado com esse assunto através de
séculos. Alguns pensam que a resposta está em
isolar-se do mundo como os eremitas, monges, freiras, ou em alguma outra
forma de comunidade pura.
Um
desses beatos foi Simeão Stylites aproximadamente
Outros
atletas ascéticos encarceraram-se em celas tão pequenas que não podiam ficar totalmente deitados, nem totalmente
em pé. Muitos deixaram de tomar
banho e usaram vestes de couro, com os pelos roçando a pele. Conta-se que outros ainda sobreviviam
comendo grama, que cortavam com foices.
Tais homens e mulheres
estavam desesperados para estar bem com Deus. Procuraram a pureza de coração
com todas as suas forças.
Infelizmente estavam
seguindo o caminho errado. Não compreenderam
o poder do pecado
Os
textos de hoje colocam a situação sob a perspectiva correta, quando salienta que é Deus quem limpa nosso coração e o
torna puro. Muito obrigado,
Senhor, por ajudar-nos em nossa grande necessidade
[[17]].
Não Há Nada que Possamos
Fazer?
Assim, pois, amados meus,
como sempre obedecestes, desenvolvei a vossa salvação com temor e
tremor; porque Deus e quem efetuam em vós tanto o querer
como o realizar, segundo a Sua boa vontade. Filipenses 2: 12 e 13.
Falando com franqueza,
nada há que possamos fazer para purificar nosso
coração. Esse é um trabalho de Deus. Ele é quem pode limpar, é o grande
purificador. É o Seu poder que nos dá um novo coração, novo entendimento e uma nova perspectiva da vida. Tudo
que podemos fazer e aceitar a dádiva
divina. Mas essa aceitação é importantíssima. Deus não força a Sua
salvação sobre ninguém.
Uma
vez que Deus nos transformou em novas criaturas,
com novos valores, existe algo que podemos fazer na medida em que Ele progressivamente procura purificar nossa vida.
Podemos cooperar com Ele. Como Paulo colocou tão bem no texto para a
leitura de hoje, Deus opera em nosso
interior, através do poder do Espírito Santo, para de maneira progressiva
purificar nossa vida diária, a fim de que nossos atos combinem com nosso novo coração. Nós operamos nossa salvação através do poder dinâmico de Deus.
Algumas pessoas parecem ter
a idéia de que todas as obras são erradas. Isso é verdade se estamos tentando nos
tornar salvos. A Bíblia é contra qualquer tentativa de obter a salvação; ela é
dádiva de Deus.
Mas, uma vez que a
pessoa é salva em Jesus, ela vai de maneira natural e alegre desejar viver sua nova vida em harmonia com os
princípios de Deus. A pureza de
coração leva a pessoa a desejar pureza em tudo o que fizer.
Por isso, Paulo pode
falar da fé que atua pelo amor. Gálatas 5: 6. Ele elogia a operosidade
da... Fé, e a abnegação do... Amor dos tessalonicenses. I Tessalonicenses 1: 3. E
parte da sua tarefa era chamar os gentios a obediência pela fé. Romanos
1: 5; 16: 26.
Talvez
a ilustração mais clara de Paulo quanto à seqüência da salvação,
se encontra em Efésios 2:
A Pureza de coração leva
naturalmente à pureza de vida [[18]].
SALMO 24
INTRODUÇÃO
Liturgia
de entrada no santuário
Os versos
O Salmo 24 é um dos hinos compostos
para celebrar a fundação de Jerusalém como a cidade do grande Rei Salmos
30; 101; 132:
O hino consta de duas partes. A
primeira parte era cantada quando a arca era transportada, ao pé da colina onde
se encontrava Jerusalém, antes que os participantes iniciassem a caminhada até
a cidade versos
Este poema, tão cuidadosamente
estruturado, é considerado como uma ampliação do pensamento implícito da
declaração de Jesus: Bem aventurados os de limpos de coração,
porque eles verão a Deus. Mateus 5: 8. O primeiro requisito para ser
cidadão do reino de Deus é a pureza. Só os puros de coração poderão entrar na
Jerusalém celestial. A retidão permite a entrada pelas portas do céu Salmo
118: 19 e 20.
O Salmo 24 é recitado no domingo pela
manhã, em comemoração aos serviços dos levitas no templo. Isto sugere também o
título que leva este Salmo na LXX: Um Salmo de Davi, para o primeiro dia da semana. Também eram
entoados seus versos nos dias de festa que não caiam no sábado e nos cultos
matutinos nos dias de semana ao voltar e colocar a Torah na arca. Authorized Book of Daily
Prayer, pp. 196, 219; Talmud Tamid 33b; Encyclopedia Judaica, s.v. Psalms, Book
of, in Liturgy [[20]].
Este Salmo foi composto por Davi como um cântico
de louvor em honra do evento mais sagrado na história de Israel: a
transferência da Arca santa do Senhor ao Monte Sião, como registrado em II
Samuel
Desde o tempo dos patriarcas, Deus prometeu dar
a terra de Canaã aos descendentes de Abraão, Isaque, e Jacó. Sob Josué, Israel
entrou na terra prometida. Mas levou muito tempo como um todo antes que a terra
fosse conquistada e fossem derrotados todos os filisteus e cananeus
Então Davi, com grande festa, foi à casa de
Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a Cidade de Davi. II
Samuel 6: 12 [[21]].
1
- De Iahweh é a terra e o que nela
existe, o mundo e seus habitantes;
DE IAHWEH É A TERRA - Como Deus é o Criador e Senhor de toda a
terra, e tem direito sobre ela, e sobre todo o que a mesma contém e sobre todos
seus habitantes. Este conceito elimina o exclusivismo do povo judeu o do povo
gentil. Este verso é um perfeito exemplo de paralelismo sinônimo. A segunda
parte equilibra, repete e amplia o pensamento da primeira[22].
A Base de Verdadeira
Religião
O Salmo 24 começa a declarar a razão
fundamental para adorar o Senhor: Ele é o Criador do mundo. Esta é a base na
qual é fundada a adoração de Israel de Iahweh.
Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o
mundo e os que nele vivem; pois foi ele quem fundou a sobre os mares e firmou-a
sobre as águas. Salmo 24: 1 e 2.
O Senhor não é o Deus tribal de Israel. Ele
possui o mundo porque Ele chamou-o à existência por Sua vontade e palavra
criadora. O Senhor é, portanto, o soberano Governante da terra. A criação da
humanidade pelo Senhor implica no Seu direito de reivindicar a adoração e
louvor de todas as nações e raças. Criação e governo formam uma inquebrantável
união.
O Salmo 24 fala do mundo em termos da
visão do mundo oriental antigo que ensinava que a terra fora construída em
pilares que descansam no mar do submundo I Samuel 2: 8; Êxodo 20: 4; Gênesis 1: 7; 7:
12. O poeta usa a imagem mitológica do seu próprio tempo sem
necessariamente comprometer-se quanto à sua realidade histórica. Davi expressa
deste modo a sua adoração leal da majestade inconcebível e do criativo poder de
Iahweh. Outros hinos elaboram mais completamente este motivo da criação:
Venham! Cantemos ao Senhor com alegria!
Aclamemos a Rocha da nossa salvação. Vamos à presença dele com ações de graças;
vamos aclamá-lo com cânticos de louvor. Pois o Senhor é o grande Deus, o grande
Rei acima de todos os deuses. Em suas mãos estão às profundezas da terra, os
cumes dos montes lhe pertencem. Dele também é o mar, pois ele o fez; as suas
mãos formaram a terra seca. Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do
Senhor, o nosso Criador; Salmo 95:
2
- Ele próprio fundou-a sobre os mares e
firmou-a sobre os rios.
SOBRE OS
MARES -
É provável que esta figura tenha sido tomada do relato da criação. No principio
a terra estava totalmente coberta de água. Gênesis 1: 3; depois a voz do
Criador mandou que as águas se juntassem num lugar e que apareceria a terra
seca. Gênesis 1: 9. Compare com a expressão: as águas debaixo da terra.
Êxodo
20: 4 [[24]].
RIOS
- A terra é representada aqui como repousando sobre as águas do oceano inferior
Êxodo
20:4 [[25]].
3
- Quem pode subir a montanha de Iahweh?
Quem pode ficar em pé no lugar santo?
QUEM SUBIRÁ? - Ver
Salmo 15 [[26]].
O Salmo 24 contém duas seções que
precedem este clímax glorioso da visitação de Deus. Ambas lidam com a condição
e a qualificação de todos os que querem entrar no santuário para adorar o
grande Rei de Israel. A qualificação dos adoradores em Salmo 24:
4
- Quem tem mãos inocentes e coração puro,
e não se entrega à falsidade, nem faz juramentos para enganar.
MÃOS
INOCENTES - As mãos são os instrumentos da atividade, e estarem limpas
equivale a ser reto. Não manchadas pela iniqüidade. Jó 17: 9; Salmo 18: 24 [[28]].
Os pecadores presunçosos ou deliberados
não eram permitidos buscar as bênçãos do Senhor. Admitiam-se apenas aqueles que
se arrependeram de seus pecados, que almejavam a justiça de Deus e quisessem
servir ao Senhor somente; só aqueles que O buscam, que buscam a tua
face, ó Deus de Jacó. Este é um indicador da luta de Jacó com Deus em
Peniel, onde ele predominou para receber a bênção de Deus.
Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: Vi a
Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada. Gênesis 32: 30 [[29]].
Adorando um Deus Moral
O Criador deita por terra as qualificações
básicas para a adoração que Lhe é agradável. Este Deus não está satisfeito
apenas com uma forma cerimonial ou externa de adoração. Ele quer o coração do homem e pesa os motivos de
suas palavras e ações. São requeridos ação e pensamento verdadeiros. Deus olha
à pessoa antes de Ele olhar às suas obras Gênesis 4:
O Salmo 24 enfoca dois males apenas:
adoração de ídolo e perjúrio. Estes proíbem a participação na adoração do
Templo. Eles colidem com a cegueira básica do coração do homem, a teimosia
secreta da alma que já não conhece o seu legítimo Senhor e Mestre. A voz do
sacerdote assegura ao adorador de Iahweh, porém, que a bênção e a justiça serão
dadas a ele ou a ela pelo Senhor Salmo 24: 5. Bênçãos e vindicação literalmente: justiça não é o resultado
de qualquer lei natural ou de manipulação ritual. Eles vêm como dons da vontade
salvadora do Senhor. O verdadeiro Israel é um povo adorador, suplicante que
reconhece a reivindicação de Deus
Jesus deu uma nova confirmação ao Salmo
24 ao dizer, Bem-aventurados os limpos de coração, porque
verão a Deus. Mateus 5: 8. Este ver a Deus tem uma dupla aplicação: ao
presente pela visão espiritual I Corintios 2: 9 e 10 e ao futuro
apocalíptico para sua realidade plena: Seus olhos verão o rei em seu esplendor e
vislumbrarão o território em toda a sua extensão. Isaias 33: 17[30].
De Mãos Limpas
Susana Wesley foi uma das grandes mães
da história. Um dia, uma de suas filhas quis fazer algo que, embora
não muito ruim não era correto. Ao tentar demonstrar à filha que seu
desejo não era bom, sentiu que a mesma não ficou plenamente convencida.
Mais tarde, Susana e a filha sentaram-se perto da lareira que,
naquele momento, estava apagada.
Virando-se para a filha, e
apontando para o local do fogo, disse:
Pegue aquele pedaço de carvão que está bem em cima. Eu não
quero, mamãe, respondeu a menina.
Pode pegar, continuou a mãe, o fogo está apagado, não
queimará você. Eu sei que não me queimará, respondeu a filha, mas minha
mão ficará enegrecida. Exatamente, disse Susana Wesley.
Aquele prazer não lhe queimará, mas
enegrecerá você. Deixe-o para lá. Enganamo-nos quando pensamos que
certas coisas são muito pequenas para causar algum dano à
nossa vida. Achamos que uma pequena dose de bebida não nos
deixará embriagados, que uma única aposta não nos transformará em
viciados no jogo, que uma pequena mentirinha não nos trará problema
algum.
Mas é claro que estamos equivocados.
O alcoólatra começou com um pequeno copo, o drogado com uma
pequena experiência ou curiosidade sem importância,
o mexeriqueiro com simples comentário. Toda escada tem
um primeiro degrau a subir.
Deixemos de lado
tudo aquilo que, mesmo aparentemente insignificantes, possam
de alguma forma manchar a nossa expectativa
de uma vida plena e vitoriosa.
Peçamos a orientação de Deus em cada passo
a seguir, para que nada interfira em nossa busca da
verdadeira alegria e bênçãos que só o Senhor pode nos dar. Mantenha suas mãos
limpas e seu coração puro. Assim Deus será glorificado
em todas as suas atitudes.
CORAÇÃO
PURO - A verdadeira religião não consiste só na conformidade externa com as
cerimônias religiosas, mas converte o coração e produz pureza de pensamento e
sinceridade de motivos [[31]].
NÃO
SE ENTREGA - Não se eleva. Salmo 3: 2; 16: 10 [[32]].
FALSIDADE
- Hebraico: shaw, inutilidade.
Algumas vezes se emprega esta voz para indicar que os ídolos são vaidade Jeremias
18: 15. Refere-se às falsas opiniões, o perjúrio e o ato de tomar o
nome de Deus em vão Êxodo 20: 7. O
homem piedoso só considera o que é verdadeiro e real [[33]].
JURAMENTOS
PARA ENGANAR - O novo mandamento Êxodo
20: 16 [[34]].
5
- Ele obterá de Iahweh a bênção, e do seu
Deus salvador a justiça.
IAHWEH A BÊNÇÃO - A pessoa cujo caráter é como o que acaba de
descobrir e desfruta da aprovação e favor de Deus [[35]].
JUSTIÇA
- Como justo, recebe a aprovação de Deus e o tratamento merecido por seu
verdadeiro caráter [[36]].
6
- Esta é a geração dos que procuram, dos
que buscam tua face, ó Deus de Jacó.
GERAÇÃO - A palavra hebraica
significa povo, raça o tipo de
pessoa Salmo 14:
Ó
DEUS DE JACÓ - No hebraico diz
só: teu rosto, oh Jacó. A LXX traduz:
dos
que buscam o rosto do Deus de Jacó [[38]].
A Visio Dei
Deus quer ficar permanentemente entre aqueles
que O buscam em espírito de veracidade e sinceridade. Esta é a maravilha do Seu
amor. O Criador vem viver conosco. Ele de fato veio a nós agora no Messias
Jesus. Ele cumpriu a promessa messiânica de que uma virgem daria à luz a
Emanuel Mateus 1:
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós,
cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do
Pai. João 1: 14.
Cristo surpreendeu os judeus com Suas palavras, Quem
me vê a mim vê o Pai. João 14: 9. Mas Paulo nos assegura que o Criador
é o Salvador em Cristo Jesus:
Pois Deus, que disse: Das trevas resplandeça a luz,
ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória
de Deus na face de Cristo. II Corintios 4: 6.
A promessa da aliança de Deus a Israel de que
Ele morará entre o Seu povo Êxodo 25: 8 são cumpridas agora no
povo messiânico. Eles estão
Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, do
qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra. Oro para que, com as
suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por
meio do seu Espírito, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé;
e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam,
juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura
e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento,
para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. Efésios 3:
Não obstante, o povo de Cristo olha adiante à
glória apocalíptica da consumação final quando a Nova Jerusalém, com o trono de
Deus, desça do céu a terra. Apocalipse 21:
O Salmo 24 assim retrata não só um
Deus que estava na criação e que está abençoando o Israel de Deus agora no
Messias, mas também que virá vindicar o Seu pequeno rebanho. Este Salmo oferece três bênçãos inestimáveis
de Deus ao homem:
1. Vida de Deus em nossa criação.
2. Vida diante de Deus na redenção messiânica.
3. Vida com Deus, na consumação messiânica
futura.
Aqueles que se consagram ao Senhor receberão
todas estas bênçãos. A maioria da raça humana não parece conhecer absolutamente
o Senhor e o Seu Messias. A maioria está meramente correndo para adquirir o
alimento ou está freneticamente buscando os prazeres da vida. Apenas poucos
parecem buscar o Senhor, procurar realmente a face do Deus de Jacó.
Este Salmo nos exorta a olhar primeiro a
natureza como a criação de Deus e interpretar-nos como a expressão da vontade
criadora de Deus. Deveria surpreender-nos que há qualquer coisa em primeiro
lugar, que nós existimos, que o universo tem ordem e eficiência. Salmo
8; 19.
Explicar a origem de vida para um naturalista, o
princípio mecanicista é basicamente anticientífico e insensível. A própria
ciência natural ensina que a vida só pode vir de vida preexistente. Até mesmo
os evolucionistas admitem que o maior problema em sua teoria é o salto de
não-vida para vida. A Escritura declara com autoridade: No princípio Deus
criou! A tremenda complexidade e ordem do mundo e seus organismos viventes
testemunham de modo constrangedor de um planejamento inteligente, de um
desígnio de uma mente mestra.
Com
fé na criação nós apenas deduzimos
que o homem vive em um universo moral.
O Criador se fez conhecido como o Deus de
Israel. O Seu Espírito e a Sua mensagem levam todos os homens a buscá-Lo e
encontrá-Lo Isaias 2:
Mas quem está buscando a Deus? E como isto é
feito efetivamente, de acordo com o plano de Deus? Não por meio da filosofia
humana ou especulação. O Deus de Israel é encontrado por meio de Seu Filho: o
Messias Jesus. Só a religião que vem de Deus conduz a Deus. Cristo oferece
descanso divino à inquietude humana:
Vinde a mim, todos os que estão cansados e
oprimidos, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de
mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as
suas almas. Mateus 11: 28 e 29.
O único modo de habitar com Deus é buscar a face
de Cristo continuamente. João 17: 3. Nele nós desfrutamos
verdadeiro companheirismo com Deus. Quando Cristo está em nossos corações,
então nós estamos prontos para a consumação final de ver Deus em Seu reino
glorioso [[39]].
7 - Levantai, ó portas, os vossos frontões,
elevai-vos antigos portais, para que entre o Rei da glória!
LEVANTAI, Ó PORTAS - A procissão se acerca das portas de Sião;
está a ponto de entrar na cidade, e desde ali se pede permissão para que o Rei
de glória possa passar Marcos 16: 19 [[40]].
PORTAS
ETERNAS - Esta frase sugere permanência. Jerusalém devia ser o lugar da
morada permanente da arca [[41]].
As festividades da aclamação de Iahweh
como o Rei da glória culminado nestes hinos de coros antifônicos nos portões da
nova fortaleza e dramatiza a conquista de Canaã por Iahweh como o soberano
Monarca.
Liturgia de Entrada
Os hinos gloriosos dos versos
8
- Quem é este rei da glória? É Iahweh, o
forte e valente, Iahweh, o valente das guerras.
QUEM É ESTE REI DA GLÓRIA - Esta pergunta se cantou em resposta a
demanda que se havia feito de que as portas da cidade foram abertas. Em
seguida, se dá a resposta: é o Rei da glória é Iahweh, forte e poderoso; um
Deus de autoridade que foi o criador e dono da terra, e que manifesta seu poder
derribando os seus inimigos [[43]].
Em letras jubilosas eles poeticamente
personificam os portões como se eles fossem guardiões, apresentando a grandeza
excelente do Deus de Israel. Para Ele cada portão
é muito pequeno! Em resposta ao pedido de entrada, os guardiões designados de
Sião fazem a pergunta: verso 8 [[44]].
9 - Levantai ó portas, os vossos frontões,
elevai-vos, antigos portais, para que entre o rei da glória!
LEVANTAI Ó PORTAS - A repetição desta exortação reforça o que se
está dizendo e enaltece a forma ritual do poema. Está celebrando uma cerimônia.
A poesia hebraica usa agradavelmente
a repetição para dar maior ênfase verso 7 [[45]].
Estas palavras acentuam as qualidades superiores
do Senhor como o Guerreiro e Conquistador de Israel, como poderoso na batalha. Já Moisés tinha chamado Iahweh um homem de guerra. Êxodo
15: 3 em seu cântico de triunfo sobre o exército egípcio.
Agora os portadores da Arca de Senhor renovam a
sua urgente ordem: verso 9 [[46]].
10
- Quem é este rei da glória? É Iahweh dos
Exércitos: Ele é o rei da glória.
QUEM É ESTE REI DA GLÓRIA - Esta pergunta se cantou em resposta a
demanda que se havia feito de que as portas da cidade foram abertas ver. Em
seguida, se dá a resposta: e o Rei da glória é Iahweh, forte e poderoso; um
Deus de autoridade que foi o criador e dono da terra, e que manifesta seu poder
derribando os seus inimigos [[47]].
IAHWEH
DOS EXÉRCITOS - Deus é soberano de um universo de coisas e de seres
criados, e que estão ordenados como exércitos dispostos para a batalha. Seu
domínio é universal. Os habitantes do universo, de toda classe e categoria,
reconhece seu domínio. Algumas vezes se usa o termo exércitos para referir-se aos corpos celestes Gênesis 2: 1; Deuteronômio 17: 3;
em outros casos, para referir-se aos anjos: Josué 5: 14; Salmo 103: 21; 148:
2. Os que levavam a arca responderam a primeira vez Salmo
24: 8, mas aparentemente as portas permaneciam fechadas frente à
procissão que esperava. Quando respondem a segunda vez com a frase Iahweh dos Exércitos,
Este Salmo termina em perfeita
harmonia com a idéia inicial: Só Deus é o rei do universo; só a Ele se deve
render reconhecimento universal. A cerimônia de instalação da arca no monte do
Senhor é uma ocasião propícia para lançar esta proclamação [[48]].
Eles pedem novamente que os batentes superiores:
as cabeças dos portões levantem mais
alto porque os portões são muito pequenos para este grande Deus atravessar. O
Rei Salomão mais tarde expressa a grandeza cósmica do Senhor de Israel de um
modo diferente na oração de sua dedicação do Templo:
Mas será possível que Deus habite na terra? Os
céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo
que construí! I Reis 8: 27.
Os coros sacerdotais respondem agora mencionando
o nome completo do Deus de Israel: Iahweh
Sabaoth, o Senhor dos Exércitos ou Senhor
Todo-Poderoso verso 10. Mais cedo
O mencionar do Seu nome completo faz as portas
girarem amplamente abertas de forma que a Arca de Deus e sua multidão alegre
entra na fortaleza, cantando o louvor de Deus. Assim Davi fez Jerusalém o
centro exclusivo de adoração de Iahweh para todo o Israel e para todos os
gentios. Isaías estende enfaticamente a promessa do Senhor aos gentios:
Esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei
alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e demais sacrifícios serão
aceitos em meu altar; pois a minha casa será chamada casa de oração para todos
os povos. Isaias 56: 7.
O Salmo 24 parece especialmente ter
sido composto para a inauguração de Sião como o lugar de habitação de Deus na
terra. Neste caminho litúrgico o povo da aliança experimentava na verdade a
vinda do Senhor em seu meio [[49]].
A solene transferência da Arca do Senhor no Salmo
24 pode ser visto cumprido na ascensão de Cristo ao Sião divino na Nova
Jerusalém e em Sua coroação como Rei do mundo Atos 2: 36; Efésios 4:
Todo o Céu estava esperando para saudar o
Salvador à Sua chegada às cortes celestiais. Ao ascender, abriu Ele o caminho,
e a multidão de cativos libertos à Sua ressurreição O seguiu. A hoste
celestial, com brados de alegria e aclamações de louvor e cântico celestial,
tomava parte na jubilosa comitiva.
Ao aproximar-se da cidade de Deus, cantam, como
em desafio, os anjos que compõem o séqüito:
Levantai, ó portas, as vossas cabeças;
Levantai-vos, ó entradas eternas, E entrará o Rei da Glória! Jubilosamente
respondem as sentinelas de guarda: Quem é este Rei da Glória? Isto dizem elas,
não porque não saibam quem Ele é, mas porque querem ouvir a resposta de
exaltado louvor: O Senhor forte e poderoso, O Senhor poderoso na guerra.
Levantai, ó portas, as vossas cabeças, Levantai-vos, ó entradas eternas, E
entrará o Rei da glória!
Novamente se faz ouvir o desafio: Quem é este
Rei da Glória? Os anjos nunca se cansam de ouvir o Seu nome ser exaltado. E os
anjos da escolta respondem: O Senhor dos Exércitos; Ele é o Rei da
Glória! Salmo 24:
Então se abrem de par em par as portas da cidade
de Deus, e a angélica multidão entra por elas, enquanto a música prorrompe em
arrebatadora melodia [[50]].
Em última instância Cristo voltará a este
planeta para levar o Seu povo com Ele para a casa do Pai João 14:
Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o
verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se
lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. Apocalipse 1: 7.
O convite do evangelho agora ainda está indo aos
judeus e gentios: Todos saúdam o poder do nome de Jesus! Que os anjos se
prostrem; Tragam a diadema real, E O coroem o Senhor de tudo! E. Perronet, 1779
[[51]].
A Recompensa Merecida
Cristo e Seus discípulos estão assentados no Monte das Oliveiras. O Sol
já desapareceu e as sombras da noite crescem sobre a Terra. Pode-se ver uma
casa esplendorosamente iluminada como para uma festa. A luz jorra das
aberturas, e um grupo expectante indica que um cortejo nupcial está prestes a
aparecer. Em muitas regiões do oriente as festividades nupciais são realizadas
à noite. O noivo parte ao encontro da noiva e a traz para casa. À luz de tochas,
o cortejo dos nubentes sai da casa paterna para seu próprio lar, onde um
banquete é oferecido aos convidados. Na cena que Cristo contemplava, um grupo
espera o aparecimento do cortejo nupcial para a ele se ajuntar.
Na adjacência do lar da noiva esperam dez virgens trajadas de branco.
Todas levam uma lâmpada acesa e um frasco de óleo. Todas aguardam ansiosamente
a vinda do esposo. Há, porém, uma tardança. Passa-se uma hora após outra,
as vigias fatigam-se e adormecem. À meia-noite ouve-se um clamor: Aí vem
o esposo! Saí-lhe ao encontro! Mateus 25: 6. Sonolentas despertam, de
repente, e levantam-se. Vêem o cortejo aproximando-se resplandecente de tochas
e festivo, com música. Ouvem as vozes do esposo e da esposa. As dez virgens
tomam suas lâmpadas e começam a aparelhá-las, com pressa de partir. Cinco
delas, porém, tinham deixado de encher seus frascos. Não previram demora tão
longa, e não se prepararam para a emergência. Em aflição apelam para suas
companheiras mais prudentes, dizendo: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas
lâmpadas se apagam. Mateus 25: 8. Mas as cinco outras, com suas
lâmpadas há pouco aparelhadas, tinham seus frascos esvaziados. Não tinham óleo
de sobra, e respondem: Não seja caso que nos falte a nós e a vós;
ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós. Mateus 25: 9.
Enquanto foram comprar, o cortejo foi-se e as deixou. As cinco, com as
lâmpadas acesas, se uniram à multidão, entraram na casa com o cortejo nupcial,
e fechou-se a porta. Quando as virgens loucas chegaram à entrada da casa do
banquete, receberam uma recusa inesperada. O anfitrião declarou: Não
vos conheço. Mateus 25: 12. Foram abandonadas ao relento, na rua
solitária, nas trevas da noite.
Quando Cristo, sentado, contemplava o grupo que aguardava o esposo,
contou aos discípulos a história das dez virgens, ilustrando, pela experiência
delas, a da igreja que viveria justamente antes de Sua segunda vinda.
Os dois grupos de vigias representam as duas classes que professam estar
à espera de seu Senhor. São chamadas virgens porque professam fé pura. As
lâmpadas representam a Palavra
de Deus. Diz o salmista: Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra
e, luz para os meus caminhos. Salmo 119: 105. O óleo
é símbolo do Espírito Santo. Assim é representado o Espírito na profecia de
Zacarias. Tornou o anjo que falava comigo, diz
ele, e me despertou, como a um homem que é despertado do
seu sono, e me disse: Que vês? E eu disse: Olho, e eis um castiçal todo de
ouro, e um vaso de azeite no cimo, com as suas sete lâmpadas; e cada lâmpada
posta no cimo tinha sete canudos. E, por cima dele, duas oliveiras, uma à
direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda. E falei e disse ao anjo que
falava comigo, dizendo: Senhor meu, que é isto? E respondeu e me falou,
dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem
por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. E,
falando-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois raminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro e que vertem de
si ouro? Então, Ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do
Senhor de toda a Terra. Zacarias 4:1 a 4, 6, 12 e 14.
Das duas oliveiras o dourado óleo era vazado pelos tubos de ouro nas
taças do castiçal, e daí nas lâmpadas de ouro que iluminavam o santuário.
Assim, dos santos que estão na presença de Deus, Seu Espírito é comunicado aos
que são consagradas para o Seu serviço. A missão dos dois ungidos é comunicar
ao povo de Deus aquela graça celestial que, somente, pode fazer de Sua palavra
uma lâmpada para os pés, e uma luz para o caminho. Não por força, nem por violência,
mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Zacarias 4: 6.
Na parábola, todas as dez virgens saíram ao encontro do esposo. Todas
tinham lâmpadas e frascos. Por algum tempo não se notava diferença entre elas.
Assim é com a igreja que vive justamente antes da segunda vinda de Cristo.
Todos têm conhecimento das Escrituras. Todos ouviram a mensagem da proximidade
da volta de Cristo e confiantemente O esperam. Como na parábola, porém, assim é
agora. Há um tempo de espera; a fé é provada; e quando se ouvir o clamor: Aí
vem o Esposo! Saí-Lhe ao encontro! Mateus 25: 6, muitos não estarão
preparados. Não têm óleo em seus vasos nem
Sem o Espírito de Deus, de nada vale o conhecimento da Palavra. A teoria
da verdade não acompanhada do Espírito Santo, não pode vivificar a mente, nem
santificar o coração. Pode estar-se familiarizado com os mandamentos e
promessas da Bíblia, mas se o Espírito de Deus não introduzir a verdade no
íntimo, o caráter não será transformado. Sem a iluminação do Espírito, os
homens não estarão aptos para distinguir a verdade do erro, e serão presa
das tentações sutis de Satanás.
A classe representada pelas virgens loucas não é hipócrita. Têm
consideração pela verdade, advogaram-na, são atraídos aos que crêem na verdade,
mas não se entregaram à operação do Espírito Santo. Não caíram sobre a rocha,
que é Cristo Jesus, e não permitiram que sua velha natureza fosse quebrantada.
Essa classe é representada, também, pelos ouvintes comparados ao pedregal.
Recebem a Palavra prontamente; porém, deixam de assimilar os seus princípios.
Sua influência não permanece neles. O Espírito trabalha no coração do homem de
acordo com o seu desejo e consentimento, nele implantando natureza nova; mas a
classe representada pelas virgens loucas contentou-se com uma obra superficial.
Não conhecem a Deus; não estudaram Seu caráter; não tiveram comunhão com Ele;
por isso não sabem como confiar, como ver e viver. Seu serviço para Deus
degenera em formalidade. Eles vêm a Ti, como o povo costuma vir, e se
assentam diante de Ti como Meu povo, e ouvem as Tuas palavras, mas não as põem
por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua
avareza. Ezequiel 33: 31.
Essa é a classe que em tempo de perigo é encontrada bradando: Paz e
segurança. Acalentam seu coração em sossego, e não sonham com o perigo. Quando
despertos de sua indiferença, discernem sua destituição, e rogam a outros que
lhes supram a falta; em assuntos espirituais, porém, ninguém pode
remediar a deficiência de outros. A graça de Deus tem sido oferecida
livremente a todos. Tem sido proclamada a mensagem do evangelho: Quem
tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida. Apocalipse. 22: 17.
Todavia o caráter não é transferível. Ninguém pode crer por outro. Ninguém pode
receber por outro o Espírito. Ninguém pode dar a outrem o caráter que é o fruto
da operação do Espírito. Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no
meio dela a Terra, vivo Eu, diz o Senhor Iahweh, que nem
filho nem filha eles livrariam, mas só livrariam a sua própria alma pela sua
justiça. Ezequiel 14:20.
Numa crise é que o caráter é revelado. Quando a voz ardorosa proclamou à
meia-noite: Aí vem o Esposo! Saí-lhe ao encontro! Mateus 25: 6, e as
virgens adormecidas ergueram-se de sua sonolência, foi visto quem fizera a
preparação para o evento. Ambos os grupos foram tomados de surpresa; porém, um
estava preparado para a emergência, e o outro não. Assim agora uma calamidade
repentina e imprevista, alguma coisa que põe a pessoa face a face com a morte,
mostrará se há fé real nas promessas de Deus. Mostrará se está sustida na
graça. A grande prova final virá no fim do tempo da graça, quando será tarde
demais para se suprirem as necessidades do espírito.
As dez virgens estão esperando na noite da história deste mundo. Todas
dizem ser cristãs. Todas têm uma vocação, um nome, uma lâmpada, e todas
pretendem fazer a obra de Deus. Todas aguardam, aparentemente, a volta de
Cristo. Cinco, porém, estão desprevenidas. Cinco serão encontradas
surpreendidas, aterrorizadas, fora do recinto do banquete.
No dia final muitos hão de requerer admissão ao reino de Cristo,
dizendo: Temos comido e bebido na Tua presença, e Tu tens ensinado nas nossas
ruas. Lucas 13: 26. Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? E, em Teu
nome, não expulsamos demônios? E, em Teu nome, não fizemos muitas maravilhas?
Mateus 7: 22. Mas a resposta será: Digo-vos que não sei de onde vós sois;
apartai-vos de mim. Lucas 13: 27. Nesta vida não tiveram comunhão com
Cristo; por isto não conhecem a linguagem do Céu, são estranhos às suas
alegrias. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do
homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o
Espírito de Deus. I Corintios 2: 11.
As palavras mais tristes que caíram em ouvidos mortais são aquelas da
sentença: Não vos conheço. Mateus 25: 12. Unicamente a comunhão do
Espírito que desprezastes poderia unir-vos à multidão jubilosa que estará no
banquete das bodas. Não podereis participar dessa cena. Sua luz incidiria sobre
olhos cegos, e sua melodia
Não podemos estar prontos para encontrar o Senhor, acordando ao ouvir o
brado: Aí vem o Esposo! Mateus 25: 6 e então tomar nossas lâmpadas
vazias para enchê-las. Não podemos viver apartados de Cristo aqui, e ainda
assim estar aptos para a Sua companhia no Céu.
Na parábola, as virgens prudentes tinham óleo em seus vasos com as
lâmpadas. Suas lâmpadas arderam com chama contínua pela noite de vigília.
Contribuíram para aumentar a iluminação em honra do esposo. Brilhando na
escuridão, auxiliaram a iluminar o caminho para o lar do esposo, para a ceia de
bodas.
Assim, devem os seguidores de Cristo irradiar luz nas trevas do mundo.
Pela atuação do Espírito Santo, a Palavra de Deus é uma luz quando se torna um
poder transformador na vida de quem a recebe. Implantando-lhes no coração os
princípios de Sua Palavra, o Espírito Santo desenvolve nos homens os predicados
de Deus. A luz de Sua glória, Seu caráter, deve refletir-se
A vinda do esposo foi à meia-noite, a hora mais tenebrosa. Assim a vinda
de Cristo será no período mais tenebroso da história deste mundo. Os dias de
Noé e de Ló ilustram a condição do mundo exatamente antes da vinda do Filho do
homem. Apontando para esse tempo, declaram as Escrituras que Satanás trabalhará
com todo poder e sinais, e prodígios de mentira. II Tessalonicenses 2:9. Sua
obra é revelada claramente pelas trevas que se adensam rapidamente, pela
multidão de erros, heresias e enganos destes últimos dias. Satanás não só leva
cativo o mundo, porém suas ilusões infectam até as professas igrejas de nosso
Senhor Jesus Cristo. A grande apostasia se desenvolverá em trevas tão densas
como as da meia-noite, impenetráveis como a mais intensa escuridão. Para o povo
de Deus será uma noite de prova, noite de lamentação, noite de perseguição por
causa da verdade. Mas nessa noite de trevas brilhará a luz de Deus.
Fez que das trevas resplandecesse a luz. II Corintios 4: 6. Quando a Terra era sem forma e vazia; e
havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus Se movia sobre a face
das águas. E disse Deus: Haja luz. E houve luz. Gênesis 1: 2 e 3.
Também na noite das trevas espirituais a Palavra de Deus diz: Haja
luz. A Seu povo, diz Ele: Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua
luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. Isaias 60: 1.
Eis, diz a Escritura, que
as trevas cobriram a Terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti o Senhor virá
surgindo, e a Sua glória se verá sobre ti. Isaias 60: 2.
A escuridão do falso conceito acerca de Deus é que está envolvendo o
mundo. Os homens estão perdendo o conhecimento de Seu caráter. Este tem sido
mal-compreendido e mal-interpretado. Neste tempo deve ser proclamada uma
mensagem de Deus, uma mensagem de influência iluminante e capacidade salvadora.
O caráter de Deus deve tornar-se notório. Deve ser difundida nas trevas do
mundo a luz de Sua glória, a luz de Sua benignidade, misericórdia e
verdade.
Esta é a obra esboçada pelo profeta Isaías, nas palavras: Tu,
anunciador de boas novas a Jerusalém, levanta a tua voz fortemente; levanta-a,
não temas e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus. Eis que o
Senhor Jeová virá como o forte, e o Seu braço dominará; eis que o Seu galardão
vem com Ele, e o Seu salário, diante da Sua face. Isaias 40: 9 e 10.
Os que aguardam a vinda do esposo devem
dizer ao povo: Eis aqui está o vosso Deus. Isaias 40: 9. Os últimos raios da
luz misericordiosa, a última mensagem de graça a ser dada ao mundo, é uma
revelação do caráter do amor divino. Os filhos de Deus devem manifestar
Sua glória. Revelarão em sua vida e caráter o que a graça de Deus por eles tem
feito.
A luz do Sol da Justiça deve irradiar em boas obras, em palavras de
verdade e atos de santidade.
Cristo, o resplendor da glória do Pai, veio ao mundo como sua luz. Veio
representar Deus aos homens, e Dele está escrito que foi ungido com o
Espírito Santo e com virtude, e andou fazendo o bem. Atos 10: 38.
Na sinagoga de Nazaré, disse: O Espírito do Senhor é sobre Mim, pois que
Me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-Me a curar os quebrantados do
coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em
liberdade os oprimidos, há anunciar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4: 18 e 19.
Esta foi a obra de que encarregou os discípulos. Vós sois a luz do mundo, Assim
resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras
e glorifiquem a vosso Pai, que está nos Céus. Mateus 5: 14 e 16.
Esta é a obra que o profeta Isaías descreve, dizendo: Porventura,
não é também que repartas o teu pão com o faminto e recolhas em casa os pobres
desterrados? E, vendo o nu, o cubras e não te escondas daquele que é da tua
carne? Então, romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente
brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a
tua retaguarda. Isaias 58: 7 e 8.
Assim pois a glória de Deus deve brilhar mediante Sua igreja na noite de
trevas espirituais, soerguendo os oprimidos e confortando os que choram.
Em todo nosso redor ouvem-se os gemidos de um mundo de aflições. Em
todos os lados há necessitados e miseráveis. Nosso dever é auxiliar a aliviar e
abrandar as dificuldades e misérias da vida.
O serviço prático será muito mais eficiente do que meramente pregar
sermões. Devemos alimentar o faminto, vestir o nu e asilar o desabrigado. E
somos chamados para fazer mais do que isto. As necessidades da alma só o amor
de Cristo pode satisfazer. Se Cristo em nós habitar, nosso coração estará cheio
de simpatia divina. Abrir-se-ão as fontes cerradas do zeloso amor cristão.
Deus requer não somente as nossas dádivas para os necessitados, mas
também nosso semblante amável, nossas palavras de esperança, nosso cordial
aperto de mão. Quando curava os doentes, Cristo punha sobre eles as mãos.
Também devemos achegar-nos em contato íntimo com quem procuramos
beneficiar.
Muitos há que não têm mais esperança.
Dai-lhes novamente a luz do Sol. Muitos perderam o ânimo. Dizei-lhes palavras
de conforto. Orai por eles. Há os que carecem do pão da vida. Lede-lhes da
Palavra de Deus. Muitos padecem de uma enfermidade da alma que bálsamo nenhum
pode restaurar, médico algum curar. Orai por essas pessoas, encaminhai-as a
Jesus. Contai-lhes que há um bálsamo e um Médico em Gileade.
A luz é uma bênção, bênção universal que
difunde seus tesouros sobre o mundo ingrato, ímpio e desmoralizado. Assim é com
a luz do Sol da Justiça. Envolta, como está, nas trevas do pecado, aflição e
padecimento, toda a Terra precisa ser iluminada com o conhecimento do amor de
Deus. Nenhuma seita ou classe deve ser impedida de receber a luz que refulge do
trono celeste.
A mensagem de esperança e misericórdia tem que ser levada aos confins da
Terra. Quem quiser pode aproximar-se, tomar do poder de Deus e fazer paz com
Ele, e Ele fará paz. Não mais devem os pagãos estar envoltos em trevas da
meia-noite. A escuridão deve desaparecer diante dos brilhantes raios do Sol da
Justiça. O poder do inferno foi vencido.
Mas ninguém pode dar aquilo que não possui. Na obra de Deus, a
humanidade nada pode originar. Ninguém pode por seus próprios esforços
tornar-se para Deus um portador de Luz. Vertido pelos mensageiros celestes nos
tubos de ouro, para ser conduzido do áureo vaso às lâmpadas do santuário, o
dourado óleo produzia luz contínua, clara e brilhante. O amor de Deus,
continuamente transmitido ao homem, é que o habilita a comunicar luz. O áureo
óleo do amor corre livremente no coração de todos os que pela fé estão unidos a
Deus, para resplandecer novamente em boas obras, em serviço real e sincero para
Ele.
Na grande e incomensurável dádiva do Espírito Santo estão contidos todos
os recursos celestes. Não é por qualquer restrição da parte de Deus que as
riquezas de Sua graça não afluem para os homens, neste mundo. Se todos recebessem
de bom grado, todos seriam cheios de Seu Espírito.
Toda pessoa tem o privilégio de ser um conduto vivo, pelo qual Deus pode
comunicar ao mundo os tesouros de Sua graça, as insondáveis riquezas de Cristo.
Nada há que Cristo mais deseje do que agentes que representem ao mundo Seu
Espírito e caráter. Não há nada de que o mundo mais necessite que da
manifestação do amor do Salvador, mediante a humanidade. Todo o Céu está à
espera de condutos pelos quais possa ser vertido o óleo santo para ser uma alegria
e bênção para os corações humanos.
Cristo tomou todas as providências para que Sua igreja seja um corpo
transformado, iluminado pela Luz do mundo, possuindo a glória de Emanuel. É Seu
propósito que cada cristão esteja envolto numa atmosfera espiritual de luz e
paz. Deseja que revelemos em nossa vida a Sua própria alegria.
A habitação do Espírito em nós será manifestada pelo amor celestial que
de nós dimanará. A plenitude divina fluirá pelo consagrado agente humano, para
ser partilhada com outros.
O Sol da Justiça traz salvação debaixo das Suas asas. Malaquias 4: 2.
Assim todo verdadeiro discípulo deve difundir uma influência de vida, ânimo,
auxílio e verdadeira salvação.
A religião de Cristo significa mais que o
perdão dos pecados; significa remover nossos pecados e encher o vácuo com
as graças do Espírito Santo. Significa iluminação divina e regozijo em Deus.
Significa um coração despojado do próprio eu e abençoado pela presença de
Cristo.
Quando Cristo reina na alma há pureza e libertação do pecado. A glória,
a plenitude, a perfeição do plano do evangelho são cumpridas na vida. A
aceitação do Salvador traz paz perfeita, perfeito amor, segurança perfeita. A
beleza e fragrância do caráter de Cristo manifestadas na vida, testificam de
que em verdade Deus enviou Seu Filho ao mundo para salvá-los.
Cristo não manda Seus seguidores esforçarem-se para brilhar. Diz:
Resplandeça a vossa luz. Se tendes recebido a graça de Deus, a luz está em vós.
Removei os empecilhos, e a glória do Senhor será revelada. A luz resplandecerá
para penetrar e dissipar a escuridão. Não podeis deixar de brilhar dentro do
círculo de vossa influência.
A revelação da glória do Senhor na forma humana, trará o Céu tão perto
dos homens, que a beleza que adorna o templo interior será vista em todos
Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor
vai nascendo sobre ti. Isaias 60: 1. Esta mensagem é dada aos que saem ao encontro do esposo. Cristo vem
com poder e grande glória. Vem com Sua própria glória e com a glória do Pai.
Vem com todos os santos anjos.
Ao passo que o mundo todo estará mergulhado em trevas, haverá luz em
todos os lares dos santos. Eles hão de captar os primeiros raios de luz de Sua
segunda vinda. A imaculada luz resplandecerá em Seu esplendor, e Cristo, o
Redentor, será admirado por todos os que O serviram. Ao passo que os ímpios
fugirão de Sua presença, os seguidores de Cristo rejubilarão.
Vislumbrando o tempo do segundo advento de Cristo, disse o patriarca Jó:
Vê-Lo-ei
por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, O verão. Jó 19: 27. Dos
fiéis seguidores, Cristo tem sido companheiro diário, amigo familiar. Viveram
em contato íntimo, em comunhão constante com Deus. A glória de Deus
resplandeceu sobre eles. Refletiu-se neles a luz do conhecimento da glória de
Deus, na face de Jesus Cristo. Agora se regozijam nos raios não ofuscados do
resplendor e glória do Rei,
De fronte erguida, os brilhantes raios do Sol da Justiça sobre eles
resplandecendo, com júbilo porque sua redenção se aproxima, saem ao encontro do
Esposo, dizendo: Eis que Este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e Ele nos salvará.
Isaias 25: 9.
E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas
águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o
Senhor, Deus todo-poderoso, reina. Regozijemos-nos, e alegremos-nos, e
demos-Lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a Sua esposa se
aprontou. ... E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à
ceia das bodas do Cordeiro. Apocalipse 19: 6, 7 e 9. Porque é o Senhor dos
senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com Ele, chamados, eleitos e
fiéis. Apocalipse 17: 14 [[52]].
Coração Puro
Os judeus eram tão meticulosos quanto à limpeza cerimonial, que
suas regras eram extremamente pesadas. Tinham o espírito preocupado com regras
e restrições e o temor de contaminação exterior, e não percebiam a mancha que o
egoísmo e a malícia comunicavam à alma.
Jesus
não menciona essa pureza cerimonial como uma das condições de entrar em Seu
reino, mas indica a necessidade da pureza de coração. A sabedoria que vem do alto é,
primeiramente, pura. Tiago 3: 17. Na cidade de Deus não entrará coisa
alguma que contamine. Todos quantos houverem de ser seus moradores, hão de se
ter tornado aqui puros de coração. A pessoa que está aprendendo de Jesus
manifestará crescente desagrado pelas maneiras descuidosas, pela linguagem
indecente e pensamentos vulgares. Quando Cristo habita no coração, haverá
pureza e refinamento de idéias e maneiras.
Mas as palavras de Jesus: Bem-aventurados os limpos de coração Mateus
5: 8, têm um mais profundo sentido, não somente puros no sentido em que
o mundo entende a pureza, livres do que é sensual, puros de concupiscências,
mas fiéis nos íntimos desígnios e motivos da alma, isentos de orgulho e de
interesse egoísta, humildes, abnegados, semelhantes a uma criança.
Unicamente os semelhantes se podem apreciar. A menos que aceiteis em
vossa vida o princípio do amor pronto a se sacrificar, que é o princípio de Seu
caráter, não podeis conhecer a Deus. O coração enganado por Satanás olha a Deus
como um ser tirânico, implacável; os traços egoístas da humanidade, do próprio
Satanás, são atribuídos ao amante Criador. Pensavas que Eu era como tu, diz Ele.
Salmo
50: 21. Suas providências são interpretadas como a expressão de uma
natureza arbitrária e vingativa. Da mesma maneira quanto à Bíblia, o tesouro
das riquezas de Sua graça. A glória de suas verdades, elevadas como o céu,
amplas, a abranger a eternidade, não é discernida.
Para a grande massa da humanidade, o próprio Cristo é como raiz de uma terra seca, e Nele não
vêem nenhuma
beleza para que
Quando Cristo vier em Sua glória, os ímpios não poderão suportar o
contemplá-Lo. A luz de Sua presença, que é vida para os que O amam, é morte
para eles, os maus. A expectativa de Sua vinda é para eles uma expectação
horrível de juízo e ardor de fogo. Hebreus 10: 27. Quando Ele aparecer,
rogarão para ser escondidos da face Daquele que morreu para os redimir.
Mas para os corações que foram purificados pela presença do Espírito
Santo, tudo diverso. Estes podem conhecer a Deus. Moisés estava oculto na fenda
da rocha quando lhe foi revelada a glória do Senhor; e é quando nos encontramos
escondidos em Cristo que contemplamos o amor de Deus.
O que ama a pureza do coração e tem graça nos seus lábios terá por seu
amigo o Rei. Provérbios 22: 11. Pela fé, nós O contemplamos aqui no presente. Em nossa experiência
diária, distinguimos Sua bondade e compaixão nas manifestações de Sua
providência. Reconhecemo-Lo no caráter de Seu Filho. O Espírito Santo toma a
verdade concernente a Deus e Àquele a quem Ele enviou, e descerra-a ao
entendimento e ao coração. Os limpos de coração vêem a Deus em uma nova e mais
carinhosa relação, como seu Salvador; e ao passo que Lhe distinguem a pureza e
a beleza do caráter, anelam refletir a Sua imagem. Vêem-nO como um Pai ansioso
de abraçar um filho arrependido, e o coração enche-se-lhes de indizível alegria
e de abundante glória.
Os limpos de coração percebem o Criador nas obras de Sua poderosa
mão, nas belas coisas que enchem o Universo. Em Sua palavra escrita, lêem em
mais distintos traços a revelação de Sua misericórdia, Sua bondade e Sua graça.
As verdades ocultas aos sábios e entendidos, são reveladas às criancinhas. A
beleza e preciosidade da verdade, não percebidas pelos sábios do mundo, estão
sendo constantemente desdobradas aos que experimentam um confiante e infantil
desejo de conhecer e cumprir a vontade de Deus. Discernimos a verdade mediante
o tornar-nos, nós mesmos, participantes da natureza divina.
Os puros de coração
vivem como na visível presença de Deus durante o tempo que Ele lhes concede
neste mundo. E também O verão face a face no estado futuro, imortal, assim como
fazia Adão quando andava e falava com Deus no Éden. Agora, vemos por espelho em
enigma; mas, então, veremos face a face. I Corintios 13: 12 [[53]].
[1] Comentário ao Novo Testamento, Mateus, vol. 1,
William Barclay. Editora Clie, p. 127.
[2] Desejado de Todas as Nações, p. 285.
[3] CBASD, vol. 5, p. 318.
[4] Mateus, Introdução e Comentário, R. V. G.
Tasker, Mundo Cristão, p. 50.
[5] Novo Comentário Bíblico Contemporâneo, Mateus,
Robert H. Mounse, Editora Vida, p. 51.
[6] Comentário ao Novo Testamento, Mateus, vol. 1,
William Barclay. Editora Clie, pp.
[7] CBASD, vol. 5, pp. 318 e 319.
[8] Novo Comentário Bíblico Contemporâneo, Mateus,
Robert H. Mounse, Editora Vida, p. 52.
[9] Mateus, O Evangelho do Grande Rei, Myer
Pearlman, CPAD, pp. 35 e 36.
[10] Comentário ao Novo Testamento, Mateus, vol. 1,
William Barclay. Editora Clie, pp.
[11] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 45.
[12] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 46.
[13]Caminhando com Jesus No
Monte das Bem Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 47.
[14] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 48.
[15] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 49.
[16] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 50.
[17] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 51.
[18] Caminhando com Jesus No Monte das Bem
Aventuranças, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 52.
[19] BJ, p. 971.
[20] CBASD, vol. 3, p. 696.
[21] Libertação nos Salmos, Hans K. LaRondelle, pp.
132 e 133.
[22] CBASD, vol. 3, p. 696.
[23] Libertação nos Salmos, Hans K. LaRondelle, pp.
137 e 138.
[24] CBASD, vol. 3, p. 696.
[25] BJ, p. 971.
[26] CBASD, vol. 3, p. 696.
[27] Libertação nos Salmos, Hans K. LaRondelle, p.
136.
[28] CBASD, vol. 3, p. 696.
[29] Libertação nos Salmos, Hans K. LaRondelle, p.
138.
[30] Libertação nos Salmos, Hans K. LaRondelle, p.
139.
[31] CBASD, vol. 3, p. 696.
[32] CBASD, vol. 3, p. 696.
[33] CBASD, vol. 3, p. 696.
[34] CBASD, vol. 3, p. 696.
[35] CBASD, vol. 3, pp. 696 e 697.
[36] CBASD, vol. 3, p. 697.
[37] CBASD, vol. 3, p. 697
[38] CBASD, vol. 3, p. 697
[39] Libertação nos Salmos, Hans K. LaRondelle, pp.
[40] CBASD, vol. 3, p. 697.
[41] CBASD, vol. 3, p. 697.
[42] Libertação nos Salmos, Hans K. LaRondelle, pp.
133 e 134.
[43] CBASD, vol. 3, p. 697.
[44] Libertação nos Salmos, Hans K. LaRondelle, p.
134.
[45] CBASD, vol. 3, p. 697.
[46] Libertação nos Salmos, Hans K. LaRondelle, p.
134.
[47] CBASD, vol. 3, p. 697.
[48] CBASD, vol. 3, p. 697.
[49] Libertação nos Salmos, Hans K. LaRondelle, p.
135.
[50] Desejado de Todas as Nações, p. 833.
[51] Libertação nos Salmos, Hans K. LaRondelle, pp.
141 e 142.
[52] Parábolas de Jesus, Elle Gold White, CPB, p.
[53] O Maior Discurso de Cristo, pp.